Início MotorSports RALLY ERC: Pedro Antunes representa Portugal nos Açores

    RALLY ERC: Pedro Antunes representa Portugal nos Açores

    Pedro Antunes em estreia no ERC Junior representa Portugal no Rali dos Açores

    O Rali dos Açores, primeira prova do Campeonato da Europa de Ralis 2019, marca a estreia de Pedro Antunes na mais importante competição europeia de ralis, o FIA ERC. Navegado por Paulo Lopes, o piloto representará de forma oficial a equipa da FPAK aos comandos do Peugeot 208 R2, cuja assistência ficará a cargo da The Racing Factory.

    Apesar deste primeiro evento se realizar em território nacional, o piloto torreense não admite nenhum favoritismo, até porque, como o próprio admite, os seus adversários também possuem experiência nesta prova. “Não vamos ter mais vantagem pelo facto de corrermos ‘em casa’ pois a grande maioria das equipas que vem participar neste evento também já participou neste rali e conhece as condições açorianas. Não quero com isto dizer que não vamos lutar pela vitória ou por lugares no pódio, mas teremos de dar o nosso melhor para atingir esse objetivo”, começou por dizer antes de recordar a sua participação em 2018: “O ano passado a corrida não correu nada bem, uma vez que tivemos problemas no primeiro dia e acabámos mesmo por desistir. Este ano esperamos que as coisas nos corram melhor. O campeonato é longo e se conseguirmos sempre bons resultados, no final estaremos bem classificados.”

    A prova organizada pelo Grupo Desportivo Comercial é conhecida mundialmente pela sua beleza e dureza e o jovem piloto português antecipa as habituais dificuldades que terá de ultrapassar para chegar ao pódio nas “Portas da Cidade” de Ponta Delgada: “O Rali dos Açores é um rali muito difícil, com condições muito próprias, onde a qualquer momento se pode furar e deitar tudo a perder. O objetivo não é entrar com o ritmo mais forte, mas sim entrar num ritmo confortável e perceber onde nos colocamos perante a concorrência. Ai sim vamos avaliar se é possível, ou necessário, melhorar o ritmo e atacar o melhor resultado possível”, explicou.

    Depois de vencer entre os inscritos na Peugeot Rally Cup Iberica no Rali Serras de Fafe, Pedro Antunes acredita que essa prova foi um excelente preparativo para a primeira experiência no ERC Junior: “O Rali Serras de Fafe serviu para preparamos um pouco este rali e nesta segunda-feira voltamos ao carro no Monday Test para nos adaptarmos às condições do terreno. Na terça e quarta-feira vamos efetuar os reconhecimentos, onde teremos trabalho redobrado visto que uma boa parte dos troços são novos para nós. Será uma semana ocupada e que esperamos termine da melhor forma”, disse confiante.

    A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting volta este ano a apoiar, de forma oficial, um piloto numa carreira internacional e Pedro Antunes levará consigo essa responsabilidade. Certo que é merecedor dessa confiança, o jovem piloto do Peugeot 208 R2 mostra-se satisfeito com a confiança demonstrada pela FPAK. “Há já alguns anos que a nossa Federação não apoiava um piloto de forma oficial. Sinto-me satisfeito por terem voltado a apostar nos pilotos portugueses e logo comigo. Este apoio será muito importante, principalmente pela visibilidade que vamos ter no Eurosport, uma vez que todas as equipas oficiais terão um espaço especial na transmissão televisiva. Será também uma grande responsabilidade e vou dar o meu melhor a representar as cores do nosso país e da FPAK”, disse.

    O Rali dos Açores, primeira prova do FIA ERC, tem início na próxima quarta-feira à noite, com uma especial noturna, no centro da cidade de Ponta Delgada. Daí em diante, e até sábado, pilotos e máquinas terão de ultrapassar as dificuldades ao longo dos mais de 690km de extensão do rali, dos quais 223,93km serão cronometrados.