CITROËN VODAFONE TEAM NO RALI VINHO DA MADEIRA 2019
Ultimam-se os preparativos para que o Citroën Vodafone Team possa sair em grande desta edição comemorativa – a 60ª – do Rali Vinho da Madeira, a segunda das provas insulares do Campeonato de Portugal de Ralis 2019 e 6ª da presente temporada. Tendo como objetivo repetir um feito que já alcançaram em conjunto num passado não muito longínquo, José Pedro Fontes e Inês Ponte querem, com ele, colocar um ponto final na série de vicissitudes que, entretanto, os colocaram mais longe dos objetivos que haviam sido delineados para o corrente ano.
“Estamos prontos para lutar pela vitória neste 60º Rali Vinho Madeira”, sublinha, com convicção, o piloto do Porto, numa certeza que decorre “de uma série de bons resultados que alcançámos nos testes que temos vindo a realizar e que demonstram que o nosso C3 R5 será uma das principais ‘máquinas’ a ter em conta na luta pelos melhores tempos nos troços deste rali e, consequentemente, no assalto ao 1º lugar. O C3 R5 é, claramente, um excelente automóvel de ralis, nomeadamente em asfalto, piso em que as suas prestações têm vindo a melhorar bastante. Entretanto, para além das sessões de testes, também participámos no Rali Faial, prova do regional madeirense, de modo a experimentar e verificar os diferentes ‘set-ups’ que temos disponíveis para o carro, não procurando qualquer posição à geral mas sim a certeza de que poderíamos contar com um carro à nossa medida, para esta prova do CPR. Vamos agora comprovar essas opções na estrada, já a partir do próximo dia 1 de agosto.”
Recorde-se que José Pedro Fontes alcançou, num passado recente, um conjunto de excelentes resultados no Rali Vinho da Madeira, sendo o mais recente o 1º lugar no ano passado entre os concorrentes do CPR (foi 3º em termos absolutos), prova cumprida já ao volante do C3 R5, com as cores da Citroën e da Vodafone, e com Paulo Babo como co-piloto. Mas também já saboreou o champanhe da vitória com Inês Ponte, a sua atual navegadora, destacando-se no 1º lugar absoluto em 2016, com o então Citroën DS 3 R5 da equipa, somando-se um novo 1º lugar entre as duplas do CPR na edição de 2014 e 2015.
“São edições de muito boa memória e que nos dão um alento adicional para a prova deste ano”, acrescenta Fontes, piloto que espera encontrar “um rali difícil, não só pelas características muito específicas dos troços da Madeira, como pelo valor dos adversários com que nos iremos defrontar, quer do CPR, quer os locais madeirenses e demais estrangeiros inscritos, num total de 19 R5 e com a presença de todos os vencedores das últimas 10 edições da prova. Este é um rali mais longo, com 19 troços e uma estrutura muito semelhante às dos últimos anos, o que nos dá um bom conhecimento dos troços, permitindo-nos colocar as nossas expectativas num plano elevado”.
“Em termos de campeonato, fruto dos acontecimentos nas últimas provas, que nos colocam mais longe dos objetivos que havíamos delineado no início do ano, passámos a olhar para cada rali individualmente, deixando as eventuais contas para o final do ano”, acrescentou.
O C3 R5 do Citroën Vodafone Team conta com as mais recentes soluções disponibilizadas pela Citroën Racing, decorrentes de um longo processo de desenvolvimento, nomeadamente interno. Para além da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal, são parceiros deste projeto as marcas Milaneza, ExpressGlass, Pirelli Total e Huawei, estando a logística e preparação a cargo dos profissionais da Sports & You.
A ESTRUTURA DO RALI VINHO DA MADEIRA 2019
Como sempre organizado pelo Club Sports da Madeira, esta edição comemorativa da 60ª edição do Rali Vinho da Madeira será a 6ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis 2019, a correr-se entre os dias 1 e 3 de agosto (de quinta-feira a sábado). Com centro nevrálgico no Centro Internacional de Feiras e Congressos (CIFEC), o Parque de Assistência situa-se na Av Sá Carneiro, paredes meias com o Porto do Funchal e o Parque Fechado na Universidade da Madeira.
Realizando-se integralmente em pisos de asfalto, a prova divide-se por 2 Etapas, integrando 19 Especiais que totalizam 209,16 km cronometrados, parte de um percurso global de 850,54 km.
A manhã de sexta-feira está reservada para o Shakedown e Qualifying (das 09h00 às 13h00), num percurso desenhado na Estrada dos Cardais/Estrada Santo da Serra/Água de Pena, antecipando a Cerimónia de Partida (às 17h03) que será dada na Avenida do Mar, reservando-se para as 19h30 o início do primeiro confronto com o cronómetro, nos 2,18 km da Super Especial Avenida do Mar.
A 1ª Etapa tem reinício às 08h14 de sexta-feira, reservando-se para a manhã desse dia uma dupla passagem por Campo de Golfe (11,38 km) e Palheiro Ferreiro (19,08 km, a especial mais extensa do rali), seguindo-se, nova secção, a partir das 15h06, com uma também dupla ronda por Serra D’ Água (11,27 km), Boaventura (10,73 km) e Santana (10,81 km). A entrada dos carros no Parque Fechado far-se-á a partir das 20h50.
A 2ª Etapa arranca às 09h55 de sábado, para uma sequência matinal pelos troços de Câmara de Lobos (10,30 km), Ponta do Sol (8,00 km), Ponta do Pargo (10,45 km) e Rosário (11h37 km), voltando-se a repetir numa última secção que tem início agendado para as 14h16. Após uma última passagem pela Assistência, as equipas rumam ao Pódio montado na Av do Mar – Praça do Povo (18h00), para a cerimónia de consagração, levando, depois, os carros para o Parque Fechado, para as necessárias verificações.
PROGRAMA DO RALI VINHO MADEIRA 2019
Notas: As horas são indicativas para o primeiro carro a sair para a estrada
Quinta-feira, 1 de agosto
09h00/13h00 Shakedown
Hora tbc Parque Fechado (UMA – Univ. Madeira)
16h47 Saída do Parque Fechado
17h03 Cerimónia de Partida – Av do Mar
17h10/19h21 Reagrupamento
19h30 SS1 Av do Mar/CINM (2,18 km)
19h40 Entrada em Parque Fechado
Sexta-feira, 2 de agosto
08h14 Partida/Saída do Parque Fechado
08h23/08h39 Service A (Parque Assistência)
09h19 SS2 Campo de Golfe 1 (11,38 km)
10h32 SS3 Palheiro Ferreiro 1 (19,08 km)
11h12/11h22 Reagrupamento
11h22/11h52 Service B (Parque Assistência)
12h33 SS4 Campo de Golfe 1 (11,38 km)
13h26 SS5 Palheiro Ferreiro 1 (19,08 km)
14h26/14h36 Reagrupamento
14h36/15h06 Service C (Parque Assistência)
15h39 SS6 Serra DÁgua 1 (11,37 km)
16h10 SS7 Boaventura 1 (10,73 km)
16h38 SS8 Santana 1 (10,81 km)
17h38/17h48 Reagrupamento
17h48/18h18 Service D (Parque Assistência)
18h51 SS9 Serra DÁgua 2 (11,37 km)
19h22 SS10 Boaventura 2 (10,73 km)
19h50 SS11 Santana 2 (10,81 km)
20h50 Parque Fechado (Av Dr Sá Carneiro)
Flexi-Service E (Parque Assistência)
21h46 Entrada em Parque Fechado (UMA)
Sábado, 3 de Agosto
09h55 Partida/Saída do Parque Fechado
10h04/10h19 Service F (Parque Assistência)
10h40 SS12 Câmara de Lobos 1 (10,30 km)
11h23 SS13 Ponta do Sol 1 (8,00 km)
12h08 SS14 Ponta do Pargo 1 (10,45 km)
13h01 SS15 Rosário 1 (11,37 km)
13h36/13h46 Reagrupamento
13h46/14h16 Service G (Parque Assistência)
14h37 SS16 Câmara de Lobos 2 (10,30 km)
15h20 SS17 Ponta do Sol 2 (8,00 km)
16h05 SS19 Ponta do Pargo 2 (10,45 km)
16h58 SS19 Rosário 2 (11,37 km)
17h38/17h48 Reagrupamento
17h48/17h58 Service H (Parque Assistência)
18h00 Cerimónia de Pódio – Av do Mar
18h10 Entrada em Parque Fechado (UMA)
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO C3 R5 (Grupo RC2)
CHASSIS
Estrutura: Chassis reforçado com roll cage soldada em múltiplos pontos
Carroçaria: Aço e fibra compósita
MOTOR
Tipo: Citroën Racing – 1,6 litros com turbo, injeção direta, com restritor FIA de 32 mm
Diâmetro x Curso: 77 x 85,8 mm
Cilindrada: 1.598 cc
Potência / binário máximos: 282 cv às 5.000 rpm / 420 Nm às 4.000 rpm
Potência Específica: 178 cv/l
Distribuição: Dupla árvore de cames à cabeça comandada por corrente, 4 válvulas por cilindro
Injeção de combustível: Injeção direta controlada por uma unidade SRG Magneti Marelli
EMBRAIAGEM
Tipo: Duplo disco de cerâmica/metálica
TRANSMISSÃO
Tipo: 4 rodas motrizes
Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades, controlo manual
Diferencial: Mecânico à frente e atrás, bloqueio automático
TRAVÕES
Frente/Atrás: Discos ventilados de 355 mm (alcatrão) e 300 mm (terra), pistões de 4 pinças Alcon
Travão de mão: Controlo hidráulico
SUSPENSÃO
Tipo: McPherson
Amortecedores: REIGER, ajustáveis de 3 vias (compressão/expansão a alta e baixa velocidade)
DIREÇÃO
Tipo: Hidráulica de assistência elétrica
JANTES
Alcatrão / Terra: 8×18″ / 7×15″
DIMENSÕES, PESOS E CAPACIDADES
Comprimento/Largura: 3.996 mm/1.820 mm
Distância entre eixos: 2.567 mm
Vias: 1.618 mm (à frente e atrás)
Depósito de combustível: 81 litros
Peso (regulamentar): 1.230 kg sem piloto e navegador /1.390 kg com piloto e navegador
CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2019
Data Prova Organizador
22 e 23 fevereiro Rali Serras de Fafe (terra) Demoporto
21 a 23 março Azores Airlines Rallye (terra) Grupo Desportivo e Comercial
4 e 5 maio Rali de Mortágua (terra) Clube Automóvel do Centro
30 maio a 2 junho Vodafone Rally de Portugal (terra) Automóvel Club de Portugal
22 e 23 junho Rali de Castelo Branco (asfalto) Escuderia de C. Branco
1 a 3 agosto Rali Vinho da Madeira (asfalto) Club Sports da Madeira
6 e 7 setembro Rali Terras de Aboboreira (asfalto) Clube Automóvel de Amarante
4 e 5 outubro Rali Vidreiro Centro de Portugal (asfalto) C. Automóvel da Marinha Grande
1 e 2 novembro Rali Casinos do Algarve (asfalto) Clube Automóvel do Algarve