Início MotorSports RALLY WRC: Citroen na Volta à Corsega

    RALLY WRC: Citroen na Volta à Corsega

    Um tour de force para o Abu Dhabi Total World Rally Team

    De Ajaccio a Porto Vecchio, passando por Bastia, a edição de 2016 da Volta à Córsega (30 de Setembro a 2 de Outubro) anuncia-se como um braço de ferro para as equipas do WRC. Naquela que será a sua primeira participação este ano num rali 100% em asfalto, a Abu Dhabi Total World Rally Team vai alinhar com as duplas Kris Meeke/Paul Nagle e Crag Breen/Scott Martin. Respetivamente 1ºs e 3ºs classificados na Finlândia, vão querer agora demonstrar o seu potencial nas estradas insulares.

    FDesde o seu regresso ao Campeonato do Mundo de Ralis na temporada passada, o Tour de Corse adotou um formato pouco habitual, com um percurso que honra o nome da prova. Na sexta-feira (dia 30), os concorrentes partirão de Ajaccio para uma 1ª Etapa disputada sem assistência na parte oeste da ilha. Voltarão para Bastia já de noite, antes da atacar as seis Especiais traçadas na Haute-Corse, agendadas para o dia seguinte. Domingo, o terceiro e último dia, levará os concorrentes até Porto Vecchio, onde será decidido o resultado final depois de mais 10 Especiais.

    Os organizadores privilegiaram os longos setores cronometrados; sendo que, à exceção da Power Stage, a sua extensão integra-se entre os 30 e os 50 km, para um total de perto de 400 km de classificativas cronometradas! A estas dificuldades, há que acrescentar a meteorologia, muitas vezes instável neste início do Outono. Se as nuvens vierem ao encontro das montanhas da ilha, as condições poderão degradar-se brutalmente, mas não necessariamente na totalidade das Especiais. A escolha dos pneus pode então tornar-se um quebra-cabeças, com as trocas entre Michelin duros e macios, bem como o pneu joker maxi-chuva, para as tempestades mais violentas!

    Um quadro que, em vez de desencorajar o mais aguerrido dos condutores, fascina os pilotos, a começar pelos da Abu Dhabi Total WRT. Quarto classificado na Volta à Corsega de 2015, Kris Meeke também participou nas edições de 2005 e 2006, então ao volante de um Citroën C2 Super 1600. Mesmo tratando-se do seu primeiro rali em asfalto do ano, o britânico será, necessariamente, um dos favoritos, após as suas vitórias em Portugal e na Finlândia, as duas últimas provas em que participou.

    Graças às suas participações nas quatro últimas edições (no IRC em 2012, ERC em 2013 e 2015 e WRC2 em 2015), Craig Breen conta já uma bela experiência nas estradas locais. Este ano, ultrapassará uma etapa suplementar, ao participar no seu primeiro rali em asfalto ao volante de um WRC. A sua capacidade de progressão rápida – que lhe permitiu subir ao pódio no Rali da Finlândia – será uma vantagem para apostar num resultado convincente.

    Após terem participado numa sessão de desenvolvimento do novo Citroën C3 WRC na semana passada, as formações do Abu Dhabi Total WRT regressaram ao asfalto no domingo (dia 25) para um dia de testes que lhes permitiu reencontrar as suas referências, antes de se iniciarem os reconhecimentos.

    PARA SEGUIR A PROVA

    (horas locais, mais 1 hora do que em Portugal)

    Quinta-feira, 29 de Setembro: Shakedown em Sorbo Ocagnano, às 8h00

    Sexta-feira, 30 de Setembro: Partida para o Dia 1 / Ajaccio – Bastia pelas 7h30 em Ajaccio

    Chegada a Bastia a partir das 21h07, após 4 Especiais totalizando 157,68 km

    Sábado, 1 de Outubro: Partida para o Dia 2 / Bastia – Bastia pelas 7h45

    Chegada a partir das 20h01 após 4 Especiais totalizando 169,04 km

    Domingo, 2 de Outubro: Partida para o Dia 3 / Bastia – Porto Vecchio, pelas 6h45

    Chegada final a partir das 1430, após 2 Especiais totalizando 64,20 km.

    VIDEO: WRC 2017: veja aqui o novo Citroen