O Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2018 (WRC) tem início marcado para o próximo fim-de-semana com o Rali de Monte Carlo, o primeiro dos 13 eventos que perfazem o calendário do WRC de 2018.
A Hyundai Motorsport apresentou, de forma clara, a sua ambição de competir pelos títulos do campeonato dos Pilotos e de Construtores em 2018. Ainda assim, com os rivais M-Sport, Toyota e Citröen perspetiva-se uma vez mais uma luta renhida com vista à glória entre um destes fabricantes.
O carro que a Hyundai Motosport vai utilizar em 2018 é o Hyundai i20 Coupé WRC que foi alvo de atualizações e que teve a sua apresentação pública juntamente com as outras máquinas do WRC no evento de lançamento oficial da temporada que decorreu semana passada em Birmingham, no Reino Unido.
Com a equipa Hyundai Shell Mobis World Rally Team, a Hyundai Motorsport vai fazer-se representar por três duplas no Rali de Monte Carlo. Andreas Mikkelsen e Anders Jaeger vão enfrentar as 17 etapas deste rali no carro #4, Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul irão lutar pela vitória no carro #5, enquanto Dani Sordo e Carlos del Barrio competem com o carro #6.
Neuville liderou de forma memorável o Rali de Monte Carlo do ano passado, tendo realizado uma performance deslumbrante até ao seu afastamento prematuro na penúltima tarde. O belga dominou a Power Stage para obter o máximo de cinco pontos, como consolação.
Um desenvolvimento testado
As especificações do Hyundai i20 Coupé WRC para 2018 foram desenvolvidas durante o inverno de 2017 em três dias de testes que tiveram lugar no norte de Nice em França em meados de dezembro, seguidos de mais três dias que decorreram perto da passagem de ano.
A equipa viajou depois para Espanha, para realizar mais um dia de testes numa variedade de condições. As três duplas que vão competir no Rali de Monte Carlo tiveram a oportunidade de se familiarizar com o carro em asfalto seco e molhado, assim como na neve e gelo. Esta acabou por ser uma oportunidade única de replicar os vários cenários que poderão encontrar nas etapas do Rali de Monte Carlo.
O diretor da equipa Michel Nandan comentou: “Estamos bem preparados para esta nova temporada com novas ambições relativamente ao campeonato. A performance no nosso Hyundai i20 Coupé WRC nos últimos eventos da temporada passada, especialmente a vitória alcançada na Austrália, deram-nos boas perspetivas com vista ao desenvolvimento decorrido no inverno. Levamos o carro e as duplas a França e a Espanha, onde realizamos testes durante sete dias, numa tentativa de replicar as condições que poderão encontrar em Monte Carlo. A beleza deste evento de abertura é a sua imprevisibilidade, como tal temos de estar preparados para tudo. A Autosport International reuniu todas as equipas num evento único que enfatizou o espírito da comunidade WRC. Sabemos que os nossos rivais serão formidáveis e implacáveis, como tal deveremos estar sempre no topo das nossas capacidades. Que venha o primeiro evento – esperemos que seja mais um clássico Rali de Monte Carlo!”
Notas da dupla: Mikkelsen/Jaeger (Hyundai i20 Coupé WRC #4)
A dupla norueguesa vai dar inicio à sua primeira temporada completa no WRC com a Hyundai Motosport no Rali de Monte Carlo. A dupla pretende crescer ainda mais com base nas últimas três rondas de 2017, na qual lideraram em Espanha e Austrália e onde alcançaram um quarto lugar no Rali do País de Gales.
Mikkelsen referiu: “É uma sensação incrível dar início a uma temporada WRC completa com a Hyundai Motorsport. O ano passado foi um pouco frustrante, como tal espero que este seja um ano consistente com imensos ralis e tendo em vista lutar pelo campeonato. O Rali de Monte – Carlo, é naturalmente um desafio difícil onde se poderão enfrentar diversos tipos de condições, incluindo condução durante a noite onde o gelo pode atrapalhar. Estou ansioso por dar início a esta temporada de 2018, ao lado do Anders.”
Comentários da dupla: Neuville/Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC #5)
Os belgas Neuville e Gilsoul lideraram no ano passado o Rali de Monte Carlo com 51 segundos de avanço face ao segundo classificado, no entanto um acidente ocorrido na SS13 colocou-os fora da competição. Com a experiencia adquirida durante as ultimas temporadas, a dupla espera realizar uma melhor temporada face às anteriores – a começar pela obtenção de um bom resultado no próximo fim-de-semana.
Neuville referiu: “A emoção para esta temporada WRC está no auge. O evento de lançamento decorrido em Birmingham colocou-nos a todos num estado de espírito positivo e prontos para atacar este ano. O Rali de Monte Carlo é muito especial, na qual o mais pequeno erro pode representar o final do rali. Vimos isso mesmo no ano passado, na qual lideramos de forma confortável o rali até ao penúltimo dia, onde um pequeno erro colocou-nos de fora de uma maneira frustrante. O Rali de Monte Carlo representa uma forma difícil de iniciar o ano. Pretendemos ter em consideração todas as lições aprendidas nas nossas participações nas recentes edições com vista a não repetir os mesmos erros e a obter ainda melhores resultados.”
Comentários da dupla: Sordo/Del Barrio (Hyundai i20 Coupé WRC #6)
O Rali de Monte Carlo vai representar o primeiro de sete eventos, onde a dupla espanhola vai competir em 2018. Sordo foi o piloto da Hyundai Motorsport melhor posicionado no rali de Monte Carlo, terminando em quarto lugar. Alcançar o pódio é, nesse sentido, o objetivo da dupla.
Sordo referiu: “Tenho o prazer de iniciar a minha quinta temporada com a Hyundai Motorsport num dos mais exigentes eventos do calendário – o Rali de Monte Carlo. Desenvolvemos uma forte relação de trabalho e embora nesta temporada participe em apenas sete eventos, vou procurar obter os melhores resultados nos eventos nos quais participo. Tenho um copiloto novo para esta temporada, o Carlos, como tal ainda existem alguns aspetos a serem aprimorados, mas estamos confiantes de que podemos obter um bom resultado neste rali de estreia de temporada. Temos de estar prontos para o inesperado em Monte Carlo, e será definitivamente uma luta dura contra os nossos rivais.”
Rali de Monte Carlo em resumo
Da praça do Casino até ao Col de Turini, o Rali de Monte Carlo está repleto de etapas espetaculares, mas ao mesmo tempo implacáveis, que colocam os carros e pilotos num teste intenso.
Com uma distância total de 388.59 km, este é um dos maiores eventos do calendário e decorre durante quatro dias, com 17 etapas repletas de ação.
Os testes noturnos, na quinta-feira, ocorrem perto da meia-noite e requerem a colocação de luzes adicionais nos carros – conferindo-lhes um aspeto mais agressivo.
A sexta-feira cobre a maior distância – perto de 145 km de etapas especiais com alguns desafios novos para 2018.
A estratégia dos pneus desempenha muitas das vezes um papel decisivo nas condições que são conhecidas e variam drasticamente de etapa para etapa – e mesmo dentro da mesma etapa.
Como sempre, no Service Park em Gap decorrem inúmeras atividades no final de cada dia, onde as equipas vão trabalhar de forma incansável para manter os seus carros ao melhor nível.