Bruno Marques vence o Rally de Tábua 2018
Nuno Mateus triunfa no CCR – Campeonato Centro de Ralis
Tábua recebeu nos passados dias 29 e 30 de setembro a 8ª prova do CCR – Campeonato Centro de Ralis, numa organização conjunta da Escudeira Castelo Branco e Mk Associação de Desportos e Makinas.
Com o centro operacional do rally a decorrer no Pavilhão Multiusos de Tábua, a novidade de introdução de uma nova classificativa (Covas/Midões), a superespecial feita por duas vezes e em sentido contrário e o troço de São João da Boavista/Candosa com um final ligeiramente diferente do ano passado, estavam criadas as condições para a um excelente fim de semana de rally.
Uma lista de inscritos com 26 inscritos, com a luta para o CCR – Campeonato Centro de Ralis ao rubro e com dois troços em terra com um bom piso (destaque para o trabalho fantástico da Câmara Municipal de Tábua e das juntas de freguesa por onde passou a prova) foram mais três bons “condimentos” para uma excelente receita para uma prova de rallys.
Com inicio no Sábado à noite no Centro da Vila de Tábua, na Superespecial desenhada pela organização, ainda antes dos concorrentes do rali, Carlos Pacheco ao volante dum Nissan 350z de drift fez as delicias aos espectadores com um verdeiro recital de condução. O piloto da LiderSport Pneus fez uma demonstração desta modalidade aos aficionados presentes no centro da Vila de Tábua.
Já na parte competitiva, na Superespecial Tábua “A” Luis Simões/Flávio Lopes em Mitsubishi Lancer Evo IV fizeram o melhor tempo e Eduardo Veiga/Justino Reis (lideres do CCR à chegada ao Rally de Tábua) em Mistubishi Lancer Evo IX ganharam a Superespecial Tábua “B”, ficando no comando do rali no final da 1ª Secção.
Para o domingo estava guardada a 2º Secção da prova com três passagens nos 14 km de São João da Boavista/Candosa e duas passagens nos 9 km de Covas/Midões.
Gonçalo Henriques/Tomás Branco em Renault Clio Williams passavam para o comando da prova no final de São Joao da Boavista/Candosa 1, com um tempo canhão. O jovem piloto conseguia ainda segurar a liderança do rali depois de Covas/Midões 1, apesar de ter feito 2º tempo atrás de António Santos/Tiago Silva em Opel Kadett. Em São João da Boavista/Candosa 2 a mecânica do Clio tramava Gonçalo Henriques, e com um excelente tempo Bruno Marques/José Marques em Mitsubishi Lancer Evo IV passavam para a liderança da prova, não a largando mais, controlando o andamento e fazendo uma gestão inteligente da sua prova.
António Santos viria a ganhar os dois últimos troços, mas as diferenças não eram suficientes para anular a distância para Bruno Marques, que foi o vencedor do Rally de Tábua. Em 3º lugar acabavam Telmo Neto/Ricardo Bajouco em BMW E30.
Já depois da entrega de prémios e nas verificações técnicas finais, António Santos/Tiago Silva viram o seu carro ser desclassificado pelo facto de não atingir o peso mínimo regulamentar, subindo Telmo Neto/Ricardo Bajouco para 2ºs da geral e Gonçalo Figueira/Tiago Amado em Citroen AX para 3º da geral.
No que diz respeito ao Campeonato Centro de Ralis, depois de Eduardo Veiga/Justino Reis dominarem na Superespecial, com Filipe Abrantes/Marco Vilas Boas (Citroen C2) a ter problemas mecânicos e David Lucas/Roberto Santos (Peugeot 206 Gti) a terem um erro de percurso na superespecial, Diogo Simões/Tiago Neves (Renault Clio RS) entraram ao ataque em São João da Boavista 1 e passaram para a liderança da prova. A mecânica do Renault Clio também traiu Diogo Simões passando para a liderança da prova Nuno Mateus/Paulo Pimentel (Peugeot 206 Gti), que não mais a largaram, vencendo o rali. Vitor Gomes/André Gaspar (Peugeot 306) concluíam a prova em 2º e José António Marques/Ricardo Pereira (Peugeot 206 Gti) acabavam o rali em 3º, no que diz respeito aos concorrentes do Campeonato Centro de Ralis.
Na cerimónia do pódio do Rally de Tábua, os vencedores fizeram a tradicional festa, sendo que esta contou com a presença das diversas entidades oficiais que apoiaram a prova, das quais gostaríamos de destacar a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, Paulo Magalhães da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, António Sequeira, Presidente da Escuderia Castelo Branco, David Pinto, Presidente do Mk Makinas e muitos elementos ligados à organização da prova.
A organização do Rally de Tábua gostaria de agradecer a todos os pilotos que disputaram a prova, sendo que tudo fizemos para dar as melhores condições para a prática da modalidade, ao muito público presente e ao seu comportamento, à população de Tábua, nomeadamente no centro da Vila, a quem pedimos desde já desculpa pelos constrangimentos causados na zona da superespecial.
Uma palavra especial de profundo agradecimento a todos os voluntários envolvidos nesta organização, mais de 100 pessoas colaboraram com o Mk Makinas, desde aos marshal´s, inters, equipas médicas, reboques, elementos do bar e cozinha, assim como aos bombeiros e militares da GNR.
À equipa da Escuderia Castelo Branco, clube com a qual estabelecemos parceria para a realização desta prova, também agradecemos o empenho e toda a colaboração, personalizadas nas pessoas do António Sequeira e Luis Dias, diretor de prova.
O MK Makinas gostaria de agradecer a todas entidades e patrocinadores da prova, pois sem eles a realização deste evento não seria possível. Assim, o nosso agradecimento aos patrocinadores Stand Nunes, Caixa de Crédito Agrícola (Beira Centro), Autojacto Lavagens (Tábua), Pizzaria Milano, AutoCorreia, JM Veículos, Sodicentro – Mercedes, Intermache Tábua, Alves Bandeira, Autobrito, Comissão Vitivinícola do Dão, Palácio do Gelo Shopping, Grupo JANF, American Motel, Vinhos Ladeira da Santa, Frisalgados, Pizzaria Bela Itália, JC Automóveis, Restaurante Agulhas, Restaurante Quim-Tó, Restaurante NM e entidades (Câmara Municipal de Tábua, Juntas de Freguesia de Tábua, Candosa, São João da Boa Vista, Midões e União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, Tábua XXI – Ass. Juvenil, Clube de Caça e Pesca de Tábua, Escuteiros de Midões, Associação de Várzea de Candosa, Liga dos Amigos de Vila Chã e FPAK), assim como aos nosso Media Partners, Nuno Dinis Photos, NewsMotorSports, Jornal de Tábua e Noticias de Meda de Mouros, apoiantes desta prova.
Classificação Final:
Posição | Número | Carro | Piloto/Navegador | Km/h | Tempo | Diferença |
1 | 17 | Mitsubishi Lancer EVO IV | Bruno Marques (PRT ) | 67.83 | 55:11.50 | — |
José Marques (PRT ) | — | |||||
2 | 14 | BMW E30 | Telmo Neto (PRT ) | 66.80 | 56:02.40 | 0:50.90 |
Ricardo Bajouco (PRT ) | 0:16.20 | |||||
3 | 15 | Citroen AX | Gonçalo Figueira (PRT ) | 66.63 | 56:10.80 | 0:59.30 |
Tiago Amado (PRT ) | 0:08.40 | |||||
4 | 22 | BMW E36 Compact | Bruno Neto (PRT ) | 66.06 | 57:00.00 | 1:48.50 |
Rodrigo Rodrigues (PRT ) | ( 0:20) | 0:49.20 | ||||
5 | 3 | Peugeot 206 Gti | Nuno Mateus (PRT ) | 63.17 | 59:15.80 | 4:04.30 |
Paulo Pimentel (PRT ) | 2:15.80 | |||||
6 | 19 | BMW 325i | Luís Couçeiro (PRT ) | 62.35 | 1:00:02.30 | 4:50.80 |
Ricardo Bettencourt (PRT ) | 0:46.50 | |||||
7 | 27 | BMW 325i | Bruno Simões (PRT ) | 62.28 | 1:00:06.30 | 4:54.80 |
Filipe Oliveira (PRT ) | 0:04.00 | |||||
8 | 7 | Peugeot 306 | Vitor Gomes (PRT ) | 61.81 | 1:00:33.50 | 5:22.00 |
André Gaspar (PRT ) | 0:27.20 | |||||
9 | 10 | Peugeot 206 Gti | José António Marques (PRT ) | 61.33 | 1:01:12.40 | 6:00.90 |
Ricardo Pereira (PRT ) | ( 0:10) | 0:38.90 | ||||
10 | 25 | Citroen Saxo | Luís Borges (PRT ) | 60.35 | 1:02:01.50 | 6:50.00 |
José Figueiredo (PRT ) | 0:49.10 | |||||
11 | 2 | Peugeot 206 Gti | David Lucas (PRT ) | 59.62 | 1:02:47.00 | 7:35.50 |
Roberto Santos (PRT ) | ( 3:00) | 0:45.50 | ||||
12 | 5 | Citroen C2 R2 | Filipe Abrantes (PRT ) | 59.14 | 1:03:17.60 | 8:06.10 |
Marco Vilas Boas (PRT ) | ( 3:00) | 0:30.60 | ||||
13 | 23 | Nissan Micra 1.3S | João Lucas (PRT ) | 58.90 | 1:03:33.40 | 8:21.90 |
Francisco Lucas (PRT ) | 0:15.80 |