Hyundai Motorsport no Rali do México
A Hyundai Motorsport partiu com o objetivo de manter a vantagem na classificação de construtores, à medida que o Campeonato Mundial de Rali (WRC) da FIA viaja para o outro lado do Atlântico para o Rali do México, a terceira prova de uma temporada com 13 eventos.
Enquanto primeiro evento de terra, o Rali do México proporcionará um grande contraste em relação aos dois primeiros eventos do campeonato de 2018. Com a posição geográfica do rali a uma altitude elevada e num clima geralmente quente, o evento é várias vezes nocivo para os carros, que apresentem a melhor potência do motor em condições de ar rarefeito.

Round 03, Rally Mexico
08-12 March 2017
Dani Sordo, Marc Marti, Hyundai i20 Coupe WRC
Photographer: Sarah Vessely
Worldwide copyright: Hyundai Motorsport GmbH
A atingir novos patamares
A Hyundai Motorsport apresenta, novamente, um alinhamento de três pilotos, com Andreas Mikkelsen no carro #4, o líder do campeonato Neuville no #5 e com o espanhol Dani Sordo a voltar para o seu segundo evento da temporada no carro #6.
As três duplas da equipa Hyundai Shell Mobis World Rally Team passaram algum tempo a levar o Hyundai i20 Coupé WRC ao limite , perto de Girona, em Espanha, para replicar algumas das condições esperadas no México, na próxima semana.
A Hyundai Motorsport tem conseguido bons resultados no Rali do México. Nos últimos quatro anos, a equipa obteve o seu primeiro pódio no WRC, de forma memorável, em 2014, e ainda o seu primeiro resultado entre os três primeiros lugares na temporada passada.
O diretor da equipa, Michel Nandan, comentou: “Estamos orgulhosos por ter apresentado um desempenho muito melhor na Suécia, com resultados que demonstram melhor aquilo, que sabemos, que somos capazes de fazer. Olhando para as posições gerais do campeonato de construtores, é fácil ver o quão renhida é a competição. No México, o panorama será diferente, por isso temos de abordar o evento com expetativas realistas. O Thierry será o primeiro em estrada, como resultado da posição no campeonato de pilotos, e sabemos o trabalho que vai ter a desbravar as etapas. Faz parte do jogo. No geral, esperamos defender a nossa liderança no campeonato, nesta fase inicial da temporada, conseguindo outro resultado forte enquanto equipa.”
Concentração renovada para os finlandeses do HMDP
A dupla composta por Jari Huttunen e Antti Linnaketo, no Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Hyundai Motorsport (HMDP), participa no seu segundo evento da temporada do WRC2, no México, após uma estreia sólida na Suécia. Os finlandeses ganharam duas etapas, nos circuitos complicados da Noruega e Suécia, ultrapassando duplas mais experientes, e conseguiram terminar na sexta posição. Se não tivessem perdido mais de quatro minutos num banco de neve, durante o sábado, conseguiriam, certamente, lutar por um lugar no pódio.
Nandan acrescentou: “Todos nós ficámos impressionados com a forma como Jari e Antti abordaram o Rali da Suécia, bem como com o seu desempenho. Pretendia-se que fosse uma experiência de aprendizagem para a dupla, na sua primeira temporada completa no WRC2. Conseguiram demonstrar uma boa velocidade e consistência, lutando constantemente por tempos nas três primeiras posições da etapa. No México, terão outro momento importante de aprendizagem em terra, e estamos ansiosos por ver o que conseguem fazer na sua primeira participação neste evento.»
Notas da dupla: Mikkelsen/Jæger (Hyundai i20 Coupe WRC #4)
• Abriram o pódio para a equipa com o terceiro lugar na Suécia;
• Melhor resultado de terceiro lugar no Rali do México em 2015.
Mikkelsen comentou: «O Rali do México é um evento em que já participei três vezes. É um rali lindo, com etapas semelhantes de uma temporada para a seguinte, pelo que já as conhecemos bem. É sempre um evento quente, e por isso temos de tratar dos travões com cuidado adicional. Também é um rali bastante complicado, o que significa que é muito fácil cometer um erro. Geralmente, ocorre uma grande limpeza das estradas, e com as etapas a decorrerem a altitudes elevadas, a potência do motor é reduzida, pelo que necessitamos de mudar ligeiramente o estilo de condução. Depois de conquistar o pódio na Suécia, o nosso primeiro com a Hyundai Motorsport, estou pronto para lutar por outro resultado cimeiro.”
Notas da dupla: Neuville/Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC # 5)
• Primeira vitória de 2018 na Suécia, a sua sétima no total com a Hyundai Motorsport;
• A liderança no campeonato de pilotos significa serem os primeiros a competir nas etapas poeirentas do México.
Neuville referiu: ”Partimos para o México após a nossa excelente vitória na Suécia, por isso, os nossos níveis de motivação e moral não poderiam estar mais elevados. O México é um evento agradável e que traz boas memórias. Conquistei o meu primeiro pódio lá, em 2013, e, depois, conquistei o primeiro pódio de sempre da Hyundai Motorsport, apenas um ano mais tarde. O rali tem uma atmosfera mais descontraída, e é geralmente mais calmo para os pilotos. Chegamos um pouco mais cedo do que o normal para nos habituarmos ao clima e nos adaptarmos ao fuso horário. É o primeiro evento do ano em que a temperatura e a altitude estão mais elevadas, tornando-o num desafio único e agradável.»
Notas da dupla: Sordo/Del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC #6)
• Segundo evento WRC da temporada de 2018;
• Conquistou já dois lugares nas cinco primeiras posições no México com a Hyundai Motorsport, um deles muito perto do pódio, em 2016.
Sordo afirmou: “Gostei de ver a equipa a alcançar a sua primeira vitória da temporada na Suécia, e estou feliz por regressar ao alinhamento para o Rali do México. Sempre gostei de conduzir nas etapas do México, presenciadas por muitos adeptos apaixonados por rali, os quais nos apoiam durante o evento. A limpeza das estradas no México pode criar uma grande diferença entre os que partem primeiro e os que se seguem. Espero que possamos beneficiar da nossa posição e competir pelos lugares da frente, para ajudar a nossa equipa a defender a liderança no campeonato de construtores.”
Notas da dupla do HMDP no WRC2: Huttunen/Linnaketo (Hyundai i20 R5 #32)
• Sexto lugar no WRC2, no Rali da Suécia, com vitória em duas etapas;
• Demonstração de um ritmo impressionante contra duplas mais experientes.
Huttunen comentou: “No geral, fiquei satisfeito com o nosso rali na Suécia e feliz com o desempenho do Hyundai i20 R5. Há áreas em que poderíamos ter feito melhor, mas também registámos muitos pontos positivos. O México será uma experiência totalmente nova, porque nunca competi nesse circuito, pelo que não será tão fácil. O nosso objetivo é ter um rali sem problemas e usar o evento como outra experiência de aprendizagem importante. Obviamente, também gostaríamos de obter uma boa classificação, mas sabemos que a concorrência no WRC2 é feroz. Tivemos alguns dias de testes na Europa para nos prepararmos a nós e ao carro para as condições que esperamos encontrar no México, pelo que penso estarmos tão preparados quanto possível.»

Round 03, Rally Mexico
08-12 March 2017
Thierry Neuville, Nicolas Gilsoul, Hyundai i20 Coupe WRC
Photographer: Sarah Vessely
Worldwide copyright: Hyundai Motorsport GmbH
México em miniatura
O rali de Guanajuato, no México, inclui 22 etapas especiais, numa distância total de 344,49 km. Começa com uma curta etapa urbana, através dos antigos túneis mineiros em Guanajuato, antes de passar para uma combinação eclética de etapas durante o resto do fim de semana.
O destaque de sexta-feira vai para a etapa de El Chocolate, um teste mais curto, em comparação com o do ano passado, de 31,44 km, mas que se estende até à altitude mais elevada da temporada, o que coloca as duplas e os carros sob pressão.
As duas passagens pelo Autódromo de León concluem o dia, uma magnífica combinação de asfalto e terra, com um grande salto e passagem por água, cenário esse que se repete na noite de sábado.
O programa de sábado apresenta o impressionante salto de El Brinco, com uma atmosfera bastante festiva proporcionada pelos adeptos fervorosos do México. As condições de calor aquecem ainda mais na manhã do último dia, com o teste de 24,32 km em Alfaro e duas voltas na etapa de Las Minas, com 11,07 km.