WRC 2016/VODAFONE RALLY DE PORTUGAL
JOSÉ PEDRO FONTES DESISTIU QUANDO ERA O 3º MELHOR PILOTO PORTUGUÊS
O Vodafone Rally de Portugal, quinta prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) já terminou para José Pedro Fontes/Inês Ponte. Na PEC 6 (Ponte de Lima 2), o Citroën DS 3 R5 da Citroën Vodafone Team, conheceu inesperados problemas na embraiagem, que provocaram o abandono da dupla nacional.
Na ocasião, José Pedro Fontes era o terceiro melhor piloto português em prova, revelando um bom andamento, que lhe dava esperanças de uma boa classificação à chegada a Matosinhos, no próximo domingo.
O Vodafone Rally de Portugal, prova que comemora este ano a sua 50ª edição, foi madrasta para as aspirações da dupla José Pedro Frontes/Inês Ponte. Ao volante do Citroën DS 3 R5 nº 81, que tem a Vodafone como patrocinador principal, bem como as cores da Milaneza, ExpressGlass e Total, que também acompanham a equipa no projeto do “Nacional” de Ralis, foram obrigados a abandonar a prova quase no final do primeiro dia completo da prova, depois de problemas na embraiagem na classificativa de Ponte de Lima 2, que se revelaram insolúveis:
«Já tínhamos notado na ligação que algo de errado se passava com a embraiagem do carro e a verdade é que a nossa prova acabou logo ali. Foi um dia duro, com uma série de percalços mas estávamos animados e com muita vontade de fazer parte desta festa, principalmente hoje, com as especiais na cidade do Porto. Porém, os ralis também são isto. Fomos obrigados a abandonar, sem alinhar do Super Rali, já que a posição que iríamos ter na estrada nos forçava a correr riscos que eventualmente colocariam em causa o embarque do carro para Ponta Delgada. Estou, naturalmente, desolado com este desfecho. Vamos aproveitar o facto de toda a minha estrutura estar aqui para começar a rever o carro e preparar a dura jornada que temos para disputar nos Açores,” afirmou o piloto.
No momento da sua desistência, José Pedro Fontes ocupava a 36ª posição da classificação geral, a que correspondia o 3º lugar entre os R5 “nacionais”, equivalente também ao 3º posto entre os pilotos portugueses. O Citroën Vodafone Team regressa ao activo já nos próximo dias 2, 3 e 4 de Junho para disputar o Azores Airlines Rally, terceira prova do Nacional de Ralis 2016