– A Hyundai Motorsport pretende voltar à luta no Rali da Suécia, o segundo evento do Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2018 (WRC), composto por 13 provas;
– Hayden Paddon prepara-se para o seu primeiro evento WRC da temporada ao volante do Hyundai i20 Coupé WRC #6 com o navegador Seb Marshall;
– O piloto do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Hyundai Motorsport (HMDP), Jari Huttunen, prepara-se para a sua estreia no WRC2.
A Hyundai Motorsport pretende voltar à luta pelo Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2018 (WRC) no próximo fim-de-semana no Rali da Suécia, o segundo evento da temporada.
Apesar de ter demonstrado o potencial no Rali de Monte-Carlo, a equipa deixou o principado com um dececionante quinto lugar, já que os três Hyundai i20 Coupé WRC enfrentaram alguns problemas durante o fim-de-semana.
Com seis vitórias em etapas e sete pontos na Power Stage na abertura da temporada, a equipa tem como objetivo obter melhores resultados à medida que o WRC se dirige para as etapas escandinavas, repletas de neve.
A Hyundai Motorsport apresenta-se na Suécia com três duplas com a Hyundai Shell Mobis World Rally Team. Andreas Mikkelsen e Thierry Neuville competem novamente nos carros #4 e #5, enquanto Hayden Paddon assume neste evento o carro #6 de Dani Sordo.
Pódio precedente Tanto Neuville como Paddon registaram já pódios na Suécia, terminando em segundo lugar em 2015 e em 2016, respetivamente. Mikkelsen conseguiu alcançar o pódio por duas ocasiões com a sua antiga equipa e tem como objetivo replicar essas performances no seu primeiro evento completo na neve com a Hyundai Motorsport.
Este rali, composto por 19 etapas, é motivo de festa para o norueguês já que o itinerário de sexta-feira é composto por seis etapas ao longo da fronteira com a Noruega, a sua terra natal.
As três duplas prepararam-se para o evento durante três dias, em testes realizados na localidade de Kall na Suécia, que decorreram de 30 de janeiro a 1 de fevereiro. A neve proporcionou as condições ideais sendo que no rali são esperadas temperaturas abaixo de zero. O Hyundai i20 Coupé WRC será equipado com pneus Michelin que vão permitir à equipa enfrentar as etapas compostas de gelo com maior confiança.
O diretor da equipa Michel Nandan comentou: “Queremos deixar para trás a prestação dececionante de Monte-Carlo e dar verdadeiramente início à nossa temporada de 2018 na Suécia. Enquanto Monte-Carlo proporcionou um rali com condições imprevisíveis, agora teremos que enfrentar um desafio completamente diferente com as etapas rápidas e geladas da Suécia e Noruega. Uma coisa ficou bem clara no primeiro rali desta nova temporada – não podemos assumir nada como garantido. Não vamos ser presenteados com bons resultados, para os obtermos teremos de lutar por eles. E é isso mesmo que pretendemos fazer no Rali da Suécia.
Para Andreas, este será um evento especial, com muitas etapas a ocorrerem na sua terra natal. Thierry e Hayden já conquistaram o pódio na Suécia com a Hyundai, como tal consideramos ter um forte alinhamento. Estamos preparados para aquilo que o Rali da Suécia nos reserva.”
“Arma” jovem pronta para enfrentar o WRC2
O Rali da Suécia irá marcar igualmente a estreia oficial do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Hyundai Motorsport (HMDP) no WRC2. O piloto finlandês Jari Huttunen e o seu navegador Antti Linnaketo assumem o volante de um Hyundai i20 R5 no primeiro evento desta temporada para a competitiva categoria WRC2.
O Rali da Suécia marca o início da primeira temporada completa do jovem enquanto piloto HMDP, seguindo-se do Rali do México que decorre em março. As condições de inverno oferecidas pelo Rali da Suécia proporcionam uma sensação familiar ao finlandês. Jari realizou testes na Suécia, nos dias 11 e 12 de fevereiro para se preparar para o seu primeiro evento WRC2 de 2018.
Nandan acrescentou: “É um momento emocionante para o nosso HMDP, enquanto Jari e Antti se preparam para o primeiro evento WRC2 da temporada. Temos trabalhado de perto com eles desde setembro.
A Suécia será um bom primeiro teste para eles, em condições nas quais se sentem confortáveis, mas ao
mesmo tempo, estando conscientes de que a competição no WRC2 é tremendamente difícil. Tudo o que pretendemos é que eles tenham um fim-de-semana livre de problemas, consigam trazer o carro para casa e adquiram uma experiência valiosa.”
Notas da dupla WRC: Mikkelsen/Jaeger (Hyundai i20 Coupé WRC #4)
• Mikkelsen alcançou o segundo lugar no Rali da Suécia de 2014 e o terceiro lugar em 2015;
• A dupla norueguesa venceu etapas nos quatro ralis realizados com a Hyundai Motorsport.
Mikkelsen afirmou: “O Rali da Suécia é um evento especial para mim uma vez que tenho a oportunidade de competir ao longo da fronteira do meu país de origem. Recebemos imenso apoio por parte dos fãs, família e amigos. É um evento bonito e o único onde conseguimos competir na neve e gelo com pneus adequados para o efeito, que nos conferem uma adesão incrível. Esperamos enfrentar imensa neve este ano e, como tal, teremos de explorar os nossos limites.”
Notas da dupla WRC: Neuville/Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC #5)
• Neuville liderou grande parte do evento de 2017, tendo alcançado uma vantagem de 43 segundos antes de se ver forçado a sair da prova;
• A dupla belga alcançou o segundo lugar em 2015, resultado esse que se mantém como sendo o melhor resultado da equipa na Suécia até à data.
Neuville referiu: “Alcançamos boas vantagens nas etapas da Suécia e Noruega ano passado, mas infelizmente as coisas não terminaram da melhor maneira e vimo-nos forçados a sair da prova no penúltimo dia.
Este ano, pretendo uma vez mais tentar alcançar a vitória, mas espero que a prova corra melhor. O Rali da Suécia é um evento verdadeiramente único, o único no qual conseguimos competir com pneus adequados todo o evento. Sendo um dos ralis mais rápidos da temporada, a sensação dentro do cockpit é fascinante não só para nós como para os fãs que assistem às etapas. Desejamos proporcionar um bom espetáculo e alcançar igualmente um bom resultado.”
Notas da dupla WRC: Paddon/Marshall (Hyundai i20 Coupé WRC #6)
• Primeiro evento para Paddon e Marshall após o terceiro lugar obtido no Rali da Austrália;
• O neozelandês obteve o segundo lugar na Suécia há dois anos.
Paddon referiu: “Mal posso esperar para dar início há minha temporada de 2018. Parece que já passou imenso tempo desde que competimos na Austrália. O Rali da Suécia marca um novo começo para nós. Tenho boas memórias do pódio obtido há dois anos, e tentarei repetir essa mesma performance.
Foi ótimo familiarizarme uma vez mais com o carro nos testes recentemente ocorridos. Conseguimos desfrutar de algumas condições excecionais de condução no inverno. Um bom resultado seria o começo perfeito para a minha temporada.”
Notas da dupla HMDP: Huttunen/Linnaketo (Hyundai i20 R5 #34)
• Primeiro evento de 2018 para a dupla HMDP no competitivo WRC2;
• Os finlandeses competem ao volante do Hyundai i20 R5.
Huttunen comentou: “Mal posso esperar por darmos início à nossa temporada na Suécia, num ambiente onde nos sentimos confortáveis. Temos vindo a trabalhar de perto com a equipa da Hyundai Motorsport em Alzenau, desde a nossa nomeação como dupla HMDP para 2018, e tivemos um teste de dois dias antes do rali. Na Suécia, teremos a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos até ao momento. 2018 será um ano de aprendizagem para nós, mas pretendemos ter um início sólido na neve, e ir melhorando em cada um dos eventos em que participarmos esta temporada. Temos plena consciência de que iremos enfrentar rivais muito rápidos no WRC2. Vamos dar o nosso melhor.”
Rali da Suécia em resumo
Durante quatro dias e composto por 19 etapas, o Rali da Suécia tem uma distância total de 314,25 km. Karlstad trotting track dá início à ação na quinta-feira com uma super especial espetacular.
Este rali tem lugar em dois países com as etapas de sexta-feira a decorreram na fronteira da Noruega.
O destaque de sábado vai para o famoso salto Colin’s Crest na etapa de Vargåsen. O recorde está atualmente estabelecido em 45 metros, e foi conquistado pelas duplas da Hyundai Motorsport em 2014 e 2015.
Um quarto das etapas de 2018 são novas com o retorno, no sábado, da etapa Torntorp que não ocorria desde 2014 – temporada de estreia da Hyundai Motorsport.
Os cenários de neve oferecem algumas das mais impressionantes imagens da temporada. As duplas devem manter-se focadas até à Power Stage de Torsby, no domingo