Rallye Vidreiro Centro de Portugal 2016
vai para a estrada a 24 e 25 de junho
Foi esta tarde apresentado o Rallye Vidreiro Centro de Portugal 2016. Organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande e com os apoios da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Lubrigaz (Concessionário oficial Volkswagen e Skoda, em Leiria) o rali integra o calendário do Campeonato Nacional de Ralis e conta ainda para o Taça FPAK de Ralis – Asfalto. A prova trará ainda à região centro do país o Challenge DS3 R1.
O Rali Vidreiro é a única prova que sempre marcou presença no Campeonato Nacional Ralis organizado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e essa é sempre uma carga positiva que sobrecarrega a organização deste evento. A somar a isso, junta-se o sucesso da edição anterior, o que “complica” a tarefa de quem procura a melhoria contínua de um evento com história. Neste sentido, a equipa do Clube Automóvel da Marinha Grande promoveu apenas algumas ligeiras alterações aos traçados, tentando melhorar, ainda mais, o que havia sido feito na edição de 2015, procurando assim o aumento da qualidade do espéculo para o público e pilotos, bem como o aumento da segurança para todos os intervenientes.
O rali terá início as 17 horas de sexta-feira, dia 24 de Junho e contará com duas passagens pelo troço Farol que tem partida cerca de 500 metros a norte do Farol de São Pedro de Moel e atravessa depois o Pinhal de Leiria. Mais tarde, pelas 21horas, os pilotos dão espetáculo a milhares de pessoas nas principais artérias da cidade da Marinha Grande com uma Super-Especial citadina. Já no sábado, o rali desloca-se para os concelhos de Leiria e Ourém, voltando depois a São Pedro de Moel. Duas secções que prometem trazer para a estrada muitos fãs do automobilismo e restante população, uma vez que o rali irá passar à porta das pessoas, incluindo-as, de alguma forma, no espetáculo.
A aposta num rali muito semelhante ao da edição de 2015 foi destacado pelo diretor de prova, Nuno Jorge, como uma decisão ponderada. “Gostámos do modelo utilizado na edição de 2015 e por isso vamos promover um rali muito semelhante com o intuito de tentar voltar a ter uma prova atrativa tanto para o público como para pilotos. A ideia passa por otimizar todos os pontos em que achamos que é possível melhorar. Tudo isto sem esquecer a nossa grande premissa: a segurança. Por isso, desde já, pedimos para que todo o público seja responsável e respeite todas as normas e indicações dadas pela organização”, destacou.
Já por parte da autarquia, o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, reiterou o apoio ao Clube Automóvel da Marinha Grande. “O Rali Vidreiro não poderia ser realizado em mais lugar nenhum, uma vez que a Marinha Grande é a Capital do Vidro. A Câmara, dentro das suas possibilidades, tem apoiado o rali. Esta prova já é uma marca do concelho e isso é uma das apostas desta autarquia. O Clube Automóvel da Marinha Grande é uma referência em termos de organização deste tipo de eventos e por isso é para nós um orgulho poder colaborar com esta organização. Estou convencido que esta prova voltará a ser um sucesso”, salientou.
Nuno Roldão, administrador da Lubrigaz salientou a oportunidade da empresa se voltar juntar ao “maior evento do mundo automóvel” organizado na região de Leiria. “A Lubrigaz é uma empresa que vive do Sector Automóvel. Posto isto, fazia para nós todo o sentido estar representados neste que é o maior evento do mundo automóvel organizado na nossa região. Fomos demonstrando o interesse ao longo dos anos em sermos parte colaborante desta organização. Essa oportunidade surgiu no ano passado e, na nossa opinião, saímos dignificados com esta representação pois o clube demonstrou ser um exemplo ao nível organizativo. Esta ano repetimos a dosagem e procuramos sair tão ou mais dignificados quanto o fizemos no ano passado”, destacou.
Por parte dos pilotos, Rafael Cardeira admite que é sempre diferente correr em “casa”. “Este é, sem dúvida, o rali mais bonito do campeonato. Começamos a prova junto ao mar, passamos por uma zona de denso pinhal e ainda passamos por zonas habitacionais. Na prática, conseguimos, em competição, fazer um roteiro do que de melhor o concelho da Marinha Grande tem para oferecer. Em termos de organização podemos sempre contar com a pro-atividade de um grupo de pessoas que dão o melhor pelo Clube e pelo Rali. Prova disso é a qualidade da edição de 2015 que acredito ser repetida na edição de 2016”.
O parque de estacionamento do Estádio Municipal da Marinha Grande receberá, mais uma vez, o parque de Assistência da prova, sendo normalmente um espaço muito visitado por todos os amantes do desporto.
| RALLYE VIDREIRO CENTRO DE PORTUGAL – 2016 |
1ª Etapa – 1ª Secção
PE 01 – Farol 1 – 18,25 Km (17h00)
PE 02 – Farol 2 – 18,25 Km (19h00)
1ª Etapa – 2ª Secção
PE 03 – SUPER ESPECIAL – 1,50 Km (21h00)
2ª Etapa – 1ª Secção
PE 04 – Caranguejeira 1 – 7,58 km (11h00)
PE 05 – Espite/Matas 1 – 15,70 km (11h30)
PE 06 – S. Pedro 1 – 15,13 km (12h45)
2ª Etapa – 2ª Secção
PE 07 – Caranguejeira 2 – 7,58 km (14h30)
PE 08 – Espite/Matas 2 – 15,70 km (15h00)
PE 09 – S. Pedro 2 – 15,13 km (16h45)