“Hyundai Motorsport assegura pódio no Rali da Córsega com terceiro lugar”.
A Hyundai Motorsport completou um fim de semana desafiador no Rali da Córsega, no quarto evento da temporada de 2018 do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) FIA, com um lugar no pódio, em que Thierry Neuville assegurou o terceiro lugar.
Os três Hyundai i20 Coupe WRC da equipa classificaram-se nos sete primeiros lugares, com Dani Sordo em quarto e Andreas Mikkelsen na sétima posição, após um evento exigente.
O itinerário de domingo incluiu a colossal etapa de 55.17km Vero – Sarrola – Carcopino, seguida da Power Stage de 16.25km à volta da prisão em Coti-Chiavari. Este foi outro dia difícil, no asfalto corsa, para as três duplas que lutaram por manter um ritmo e performance elevados no fim de semana.
Neuville e o navegador Nicolas Gilsoul estavam focados em garantir o terceiro lugar na manhã da final, no entanto debateram-se com dificuldades na etapa de abertura, na qual danificaram a roda esquerda traseira do carro. Uma questão não-diagnosticada relacionada com o motor não lhes permitiu ter a melhor performance possível na Power Stage. Ainda assim, os Belgas conseguiram assegurar o terceiro consecutivo
no pódio da Córsega.
Graças aos pontos conseguidos pelos Construtores, com duas duplas classificadas nos melhores lugares, a Hyundai Motorsport continua na liderança do campeonato com uma reduzida vantagem de 4 pontos sobre a M-Sport Ford World Rally Team.
Os Belgas garantem o segundo lugar no pódio. Neuville conquista o segundo lugar no Campeonato de Pilotos com uma vantagem de 17 pontos relativamente a Ogier.
Neuville comentou: “É bom terminar no pódio, mas senti um pouco de frustração durante o fim de semana. Embora tenhamos feito fortes tentativas, não conseguimos igualar os tempos das duplas líderes no campeonato. Temos que nos contentar com os resultados que alcançamos até agora, garantimos um lugar no pódio e também conquistamos pontos importantes no Campeonato de Construtores. Em geral, estou satisfeito com o resultado final, mas em termos de performance global, não estávamos no ritmo certo neste fim de semana.”
O quarto lugar dos Espanhóis leva Sordo ao oitavo lugar na tabela de classificação de Pilotos. No Campeonato de Construtores foram alcançados 12 pontos. Sordo afirmou: “O nosso resultado final não foi muito mau, tendo em consideração o dececionante fim de
semana que tivemos na Córsega. Simplesmente não fomos capazes de encontrar a velocidade e a performance certa para enfrentar essas estradas. Hoje foi a mesma história, puxámos por nós o mais que pudemos, mas os tempos não estavam lá. Ainda assim, o quarto lugar dá-nos pontos importantes no campeonato, o que é algo positivo. Agora temos que trabalhar juntos como uma equipa, para obtermos mais velocidade no asfalto e para chegarmos mais longe”.
Mikkelsen luta pelo sétimo lugar na classificação final e assegura o quarto lugar no Campeonato de Pilotos. Os noruegueses querem melhorar as suas performances e ganhar mais experiência com Hyundai i20 Coupe WRC no asfalto.
Mikkelsen comentou: “Este não foi, de todo, o resultado que queríamos atingir, foi um fim de semana muito difícil, no geral. Fizemos mais algumas mudanças a nível de configuração para as duas etapas desta manhã, mas infelizmente não conseguimos encontrar a vantagem de que precisávamos. Tem sido um rally
desafiador, mas sabemos o que temos que fazer para ganhar mais experiência com este carro no asfalto. Precisamos de mais quilómetros para entender como melhorar a nossa performance, assim como a do carro. Temos algum tempo antes do próximo evento na Alemanha, por isso temos que nos esforçar bastante para fazer as melhorias de que precisamos. Este é o trabalho de casa que levamos deste fim de semana.”
Michel Nandan referiu: “A começar pelos pontos positivos, conquistámos o nosso quarto lugar individual no pódio, resultado da temporada com Thierry em terceiro lugar. Com o Dani conseguimos acabar em quarto lugar, esses pontos foram importantes para nos mantermos na liderança. Os resultados estão incrivelmente próximos e penso que se vão manter assim até ao fim da temporada. Não nos podemos dar ao luxo de ter
fins de semana difíceis como este muitas vezes no futuro, por isso temos que nos reagrupar e trabalhar mais para melhorar nosso desempenho no asfalto. Não foi uma manhã livre de problemas, infelizmente, com o Thierry a experienciar problemas na Power Stage com apenas três cilindros. Temos que investigar essa questão para entender o que se passou. Temos muitas lições a aprender com este rali.”
PRÓXIMO RALI
O quinto evento do Campeonato do Mundo de Ralis de 2018 toma lugar na Argentina, é composto por 18 etapas e vai acontecer entre 26 e 29 de abril. Neste evento a Hyundai Motorsport ambiciona manter os resultados de 2016 e 2017 e sair novamente vitoriosa.