Nuno Nunes vence no CRC e Jorge Carvalho vence no TRRC
O Rally de Tábua 2016 esteve na estrada nos passados dias 18 e 19 de Junho. A prova pontuável para o CRC – Campeonato Regional Centro e para o TRRC – Troféu Rally Regional do Centro foi um assinalável sucesso.
O Rally organizado pelo Mk Makinas e pela SicóEco com a autorização da FPAK teve um total de 48 inscritos (13 no CRC e 35 no TRRC) contou com a presença de muito público, quer na SuperEspecial noturna quer nos dois troços, especialmente nas zonas espetáculo definidas pela organização.
As alterações feitas na SuperEspecial bem como a introdução do troço São João da Boa Vista/Candosa foram uma aposta acertada da organização, pois o espetáculo proporcionado pelos pilotos assim como a espetacularidade do troço feito no passado pelos pilotos do mundial de ralis vieram dar outra dinâmica ao rally.
Esteve muito público a seguir a prova na estrada, que demostra bem o entusiasmo dos Tabuenses e de toda a região por este desporto motorizado.
Desportivamente falando, o rally foi animado, pois tanto no CRC como no TRRC a prova teve dois “comandantes”. No CRC, Gaspar Pinto e Alberto Santos em Mitsubishi Lancer Evo VI realizaram o melhor tempo na Superespecial e iam para o 2º dia de prova no comando do Rally. Na 2ª Pec (São João da Boa Vista / Candosa) Nuno Nunes e Joaquim Alvarinhas realizam a melhor marca e passam a liderar a prova até ao final do Rally. A dupla do Subaru Impreza não largaram mais o comando da prova, ganhando assim a prova pontuável para o CRC (Campeonato Regional Centro). Na segunda posição concluíram Gaspar Pinto/Alberto Santos em Mitsubishi Lancer VI e na terceira posição Alexandre Ferreira/Paulo Amorim em Peugeot 309 Gti.
No TRRC, Luis Simões/Flávio Lopes em Mitsubishi Lancer Evo IV começaram por liderar o Rally, ganhando a SuperEspecial e dupla passagem pelo troço de São João da Boa Vista /Candosa. Um problema mecânico levou a equipa à desistência.
Jorge Carvalho/Carlos Lopes também em Mitsubishi Lancer Evo IV passaram a liderar a prova, ganhando as duas passagens do troço de Tábua, ganhando assim o rally. Na segunda posição concluíram Paulo Ferraz/António Alexandre em Subaru Impreza. A dupla Armando Carvalho/Ana Santos em BMW 325 I ficaram em terceiro da geral e venceram a classe Tração Traseira. Em 4º lugar concluíram Rui Mendes e João Sebastião em Toyota Corolla 2000, vencedores da classe dianteira. Já Gonçalo Figueira/Tiago Amado em Citroen AX concluíram em 5º da geral e em 1º Lugar na classe até 1600cc.
Para os três pilotos Tabuenses inscritos, Nuno Nunes/Joaquim Alvarinhas venceram o CRC, José Pereira/Humberto Santos em Ford Sierra concluíram em 17º lugar da geral e 6º da classe traseira e Carlos Soares/Miguel Pereira em Renault Clio infelizmente não concluíram a prova, desistindo na última especial do Rally. Em resumo foi uma boa prova de rally, com a presença de muitos pilotos, com competitividade e com muito público a seguir a prova.
O Mk Makinas está já a pensar na prova de 2017, nomeadamente na introdução de algumas novidades, nomeadamente na SuperEspecial, tendo em vista o aumento da espetacularidade e melhor visão para o público.
O MK Makinas gostaria de agradecer a todos os que contribuíram para o sucesso da prova, nomeadamente à SicóEco – Race Events Club, à FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, aos patrocinadores Caixa de Crédito Agrícola (Beira Centro), Stand Nunes, José Marques Simplício, Sondagens Santos, Comissão Vitivinícola do Dão, Centro Óptico de Tábua, Pastelaria Bráspordoce, Intermache Tábua e Grupo JANF, e entidades (Câmara Municipal de Tábua, Junta de Freguesia de Tábua, Junta de Freguesia de Candosa e Junta de Freguesia de São João da Boa Vista, Tábua XXI – Ass. Juvenil, Clube de Caça e Pesca de Tábua, Associação das Marchas Populares de Tábua, GNR – Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Tábua e Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades) apoiantes desta prova.
Uma palavra muito especial de agradecimento a todos os voluntários que tiveram presentes durante a prova, quer na logística da mesma, quer na segurança assim como na montagem prévia.