Início MotorSports RALLY TER: Fontes e Babo garantem mais um pódio

    RALLY TER: Fontes e Babo garantem mais um pódio

    JOSÉ PEDRO FONTES/PAULO BABO E O CITROËN C3 R5 VENCEM NACIONAL E GARANTEM MAIS UM PÓDIO

    Com a disputa das derradeiras oito especiais que compunham a segunda etapa, chegou ao final a edição 59 do Rali Vinho Madeira, uma das exigentes e, também por isso, mais afamadas provas do Campeonato de Portugal de Ralis. Com 18 especiais devididas por três dias de competição, a jornada organizada pelo Club Sports Madeira contou com a presença do Citroën Vodafone Team representado pela dupla José Pedro Fontes/Paulo Babo e que assegurarm mas uma excelente performance a bordo do novo Citroën C3 R5.

    Ciente da exigência deste segundo rali insular da temporada, a equipa preparou com afinco esta viagem à Ilha da Madeira, no sentido de garantir um bom resultado nesta campanha de 2019. Pois a verdade é que o trabalho realizado deu frutos e a equipa não garantiu apenas a vitória “nacional”, mas foi ainda a mais lesta em 14 das 18 especiais do rali, assegurando ainda o segundo pódio consecutivo do ano, depois do segundo posto garantido em Castelo Branco.

    José Pedro Fontes afirmava à chegada ao Funchal que “conseguimos alcançar um objectivo importante que foi vencer o rali em termos nacionais e, paralelamente, 15 especiais. Foi uma prova dura, que disputamos de forma empenhada e sempre na tentativa de alcançar melhores resultados em cada especial. Nesta última etapa promovemos algumas mudançasimportantes em termos de suspensão, sendo que este é um trabalho que vai ter seguimento, já que estamos permanente focados no desenvolvimento do carro que, como é sabido, é novo e tem ainda muito para afinar. Neste plano há algo que não posso deixar de sublinhar e que passa pelo facto de o carro revelar uma capacidade enormíssima, sendo inquestionável a enorme margem de progressão que revela. Estamos muito satisfeito com o trabalho realizado, com o resultado da prova e agora há pouco tempo de descanso, porque dentro de pouco mais de um mês estaremos de novo em competição.”

    O Campeonato de Portugal de Ralis entra agora de férias para regressar nos dias 21 e 22 de Setembro com o Rali Amarante/Baião, organizado pelo Clube Automóvel de Amarante, tratando-se de uma estreia desta prova no Campeonato de Portugal de Ralis, pela primeira vez também em pisos de asfalto.

    Classificação Final

    1º Alexandre Camacho/Pedro Calado           2h10m21,5s

    2º Miguel Nunes/João Paulo              a 39,1s

    3º José Pedro Fontes/Paulo Babo                  a 2m10,1s

    4º Rui Pinto/Ricardo Faria                a 3m23,6s

    5º Ricardo Teodósio/José Teixeira                 a 3m30,2s

    CITROËN C3 R5 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

    CHASSIS

    Estrutura:                           Chassis reforçado com roll cage soldada em múltiplos pontos

    Carroçaria:                         Aço e fibra compósita

    MOTOR

    Tipo:                                  Citroën Racing – 1,6 litros com turbo, injeção direta, com restritor FIA de 32 mm

    Diâmetro x Curso:             77 x 85,8 mm

    Cilindrada:                         1.598 cc

    Potência / binário máximos:   282 cv às 5.000 rpm / 420 Nm às 4.000 rpm

    Potência Específica:          178 cv/l

    Distribuição:                      Dupla árvore de cames à cabeça comandada por corrente, 4 válvulas por cilindro

    Injeção de combustível:     Injeção direta controlada por uma unidade SRG Magneti Marelli

    EMBRAIAGEM

    Tipo:                                  Duplo disco de cerâmica/metálica

    TRANSMISSÃO

    Tipo:                                  4 rodas motrizes

    Caixa de velocidades:       Sadev, sequencial de 5 velocidades, controlo manual

    Diferencial:                        Mecânico à frente e atrás, bloqueio automático

    TRAVÕES

    Frente/Atrás:                      Discos ventilados de 355 mm (alcatrão) e 300 mm (terra), pistões de 4 pinças Alcon

    Travão de mão:                  Controlo hidráulico

    SUSPENSÃO

    Tipo:                                  McPherson

    Amortecedores:                 REIGER, ajustáveis de 3 vias (compressão/expansão a alta e baixa velocidade)

    DIREÇÃO

    Tipo:                                  Hidráulica de assistência elétrica

    JANTES

    Alcatrão:                            Jantes 8×18″, com pneus Michelin

    DIMENSÕES, PESOS E CAPACIDADES

    Comprimento/Largura:      3.996 mm/1.820 mm

    Distância entre eixos:        2.567 mm

    Vias:                                  1.618 mm (à frente e atrás)

    Depósito de combustível: 81 litros

    Peso (regulamentar):          1.230 kg sem piloto e navegador /1.390 kg com piloto e navegador