CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS 2017
JOSÉ PEDRO FONTES/INÊS PONTE APOSTAM NA REVALIDAÇÃO DOS TÍTULOS
Com mais dois títulos na bagagem, o Citroën Vodafone Team está a postos para arrancar a fundo assim que for dada a partida para a primeira prova da edição de 2017 do Campeonato Nacional de Ralis (CNR).
A dupla composta por José Pedro Fontes (ao volante, pedais e caixa de velocidades) e Inês Ponte (agarrada aos papéis a debitar notas precisas e decisivas) aspira a mais uma temporada de sucessos e alegrias, com o mesmo estado de espírito que os levou aos títulos nacionais absolutos do CNR 2016.
Quanto ao carro, o DS 3 R5 revela toda a sua competitividade, com um elevado grau de evolução tecnológica que permite estar no topo da eficácia dinâmica, o que se reflete em resultados desportivos verdadeiramente avassaladores: basta recordar que esta máquina foi a que menos tempo gastou nos troços cronometrados em 5 dos 8 ralis do CNR 2016, o que equivale a dizer que o DS 3 R5 os venceu.
No que respeita à estrutura da equipa, como é habitual, “em equipa que ganha não se mexe”, pelo que toda a organização transita de 2016 para 2017. Os excelentes resultados obtidos na última temporada comprovam, em absoluto, as valências desta vasta formação, que está já com a 1ª engrenada para soltar o DS 3 R5 pelo Serras de Fafe, já no próximo fim-de-semana.
Para José Pedro Fontes, multi-Campeão em (quase) tudo o que tenha motor e (pelo menos) quatro rodas (ralis e velocidade), e Inês Ponte, a “Senhora Navegadora” por excelência e mérito, a motivação é total.
É uma dupla em perfeita sintonia, consciente das mais-valias da equipa, que sabe tirar o máximo (e melhor) proveito do seu carro, e que está no CNR com os seus objetivos bem claros e definidos, como refere José Pedro Fontes:
“Naturalmente que optámos por manter toda a estrutura da época passada. Contamos com uma máquina perfeitamente rodada e oleada para 2017, a que acrescentamos esta grande dose de motivação pelos sucessos e títulos alcançados em 2016”. O Campeão Nacional deixa bem claro o estado de espírito que vai estar a bordo DS 3 R5: “O nosso principal objetivo consiste, assim, na revalidação do título e é nisso que estamos concentrados, apesar das enormes qualidades dos nossos adversários, pelos quais nutrimos, obviamente, o maior respeito e com os quais temos sempre imenso prazer em competir. O leque de inscritos para a temporada de 2017 revela equipas extremamente competitivas, muito bem preparadas, o que vai tornar as coisas muito mais interessantes. Portanto, no plano competitivo, não estamos a contar ter a vida facilitada”.
O piloto do Porto destaca ainda “o facto do Rali de Portugal voltar a integrar o calendário do CNR. É uma novidade muito positiva, pois traz um outro estímulo às equipas e aos pilotos e navegadores, além de enriquecer substancialmente o estatuto do Nacional. Em resumo, temos tudo preparado e arrancamos com total confiança no DS 3 R5 e nas pessoas que, nos bastidores, fazem um trabalho incrível e determinante para termos o nosso carro sempre impecável e 100% competitivo. E é com este espírito que aguardamos pelo arranque do primeiro rali, que é já esta semana, e onde estaremos, como sempre, na luta pela vitória final”.
A preparação do DS 3 R5 continua a estar a cargo da Sports & You, uma estrutura altamente profissional e que também ostenta no seu palmarés uma invejável coleção de títulos de Campeã nas mais variadas vertentes do desporto motorizado, como ralis, velocidade em circuito e provas de todo-terreno.
Citroën, Vodafone, como patrocinador principal, Milanesa, ExpressGlass e Total são os parceiros deste projeto.
O DS 3 R5 EM DETALHE
Integrando várias pequenas evoluções ao longo do ano passado, o DS 3 R5 da Citroën Vodafone Team está apto a enfrentar esta nova temporada. Integra um motor turbo de injeção direta de 1.6 litros, debitando cerca de 280 cv, contando ainda com tração às quatro rodas, caixa de velocidades sequencial, suspensões McPherson. As restantes propostas da Citroën Competition para os vários escalões de ralis internacionais incluem os DS 3 R1 e R3/R3-MAX, destinando-se todos aos escalões inferiores do WRC (WRC3, WRC2 e Junior WRC) e aos diferentes campeonatos nacionais.
MOTOR
Tipo: EP6 CDT (Transversal, à frente)
Cilindrada: 1598 cc (4 cilindros, 16V)
Potência (cv.DIN): 280 cv às 6 000 rpm
Binário (Nm): 400 Nm às 2 500 rpm
Regime máximo: 7500 rpm
Injeção: Magneti Marelli
Admissão: Borboleta simples
CHASSIS
Estrutura: Coque + Estrutura Tubular
Suspensão: Pseudo Mac Pherson (à frente/atrás)
TRANSMISSÃO
Modo: 4 rodas motrizes
Embraiagem: Duplo disco
Caixa de velocidades: BV5 (comando sequencial)
Diferencial: 2, autoblocantes
DIREÇÃO
Direta, de assistência hidráulica
TRAVÕES
À frente: Alcon 4 pistons
Atrás: Alcon 4 pistons
Diâmetro: 300 (terra)/355 (asfalto)
JANTES E PNEUS
Asfalto
Jantes: Alumínio monobloco 8×18”
Pneus: 225/40R18
Terra
Jantes: Alumínio monobloco 7×15“
Pneus: 215/65R15
DIMENSÕES
Comprimento: 3 948 mm
Largura: 1 820 mm
Distância entre eixos: 2 460 mm
PESO
Peso mínimo: 1 230 Kg (asfalto/terra)
AS 9 PROVAS DO CNR 2017
O Citroën Vodafone Team vai alinhar em oito das nove provas que compõem o Campeonato Nacional de Ralis 2017 – mais uma do que em 2016 por via da inclusão do Rali de Portugal no calendário. Sete delas serão disputadas em solo continental, sendo preciso atravessar uma parte do Atlântico para cumprir as outras duas nos arquipélagos dos Açores (São Miguel) e Madeira. A repartição entre pisos de asfalto e de terra, jornadas distribuídas entre o início de março e meados de novembro.
Data Prova Organizador
18 a 19 fevereiro Rali Serras de Fafe (terra) Demoporto
11 a 12 março Rali de Castelo Branco (asfalto) Escuderia de C. Branco
30 março a 01 abril Azores Airlines Rali (terra) Grupo Desportivo e Comercial
21 a 22 abril Rali Casino Espinho (asfalto) Targa Clube
18 a 21 maio Vodafone Rali de Portugal (terra) Automóvel Club de Portugal
09 a 10 junho Rali Vidreiro – Centro de Portugal (asfalto) C. Automóvel da Marinha Grande
03 a 05 agosto Rali Vinho da Madeira (asfalto) Club Sports da Madeira
22 a 23 setembro Rali de Mortágua (terra) Clube Automóvel do Centro
12 a 13 novembro Rali Casinos do Algarve (asfalto) Clube Automóvel do Algarve
A grande novidade do ano é a inclusão do Vodafone Rali de Portugal no calendário do CNR 2017em maio. São ótimas notícias para equipa, não só pela imagem e importância da nossa prova maior de ralis, integrada no Mundial de Ralis (WRC), como pela situação do patrocinador que é comum à mesma e à equipa, a Vodafone.
TÍTULOS CITROËN VODAFONE TEAM
2016 José Pedro Fontes/Inês Ponte Campeões Nacionais de Ralis (Absoluto)
2015 José Pedro Fontes/Miguel Ramalho Campeões Nacionais de Ralis (Absoluto)
José Pedro Fontes/Miguel Ramalho Campeões Nacionais de Ralis (Grupo RC2)
VITÓRIAS À GERAL CITROËN VODAFONE TEAM
2016 DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Serras de Fafe
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Vidreiro/Centro de Portugal
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Vinho da Madeira
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Casinos de Espinho
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Inês Ponte Rali Casinos do Algarve
2015 DS 3 R5 José Pedro Fontes/Miguel Ramalho Rali Cidade de Guimarães
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Miguel Ramalho Rali de Castelo Branco
DS 3 R5 José Pedro Fontes/Miguel Ramalho Rali Vinho da Madeira