Início MotorSports RALLY PORTUGAL: Skoda reforçou a liderança no WRC2

    RALLY PORTUGAL: Skoda reforçou a liderança no WRC2

    Pontus Tideman conquistou o hat-trick para a ŠKODA
    e reforçou a liderança do campeonato

    A dupla Pontus Tidemand e Jonas Andersson, em ŠKODA FABIA R5, venceu, pela terceira vez consecutiva, a categoria WRC 2 no Rali de Portugal. Nesta sexta jornada do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA de 2018, os atuais campeões do WRC 2 também
    conquistaram a sua terceira vitória da temporada, aumentando a liderança na classificação do campeonato. Neste momento, os seus principais opositores são, na verdade, os companheiros de equipa Jan Kopecký e Pavel Dresler, ausentes em Portugal, mas que, no mesmo fim de semana venceram o Rali Český Krumlov, a terceira jornada do Campeonato de Ralis da República Checa. No Rali de Portugal, os jovens finlandeses Juuso Nordgren e Tapio Suominen, conseguiram terminar em sexto lugar, apesar de terem sofrido um número recorde de cinco furos.

    A edição 2018 do Rali de Portugal teve altos e baixos para as equipas de fábrica da ŠKODA. Depois de dois furos durante a etapa de sexta-feira, e consequente tempo perdido, Pontus Tidemand, iniciou uma notável recuperação, e no sábado
    subiu da quinta posição para a liderança da categoria WRC 2. Por sua vez, os jovens Juuso Nordgren e Tapio Suominen mostraram um progresso significativo durante o seu primeiro Rali de Portugal, registando vários excelentes tempos em cada troço cronometrado. Apesar de terem sofrido nada menos que cinco furos, o seu ŠKODA FABIA R5 terminou na sexta posição da categoria WRC 2.

    A etapa final de domingo teve a disputa de cinco troços cronometrados, num total superior a 50 quilómetros em rápidos pisos de terra. O destaque para os milhares de entusiastas de ralis foi o espetacular e famoso salto de Fafe.

    Pontus Tidemand estabeleceu o melhor tempo na primeira PEC do dia, seguido pelo seu jovem companheiro de equipa, Juuso Nordgren. Ambas as equipas da ŠKODA conseguiram terminar o rali com uma condução rápida e controlada.

    Na chegada final a Matosinhos, Tidemand destacou: “Depois do nosso percalço na sexta-feira, nunca perdi a minha confiança, sabendo o quão bom é o desempenho do ŠKODA FABIA R5 nestas estradas portuguesas de terra. É realmente incrível vencer aqui pela terceira vez consecutiva”.

    Juuso Nordgren terminou em sexto na categoria WRC 2 e salientou: “Estou desapontado com os meus furos, mas aprendi muito durante o meu primeiro Rali de Portugal. Gostei muito do último dia do rali, com uma fantástica atmosfera envolvente, e mal posso esperar para conduzir novamente o ŠKODA FABIA R5
    em pisos de terra”.

    O Diretor da ŠKODA Motorsport, Michal Hrabánek, ficou bastante satisfeito com esta vitória em Portugal. “Estou feliz por termos ganho até agora cinco das seis jornadas do campeonato de 2018 do WRC 2. Com a sua terceira vitória da temporada, Pontus Tidemand colocou-se numa posição fantástica para defender
    o seu título. Também o Juuso mostrou o seu potencial, com uma condução muito rápida. Parabéns também ao privado da ŠKODA, Lukas Pieniazek, que teve um excelente desempenho ao terminar em segundo na categoria WRC 2”, disse.

    Em destaque estiveram também dois ŠKODA KAROQ, que serviram como carros de segurança para a organização, percorrendo a mesma distância dos veículos de competição (mais de 1580 quilómetros, dos quais quase 360 em pisos de terra).
    A ŠKODA/SIVA patrocinou o Rali de Portugal e foi o fornecedor oficial de viaturas para o evento.

    Classificação Final do Rali de Portugal (WRC 2)

    1. Tidemand/Andersson (SWE/SWE), ŠKODA FABIA R5, 4h 03m57.4s
    2. Pieniazek/Mazur (POL/POL), ŠKODA FABIA R5, a 2m 06.5s
    3. Lefebvre/Moreau (FRA/FRA), Citroën C3 R5, a 2m 23.5s
    4. Loubet/Landais (FRA/FRA), Hyundai i20 R5, a 3m 10.5s
    5. Arai/Macneall (JPN/AUS), Ford Fiesta R5, a 5m 31.6s
    6. Nordgren/Suominen (FIN/FIN), ŠKODA FABIA R5, a 5m 41.1s

    Assim vai o campeonato WRC 2 (após 6 das 13 jornadas)

    1. Tidemand (SWE), ŠKODA, 93 pontos
    2. Kopecký (CZR) ŠKODA, 50 pontos
    3. Greensmith (GBR), Ford, 40 pontos
    4. Heller (CHL), Ford, 31 pontos
    5. Katsuta (JPN), Ford, 29 pontos

    Próxima prova – Rali da Sardenha / Itália (7 a 10 de junho)