Início MotorSports RALLY WRC: Abu Dhabi Total WRT inscreve dois DS3 em Monte Carlo

    RALLY WRC: Abu Dhabi Total WRT inscreve dois DS3 em Monte Carlo

    Um Rali de Monte-Carlo de antologia para início de temporada

    Presente no arranque do Campeonato do Mundo de Ralis de 2016, a Abu Dhabi Total WRT inscreve dois DS 3 WRC no Rali de Monte Carlo (21 a 24 de janeiro). Kris Meeke/Paul Nagle e Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau irão enfrentar o desafio de um percurso seletivo, combinado com condições anunciadas como tipicamente invernais.

    DS_3_Deco_LefebvreComo é tradição, é com o mais célebre rali do Mundo que arranca a temporada, a derradeira para a atual geração de World Rally Cars surgidos em 2011. Assumindo a continuidade da Citroën Racing – que prepara ativamente o seu regresso oficial para 2017 – a Abu Dhabi Total World Rally Team estará presente numa seleção de provas europeias do WRC, a começar pelo Rali de Monte-Carlo.

    Preparados pela PH Sport e com especificações técnicas idênticas às da pretérita temporada, os dois DS 3 WRC serão confiados a duas equipas com diferentes níveis de experiência e ambições. Aos 36 anos, o britânico Kris Meeke vai já no seu oitavo Monte-Carlo. No pódio na edição de 2014, na companhia do seu navegador Paul Nagle, já provou a sua capacidade em evitar as armadilhas do percurso traçado no Sul de França. Conhecendo perfeitamente a viatura e o leque de pneus proposto pela Michelin, evoluirá numa posição de franco-atirador, sem esquecer alguma audácia!

    Comparativamente, a experiência do jovem Stéphane Lefebvre (23 anos) é bem mais limitada. Conta, ainda assim, com duas vitórias na categoria em outras tantas participações! No ano passado, alcançou uma verdadeira façanha ao conquistar o WRC2 no final de uma prova sem erros ao volante do DS 3 R5. Agora secundado por Gabin Moreau, Lefebvre irá agora disputar o seu sexto rali no escalão mais alto, mas está determinado em aproveitar esta oportunidade de se colocar em evidência!

    Os preparativos da Abu Dhabi Total WRT tiveram lugar no passado fim-de-semana, com dois dias de testes organizados na região de Gap. Os reconhecimentos realizar-se-ão a partir de hoje, segunda-feira, e as equipas irão descobrir as suas viaturas de competição no Shakedown agendado para a tarde de quarta-feira. A partida para o 84º Rali de Monte Carlo será dada às 18h15 de quinta-feira, da praça do Casino de Monte-Carlo. As etapas de sexta-feira e sábado irão articular-se em redor de Gap, antecedendo um último dia que passa pelo Col de Turini.

    O QUE ELES DISSERAM

    Kris Meeke (nº 7): «Mais que uma nova temporada, este é um novo capítulo da minha carreira, que se inicia em 2016. Estou realmente feliz por estar à partida do Rali de Monte-Carlo, com a Abu Dhabi Total WRT. Evidentemente que não estamos nas mesmas condições dos outros concorrentes do WRC mas não sinto grande pressão, principalmente porque não apostamos em nenhum resultado em particular para o final da temporada. No Monte-Carlo, como nos restantes ralis, vou procurar fazer o melhor trabalho possível e acumular experiência. Apesar de existirem algumas novas classificativas, o percurso parece-me ser na continuidade do de 2015. A grande incógnita diz respeito às condições meteorológicas, pois se o frio continuar iremos encontrar muita neve e muito gelo nos troços. Na realidade, esta é uma prova que adoro, porque representa toda a excitação de um início de temporada. Mas, quando nos encontramos no Parque de Assistência para fazer a escolha de pneus que mais não será do que um compromisso, todo esse amor pode por vezes transformar-se em ódio! Se fizermos uma prova sem erros, tomando boas opções, penso que não devermos ficar longe do pódio.»

    Stéphane Lefebvre (nº 8): «O Rali de Monte-Carlo é uma prova que sempre me correu bem, pois venci a Classe em 2011, antes de me impor no WRC2 no ano passado. Este ano, sinto que posso obter um belo resultado, provando que podem contar comigo. Gosto muito do terreno, mas sinto-me humilde face a um tal monumento. O Monte-Carlo não é um sprint como as outras provas do Campeonato do Mundo. Ainda no ano passado vimos a que velocidade as diferenças entre pilotos podem aumentar e desfazer-se! É preciso nunca embandeirar em arco e construir a nossa estratégia ao longo das classificativas. Para tal, sinto que me posso apoiar na experiência dos membros da equipam mas irei, igualmente, beneficiar dos conselhos do meu batedor, Alexandre Bengué. Não tenho um objetivo preciso quanto ao resultado final, pois sabemos até que ponto as equipas oficiais progrediram durante o defeso. Ficarei satisfeito se conseguir continuar a minha progressão, na linha daquilo que fiz no final do ano passado no asfalto, procurando seguir na esteira do Kris. Tenho a sorte de ter um colega de equipa muito competitivo neste terreno e será ele o meu ponto de referência.»

    O PROGRAMA*

    Quarta-feira, 20 de janeiro: Shakedown em Gap (estrada de La Garde), das 16h00 às 18h00

    Quinta-feira, 21 de janeiro: Partida para o Dia 1 «Mónaco/Gap» às 18h15, do Mónaco (Praça do Casino). Chegada a Gap a partir das 23h53, após 2 Especiais, num total de 41,34 km

    Sexta-feira, 22 de janeiro: Partida para o Dia 2 «Gap/Gap» às 08h45. Chegada a partir das 17h45 após 6 Especiais, totalizando 115,52 km

    Sábado, 23 de janeiro: Partida para o Dia 3 «Gap/Mónaco» às 06h40. Chegada ao Mónaco a partir das 19h40, após 5 Especiais, totalizando 172,75 km

    Domingo, 24 de janeiro: Partida para o Dia 4 «Móanco/Mónaco» às 07h12. Chegada final a partir das 13h39, após 3 Especiais, totalizando 45,28 km

    *nota: horas locais, menos 1h00 em Portugal