JOSÉ PEDRO FONTES/PAULO BABO E O CITROËN C3 R5 VENCEM NACIONAL E GARANTEM MAIS UM PÓDIO
Com a disputa das derradeiras oito especiais que compunham a segunda etapa, chegou ao final a edição 59 do Rali Vinho Madeira, uma das exigentes e, também por isso, mais afamadas provas do Campeonato de Portugal de Ralis. Com 18 especiais devididas por três dias de competição, a jornada organizada pelo Club Sports Madeira contou com a presença do Citroën Vodafone Team representado pela dupla José Pedro Fontes/Paulo Babo e que assegurarm mas uma excelente performance a bordo do novo Citroën C3 R5.
Ciente da exigência deste segundo rali insular da temporada, a equipa preparou com afinco esta viagem à Ilha da Madeira, no sentido de garantir um bom resultado nesta campanha de 2019. Pois a verdade é que o trabalho realizado deu frutos e a equipa não garantiu apenas a vitória “nacional”, mas foi ainda a mais lesta em 14 das 18 especiais do rali, assegurando ainda o segundo pódio consecutivo do ano, depois do segundo posto garantido em Castelo Branco.
José Pedro Fontes afirmava à chegada ao Funchal que “conseguimos alcançar um objectivo importante que foi vencer o rali em termos nacionais e, paralelamente, 15 especiais. Foi uma prova dura, que disputamos de forma empenhada e sempre na tentativa de alcançar melhores resultados em cada especial. Nesta última etapa promovemos algumas mudançasimportantes em termos de suspensão, sendo que este é um trabalho que vai ter seguimento, já que estamos permanente focados no desenvolvimento do carro que, como é sabido, é novo e tem ainda muito para afinar. Neste plano há algo que não posso deixar de sublinhar e que passa pelo facto de o carro revelar uma capacidade enormíssima, sendo inquestionável a enorme margem de progressão que revela. Estamos muito satisfeito com o trabalho realizado, com o resultado da prova e agora há pouco tempo de descanso, porque dentro de pouco mais de um mês estaremos de novo em competição.”
O Campeonato de Portugal de Ralis entra agora de férias para regressar nos dias 21 e 22 de Setembro com o Rali Amarante/Baião, organizado pelo Clube Automóvel de Amarante, tratando-se de uma estreia desta prova no Campeonato de Portugal de Ralis, pela primeira vez também em pisos de asfalto.
1º Alexandre Camacho/Pedro Calado 2h10m21,5s
2º Miguel Nunes/João Paulo a 39,1s
3º José Pedro Fontes/Paulo Babo a 2m10,1s
4º Rui Pinto/Ricardo Faria a 3m23,6s
5º Ricardo Teodósio/José Teixeira a 3m30,2s
CITROËN C3 R5 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CHASSIS
Estrutura: Chassis reforçado com roll cage soldada em múltiplos pontos
Carroçaria: Aço e fibra compósita
MOTOR
Tipo: Citroën Racing – 1,6 litros com turbo, injeção direta, com restritor FIA de 32 mm
Diâmetro x Curso: 77 x 85,8 mm
Cilindrada: 1.598 cc
Potência / binário máximos: 282 cv às 5.000 rpm / 420 Nm às 4.000 rpm
Potência Específica: 178 cv/l
Distribuição: Dupla árvore de cames à cabeça comandada por corrente, 4 válvulas por cilindro
Injeção de combustível: Injeção direta controlada por uma unidade SRG Magneti Marelli
EMBRAIAGEM
Tipo: Duplo disco de cerâmica/metálica
TRANSMISSÃO
Tipo: 4 rodas motrizes
Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades, controlo manual
Diferencial: Mecânico à frente e atrás, bloqueio automático
TRAVÕES
Frente/Atrás: Discos ventilados de 355 mm (alcatrão) e 300 mm (terra), pistões de 4 pinças Alcon
Travão de mão: Controlo hidráulico
SUSPENSÃO
Tipo: McPherson
Amortecedores: REIGER, ajustáveis de 3 vias (compressão/expansão a alta e baixa velocidade)
DIREÇÃO
Tipo: Hidráulica de assistência elétrica
JANTES
Alcatrão: Jantes 8×18″, com pneus Michelin
DIMENSÕES, PESOS E CAPACIDADES
Comprimento/Largura: 3.996 mm/1.820 mm
Distância entre eixos: 2.567 mm
Vias: 1.618 mm (à frente e atrás)
Depósito de combustível: 81 litros
Peso (regulamentar): 1.230 kg sem piloto e navegador /1.390 kg com piloto e navegador