Início MotorSports RALLY PORTUGAL: David Pinto faz antevisão da edição 2019

    RALLY PORTUGAL: David Pinto faz antevisão da edição 2019

    Antevisão do Vodafone Rally de Portugal 2019

    Azores
    David Pinto

    Desportivamente o Rally de Portugal 2019 vai “desempatar” as contas do Mundial de Ralis, pelo menos no que ao nível de vitórias à geral diz respeito. Sebastian Ogier, Ott Tanak e Thierry Neuville têm todos duas vitórias quando já foram disputadas 6 provas do WRC.

    Ao nível pontual, o Francês da Citroen, Sebastian Ogier lidera com 122 pontos, seguido do Estóniano Ott Tanak (Toyota) com 112 pontos e o Belga Thierry Neuville (Hyundai) em terceiro com 110 pontos. Portanto à partida da nossa prova (a 7ª do campeonato) estes 3 pilotos estão separados por poucos pontos o que à partida será um bom “ingrediente” para o Vodafone Rally de Portugal. A nossa aposta será para um destes três pilotos, se bem que, as mazelas do brutal acidente de Neuville no Chile, podem condicionar o andamento do piloto Belga.

    Kris Meeke em Toyota, Sebastian Loeb (o 9 vezes campeão mundial está de regresso a Portugal, sete anos depois foi escolhido pela Hyundai para disputar a prova em detrimento de Andreas Mikkelsen), Jari-Matti Latvala (Toyota) e Dani Sordo (Hyundai) serão os pilotos que em melhores condições estão para fazerem um bom resultado. Mas os ralis são um desporto de pormenores e por vezes um pequeno erro, uma má escolha de pneus, uma falta de confiança ou uma avaria mecânica podem ditar o afastamento dos lugares da frente.

    Automóvel Club de Portugal
    Rally de Portugal

    O Vodafone Rally de Portugal pontua também para o CPR – Campeonato Português de Ralis. A 4ª prova do Campeonato Nacional culmina com a classificação após a primeira passagem por Amarante (só contam para a classificação do CPR os 10 primeiros troços). Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia R5) comandam neste momento o campeonato, com a recente vitória no Rali de Mortágua. Ricardo Moura, apesar de não estar a disputar todo o campeonato e não constar da lista de inscritos do VRP2019, está em 2º lugar, fruto da boa classificação “no seu” Rally dos Açores. Miguel Barbosa/Jorge Carvalho (Skoda Fabia R5) estão em terceiro lugar do Campeonato, depois da desistência nos Açores mas um andamento regular e um 3º lugar em Mortágua.

    Bruno Magalhães/Hugo Magalhães (depois de deixarem de fora Mortágua) estão de regresso ao CPR e ao Rally de Portugal, sendo que os Pilotos oficiais da Hyundai Portugal precisam de pontuar para continuar na “guerra” do titulo.

    Rally de Portugal
    Armindo Araújo

    Armindo Araújo/Luís Ramalho (Pilotos oficiais da Hyundai Portugal), campeões Nacionais em título e melhores portugueses no Rally de Portugal 2018, após terem deixado de fora os Açores, mas com um bom resultado em Mortágua, precisam também de um bom resultado no VRP2019 para não perderem o contacto com os pilotos que comandam o CPR.

    José Pedro Fontes/Inês Ponte, no Citroen C3 R5, após a desistência em Mortágua por despiste, na penúltima especial, quando eram lideres da prova, deixam-nos em 10º lugar do CPR, pois deixaram os Açores de fora e em Fafe só concluíram a prova em 4º lugar, sendo que entram para o Rally de Portugal com a necessidade de fazerem um bom rally e um bom resultado.

    Com o novíssimo Volkswagen Polo R5, Pedro Meireles/Mário Castro, após a desistência em Fafe, terem deixado de fora os Açores e um 4º lugar em Mortágua também precisam de um bom resultado no Rally de Portugal.

    António Dias agora acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva, está a fazer um campeonato nacional regular, estando neste momento em 10º. Recorde-se que o piloto do Skoda Fabia R5 participou no Rally de Tábua e Oliveira do Hospital, prova pontuável para o Campeonato Centro de Ralis, onde chegou a comandar a prova, após ter ganho a Street Stage de Oliveira do Hospital e a dupla passagem pela SuperEspecial de Tábua. Após alguns problemas mecânicos no seu Skoda, sendo que tem a expetativa de fazer um bom rally de Portugal.

    Ricardo Teodósio
    Rali Serras de Fafe

    Uma antevisão duma prova deste tipo, dura, longa e com várias “ratoeiras” torna-se difícil, sendo que este desporto motorizado todos os pormenores são importantes, desde logo ao carro, à destreza da dupla piloto/navegador, equipa de assistência, pneus, condições atmosféricas, mas também à chamada estrelinha da sorte.

    Face à diferença pontual para os restantes pilotos poderá levar Ricardo Teodósio a fazer uma prova mais calculista e tentar poupar a mecânica para o restante campeonato, mas como se conhece o Algarvio só sabe andar de uma forma, rápida e a dar espetáculo.  Armindo Araújo poderá puxar da sua experiencia no Mundial de ralis e da participação e vitória do ano passado e Bruno Magalhães também fruto da sua experiência europeia, poderão ser os vencedores do CPR.

    Boa sorte e uma excelente prova para todos (pilotos, organização, imprensa e para o público aficionado), sendo que o sucesso desta prova será sempre o sucesso do nosso País.

    Automóvel Club de Portugal
    Rally de Portugal