RALLY SERRAS DE FAFE E FELGUEIRAS
Armindo Araújo e Luís Ramalho (Skoda Fabia R5 Evo), terminaram na frente o primeiro dia da 33ª edição do Rali Serras de Fafe e Felgueiras. Sexta-feira, foram disputados três Sectores Seletivos: a dupla passagem por Aboim/Monte e a espectacular Fafe Steet Stage, corrida nas ruas do centro de Fafe.
- Fafe Street Stage
Ricardo Teodósio e José Teixeira (Skoda Fábia R5 Evo) venceram a derradeira prova de sexta-feira, a Fafe Street Stage, disputada nas ruas da cidade minhota. Armindo Araújo e Luís Ramalho, em carro idêntico, ficaram a 1,5 segundos, à frente de Miguel Correia e Pedro Alves (Skoda Fábia R5) a 1,6 segundos dos mais rápidos.
Bruno Magalhães e Carlos Magalhães (Hyundai i20 R5) e os russos Nicolay Gryazin e Yaroslav Fedorov, em carro idêntico, terminaram com o mesmo tempo, a 2,5 de Ricardo Teodósio.
Nos NR4 não houve qualquer novidade e Adruzilo Lopes e Paulo Silva mantêm-se na frente do grupo.
Nas duas rodas motrizes não houve qualquer supresa, em termos de glassificação geral no que aos primeiros diz respeito, pese embora o facto de Ruben Rodrigues e Estêvão (Peugeot 208 R2) terem sido os mais rápidos, com uma vantagem de 1,5 segundos sobre Ricardo Sousa e Luís Marques em Peugeot 208 VTI.
- 2º Sector Selectivo Aboim Monte 2
Armindo Araújo e Miguel Ramalho (Skoda Fabia R5 Evo) mantiveram a liderança do Rali Serras de Fafe e Felgueiras após a segunda passagem por Aboim/Monte na frente, apesar de terem cedido 1,2 segundos para os mais rápidos na classificativa, os russos Nicolay Gryazin e Yaroslav Fedorov (Hyundai i20 R5) com o tempo de 11 m 28,3 s.
Os campeões nacionais em título, Ricardo Teodósio e José Teixeira (Skoda Fabia R5 Evo) mais uma vez foram a segunda equipa nacional, terceira à geral. Retiraram 1,4 segundos à passagem anterior e ficaram a 13,3 segundos dos líderes.
Bruno e Carlos Magalhães (Hyundai i20 R5) melhoraram 3,5 segundos face à primeira passagem e são quartos.
José Pedro Fontes e Inês Ponte (Citroen C3 R5) melhoraram 6,6 segundos, foram quintos na classificativa e reduziram a diferença para a dupla sul-americana, o argentino Alberto Heller, navegado pelo chileno José Diaz, em Ford Fiesta R5 MKII.
Nada de novo nos NR4 (antiga produção, ou automóveis mais próximos dos de série) Adruzilo Lopes e Paulo Silva (Mitsubishi Lancer Evo IX) continuam a ser os mais rápidos.
Nas duas rodas motrizes, Georg Linnamae e Volodymyr Korsia (Peugeot 208 VTI R2) terminaram a segunda passagem na frente, com uma vantagem de 17,4 segundos sobre os britânicos Ruari Bell e Darron Garod (Ford Fiesta 1.0L ST line).
Daniel Nunes e Nuno Mota Ribeiro (Peugeot 208 VTi) são a melhor equipa portuguesa, em terceiros das duas rodas motrizes. A oposição, a 8,8 segundos de diferença, é encarnada por Pedro Almeida Hugo Magalhães (Peugeot 208 R2)
Pedro Meireles e Mário Castro pararam no meio da classificativa, com problemas mecânicos no VW Polo GTI R5.
José Gonçalves e José Janela (Ford Fiesta 1.0L ST Line) desistiram depois de uma saída de estrada seguida de capotamento.
- 1º Sector Selectivo Aboim Monte 1
Armindo Araújo e Miguel Ramalho (Skoda Fabia R5 Evo) voaram na primeira prova especial, Aboim/Monte, fazendo o tempo de 11m 28,4s e dessa forma bateram os russos do Hyundai i20 R5, Nicolay Gryazin e Yaroslav Fedorov, que foram 5,4 segundos mais lentos.
Os campeões nacionais em título, Ricardo Teodósio e José Teixeira (Skoda Fabia R5 Evo) foram a segunda equipa nacional, terceira à geral, com mais 7,9 segundos do que os líderes.
Adruzilo Lopes e Paulo Silva (Mitsubishi Lancer Evo IX) foram os mais rápidos entre os NR4 (antiga produção, ou automóveis mais próximos dos de serie).
Nas duas rodas motrizes, em termos nacionais, Daniel Nunes e Nuno Mota Ribeiro (Peugeot 208 Vti) levaram a melhor sobre Pedro Almeida e Hugo Magalhães (Peugeot 208 R2).
Fernando Teotónio e Luís Morgadinho desistiram com problemas de embraiagem no Mitsubishi Lancer Evo X.
Enrico Oldrati e Elia Guio, desistiram com problemas mecânicos no Peugeot 208 Vti.
Mex e Luís Sá desistiram com problemas de transmissão no Porsche 911 Gt3.
- O que disseram os pilotos após as duas primeiras classificativas
OTT TANAK
“Sim, tudo bem. A maior parte das classificativas, já as fizemos durante a prova do Campeonato do Mundo. Vamos andar num ritmo de testes, sem forçar nem correr riscos.”
ARMINDO ARAÚJO
“As coisas correram bem, ganhamos as duas passagens para o Campeonato. Entramos bem, o carro estava muito bem nas duas passagens, o que reflecte o trabalho que fizemos durante os testes. A Racing Factory também esteve muito bem na preparação e senti-me muito confortável com carro nestas duas especiais e até neste segunda, já nem ataquei tanto nas zonas onde podia furar. Portanto acho que foi uma entrada inteligente e com um resultado bastante positivo.”
ARMINDO ARAÚJO
Novo ano, nova equipa, nova marca, nova estrutura. Até agora está tudo a correr-me bastante bem, os testes correram bem e o entrosamento com a equipa e com o carro também.
Chegamos aqui a Fafe penso que bem preparados, obviamente sabemos que é primeira prova com o carro e não estamos minimamente situados face aos nossos adversários, temos que perceber bem isso.
Relativamente ao shake-down não fomos com a nossa máxima força, optamos por uma toada para perceber qual era o nosso ritmo mas achamos
que impusemos um bom ritmo logo no shake-down.
Relativamente à prova que vai começar agora de tarde, a confiança é grande, mas não queremos cometer erros obviamente e passa também por nos situar face à concorrência, Mas sinto-me muito confortável, sinto-me confiante e estamos todos muito otimistas.
BRUNO MAGALHÃES
Encaro a época com otimismo. O ano passado não começamos tão bem e terminamos em excelente forma, que nos permitiu lutar pelo título praticamente até à última especial do último rali.
Este ano vamos certamente entrar mais fortes desde a primeira prova, o carro penso que melhorou na terra. Tive oportunidade de testar o carro e está mais rápido do que estava no ano passado e isso abre boas perspetivas para podermos fazer um bom resultado já em Fafe.
JOSÉ PEDRO FONTES
Esperamos, outra vez, uma época muito competitiva. Nos últimos dois anos chegamos à última prova sempre a discutir o campeonato, mesmo se o início do ano não foi, nos dois últimos anos, tão forte. Portanto, este ano, com o conhecimento do carro e evoluções que fizemos no carro, queremos ver se conseguimos, nesta primeira fase, somar pontos importantes para depois, no final, estar numa posição mais fácil.
Quando deixar de achar que venho cá para não lutar por um título fico em casa.
Campeonato de Ralis Norte
Gaspar Pinto e Bernardo Gusmão (Mitsubishi Lancer Evo V), com o tempo de 1m43,1s foram os mais rápidos na Street Stage, prova inaugural do Campeonato de Ralis Norte, corrida esta noite nas ruas de Fafe. Simultaneamente foram os melhores no Grupo X3
Lucas Simões e Simplício Gonçalves (Mitsubishi Lancer Evo VI), com mais 3,4 segundos, terminaram na segunda posição à geral e entre os X3.
O terceiro posto na prova, foi posse de Filipe Madureira e Manuel Gonçalves (Mitsubishi Lancer Evo IX), que assim terminaram em primeiro, entre os P3.
No Grupo P1 os melhores foram Augusto Costa e Filipe Martins (Peugeot 208 VTi), à frente dos sétimos da geral e melhores entre os X2, que foram Miguel Teixeira e Vítor Pereira (BMW E30).
Os melhores entre os X4, aos comandos de um Fiat Punto MJT, foram José Carlos Magalhães e João Magalhães.
Em 14ºs da classificação geral terminaram Carlos Gonçalves e Afonso Gonçalves (Peugeot 106 Gti), atingiram o melhor resultado entre os X1, enquanto em P2 César Rodrigues e Aristides Carvalho (Peugeot 206) não tiveram concorrência.