“Frente a frente” no Rali Vale do Paiva – Arouca este fim-de-semana na prova do GAS, de Luís Delgado/André Carvalho e Gaspar Pinto/Bernardo Gusmão
“Frente a frente” no Rali Vale do Paiva – Arouca este fim-de-semana na prova do GAS, de Luís Delgado/André Carvalho (Citroen C2 S1600) e Gaspar Pinto/Bernardo Gusmão (Mitsubishi Lancer Evo VI) que vão discutir o título 2017 do Campeonato Regional de Ralis Norte
– Pilotos Arouquenses Fernando Peres (Mitsubishi Lancer Evo IX) e, António Oliveira (Peugeot 205) fazem as “honras da casa”!
O Gondomar Automóvel Sport organiza neste sábado e domingo, o 2º Rali Vale do Paiva – Arouca, a prova que encerra a época de 2017 do Campeonato Regional de Ralis Norte – FPAK.
Entre outros pontos de interesse, a prova do GAS decidirá o título Absoluto de Pilotos e o de Copilotos, com as duplas, Luís Delgado / André Carvalho e Gaspar Pinto / Bernardo Gusmão separados à partida de sábado por uns escassos 9,98 pontos.
A equipa que estreou este ano o Citroen C2 S1600, Luís Delgado / André Carvalho lidera com 4 vitórias e 1 segundo lugar nas cinco provas que disputaram num total de 137,93 pontos, enquanto Gaspar Pinto / Bernardo Gusmão que utilizaram o Mitsubishi Lancer Evo VI somam 127,95 pontos como resultado das duas vitórias, dois 2ªs lugares, um terceiro e um sexto nas provas disputadas.
Quisemos saber de “viva voz” as opiniões dos dois pilotos e os sentimentos dentro das respetivas equipas à entrada da última prova, o 2º Rali Vale do Paiva – Arouca.
Nº 1 – Luís Delgado / André Carvalho – Citroen C2 S1600 – Grupo P1 – Classe 2
- 9,98 pontos separam os dois primeiros classificados, como resumem o vosso campeonato de 2017?
Luís Delgado: O resumo do meu campeonato não é difícil, vitórias em todos os ralis em que alinhamos, menos em Santo Tirso devido a problemas de pressão de gasolina que fazia perder muita potência.
- Qual a apreciação do carro estreado este ano, o Citroen C2 S1600 e a liderança do campeonato?
L.D.: A apreciação ao carro é muito positiva, é excelente a todos os níveis, exceto a falta de potencia em baixo regime e nas subias perante os mais diretos adversários que temos que lutar na geral. Em relação á liderança do campeonato, a escolha do carro foi intencional para lutar pela geral, mas em pisos de terra tivemos de estar fora e depois ter que recuperar em provas de asfalto o prejuízo, o que até tem corrido bem!
- Como encara a prova organizada pelo GAS, o 2º Rali Vale do Paiva – Arouca e qual a tática a adotar?
L.D.: Vamos encarar a prova com calma e cautelas, a nossa tática vai ser esperar o ataque do Gaspar Pinto, ele tem obrigatoriamente que entrar com um ritmo forte e nós, a controlar. Temos apenas que ficar a seguir a ele na classificação do Rali, para sermos Campeões Norte novamente.
- Já há projetos para 2018 depois de uma temporada onde já está arrecadada a vitória no Troféu CIN 2017 do Team BAIA?
- D.: Para 2018, estamos a pensar no norte novamente, mas com outro carro mais competitivo. Esperamos pelos regulamentos da FPAK para fazer novamente uma escolha bem acertada do carro a usar em 2018, que possa também fazer terra a lutar pela geral. Aproveitamos para gradecer a todas as pessoas e empresas que nos apoiaram e acreditam, e em especial a VLB, Luís Barros, Carlos Daniel e José Costa.
Nº 2 Gaspar Pinto / Bernardo Gusmão – Mitsubishi Lancer Evo VI – Grupo X3 – Classe 14
- Como resumem o vosso campeonato onde estão na 2ª posição a uns magros 9,98 pontos do líder?
Gaspar Pinto: A época 2017 foi muito competitiva onde conseguimos bons resultados com alguns contratempos que fazem parte dos ralis mas foi um ano muito bom e que tudo vamos fazer para acabar com a melhor posição possível.
- A época de 2017, dá-nos a perceção de ser já uma época de sucesso. Como foi preparada?
- P.: Sim, esta foi uma época muito positiva a melhor até a data pois já somos “campeões” da Taça Nacional Ralis de Terra, Grupo X3. Em relação à preparação melhoramos algumas coisas no carro e na equipa pois tivemos a sorte de conseguir para a equipa um bom homem que por sinal é um excelente navegador, (Bernardo Gusmão).
- Um novo e experiente Copiloto, Bernardo Gusmão, também contribuiu para tal e em que aspetos?
- P.: Sim, o navegador trouxe muita coisa de bom para a equipa olhando a experiência que já tinha mas melhor que isso foi a forma como nos adaptamos um ao outro porque essa confiança nem sempre é tarefa fácil!
- Como encara a prova organizada pelo GAS, o Rali Vale do Paiva – Arouca e qual a tática a adotar?
- P.: Uma prova que vamos preparar como todas as outras e tentar aproveitar o carro ao máximo para amealhar o maior número de prontos possíveis mesmo sabendo que não é fácil ganhar o campeonato. Vamos lutar até ao fim…
- Já há projetos para 2018?
- P.: Depois de acabar esta última prova e saber os calendários para 2018 aí sim vamos decidir o que fazer mas passará sempre por um projeto muito sério como tem sido desde começo que foi em 2013.
Destaque entre outras, também as inscrições de dois Pilotos com origem na região, Arouca, o “multicampeão” Fernando Peres, Nº 4, que alinha com José Pedro Silva (Mitsubishi Evo IX) e, António Oliveira, Nº 5, que ao seu lado terá Luís Bolça (Peugeot 205 GTI). Entre outros salientamos ainda as duplas, José Costa/Tiago Ferreira, Nº 8 (Nissan Micra), Carlos Gonçalves/Afonso Gonçalves, Nº 12 (Fiat Punto) que ocupam respetivamente o 1º e 2º, lugares com apenas 5,26 pontos, enquanto na 3ª posição estão Cristina Silva/Isabel Ramalho, Nº 10 (Nissan Micra) só tem mais 10,99 pontos mas são já as vencedoras da Equipa Feminina, …, que discutirão no Rali Vale do Paiva – Arouca, o título do Grupo X1 do CRRN.
O 2º Rali Vale do Paiva – Arouca inicia-se ao final do dia de sábado, 4 de Novembro, pelas 20.30h em Alvarenga onde vão ficar instalados o Parque de Assistência e o Secretariado da Prova (Junta de Freguesia Alvarenga). Durante a tarde decorrerão as Verificações Administrativas e, Técnicas na Auto Reparadora Alvarenga (13.00h / 17.15h), às 27 equipas que formalizaram as suas inscrições.
Ter em atenção as novas localizações VA/VT e Horários em Aditamento 2 (Aprovado FPAK).
O Rali Vale do Paiva Arouca 2017 tem 99,13 kms dos quais 28,02 kms distribuídos pelas 5 PEC´s.
Sábado, dia 04 de Novembro:
20.30h Partida (Alvarenga)
21.06h – 1ª PE Alvarenga A (1,76 kms)
21.42h – 1ª PE Alvarenga B (1,76 kms)
22.10h (Parque Fechado).
Domingo 5 de Novembro:
12.40h Partida (Parque Fechado) Alvarenga
13.31h 2ª PE – Canelas (6,50 kms)
13.50h 3ª PE – Espiunca (5,75 kms)
14.00h Assistência
14.40h Reagrupamento – Feira de Alvarenga
15.30h 4ª PE – Canelas (6,50 kms)
15.49h 5ª PE – Espiunca (5,75 kms)
16.16h Entrada Final (Parque Fechado)
17.30h Distribuição de Prémios (Espaço Internet)
Todas as informações, Regulamento, Mapa de Horários e Mapas disponíveis online na página oficial do GAS: http://gas.com.pt/ e, na Pág. Oficial da FPAK.