Início MotorSports RALLY NACIONAL: Carlos Vieira de DS3 R5 no Nacional de Ralis

    RALLY NACIONAL: Carlos Vieira de DS3 R5 no Nacional de Ralis

    Carlos Vieira de DS3 R5 da Sports&You no Nacional de Ralis

    Carlos Vieira volta a integrar a estrutura da desportiva da Sports&You, para participar no Campeonato Nacional de Ralis 2016 ao volante de um DS 3 R5, tendo Luís Ramalho como navegador. Originário de Fafe, o piloto destaca-se pela dupla versatilidade em termos de experiência desportiva, numa carreira muito edificada nos circuitos, mas com sólidas provas nos ralis, como se comprovou no ano agora findo.

    Carlos_VieiraCarlos Vieira assume que o seu primeiro objectivo é “continuar a aprendizagem nos ralis, disciplina que até este ano eu desconhecia por completo, nunca tinha sequer assistido a uma prova. Tenho tudo para aprender e é isso que quero fazer. Estou inserido numa grande equipa que ao longo deste ano já me permitiu evoluir bastante. Sei que tenho condições para fazer um bom trabalho e que vou estar aos comandos de um carro muito competitivo. A ideia é fazer o melhor possível, mas sabendo que me falta experiência, que preciso de acumular.”

    O piloto confirma também que “vamos cumprir a totalidade das provas do Campeonato Nacional de Ralis, não estando, nesta fase, previsto que façamos provas fora de solo português. Não colocando totalmente de parte essa possibilidade, o plano que está traçado inclui apenas as provas nacionais…”

    Nascido em 1983, desde cedo descobriu a sua paixão pelo desporto motorizado. Iniciou a sua carreira em 2010 na Copa Peugeot 207 THP espanhola, num ano de estreia repleto de emoções, concluindo o troféu no 5º lugar, entre os 22 concorrentes. No palmarés desta competição de velocidade Carlos Vieira registou uma vitória, três presenças no pódio e quatro voltas mais rápidas.

    Manteve-se em Espanha no ano seguinte, alcançando o 2º lugar da categoria GT Light no Campeonato de Espanha IBER GT, fazendo dupla com Joffre Didier. Obteve quatro pole-positions, seis presenças no pódio e quatro vitórias. Uma temporada fantástica, que sublinhou a sua qualidade como piloto de velocidade e que o levou, em 2012 a conquistar o seu primeiro titulo de Campeão Nacional de GT, a meias com César Campaniço, vencendo, também, o Iberian Supercars Trophy. Subiu ao pódio em todas as seis jornadas duplas, garantindo quatro vitórias. Venceu, também, a Taça de Portugal de GT, de forma espectacular e inequívoca, com um 1º lugar em ambas as corridas do programa. No ano seguinte Carlos Vieira manteve-se no Campeonato de Portugal de Circuitos, vencendo todas as corridas e só um problema administrativo o impediu de ser campeão. No ano de 2014 estreou-se nos Sport-Protótipos, fazendo equipa com Pedro Salvador, sagrando-se vice-campeão. Alcançou o 1º lugar na Rampa da Falperra, na Rampa da Covilhã e ainda no Circuito Vila Real Racing Weekend.

    Seguiu-se um ano de viragem na carreira, com a estreia nos ralis em 2015, num projecto arrojado com um Porsche 997 Supercup da categoria RGT. Apesar da mudança de ambiente ficou, desde logo, demonstrada a grande rapidez trazida da velocidade, aqui já com Luís Ramalho a navegá-lo. A vitória na categoria no Rali Vidreiro/Centro de Portugal (5º lugar absoluto), onde registou o melhor tempo absoluto em alguns dos troços de asfalto, somado aos outros resultados do ano, valeram-lhe o vice-campeonato na categoria.

    Já no final do presente ano, Carlos Vieira teve um duplo baptismo, em pisos de terra e numa viatura da categoria R5 (Ford Fiesta R5). Protagonista dos dois últimos ralis do Nacional – Mortágua e Casinos do Algarve – ali alcançou outros tantos 4ºs lugares, registando o melhor tempo em algumas especiais, naquela que foi a sua estreia com um carro tracção as quatro rodas.

    Seguem-se um grande desafio em 2016, com a dupla Carlos Vieira/Luis Ramalho a ver-se integrada na  estrutura da Sports&You, aos comandos do DS 3 R5 igual ao Campeão Nacional de Ralis 2015.