– TREINADORES E ATLETAS FIZERAM BALANÇO DOS JOGOS RIO 2016
A passada quarta-feira foi marcada pelas reuniões de balanço dos Atletas com a Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) e dos Treinadores com o Comité Olímpico de Portugal (COP). Foram duas reuniões distintas mas ambas com o mesmo objetivo de analisar a prestação da Equipa Olímpica de Portugal nos últimos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A reunião com os treinadores decorreu no Hotel Vila Galé Ópera, em Alcântara, e reuniu 23 treinadores que estiveram nos Jogos Rio 2016. A reunião foi dirigida pelo Presidente do COP, José Manuel Constantino, e surgiu na sequência da reunião do passado mês de outubro com os responsáveis federativos, tendo ainda estado presentes representantes de algumas das federações que competiram no Rio, para além do Chefe da Missão Olímpica, José Garcia, e membros da Comissão Executiva do COP.
Uma das principais conclusões foi a necessidade de uma maior proximidade entre os treinadores e a gestão do projeto do lado do COP, com mais informação de parte a parte.
À mesma hora, na sede do COP, a CAO reuniu 43 atletas olímpicos, na sua maioria que estiveram em representação da Equipa Olímpica de Portugal no Rio de Janeiro. Os atletas olímpicos fizeram também um balanço da sua participação nos Jogos Olímpicos e falaram sobre o próximo ciclo olímpico de Tóquio 2020 com o objetivo de preparem esta longa caminhada de quatro anos que agora se inicia.
Os principais pontos da agenda e conclusões foram:
– Destaque para o trabalho que a CAO tem desenvolvido no presente mandato;
– Avaliação muito positiva do trabalho desenvolvido pelo COP no ciclo olímpico Rio 2016;
– Maior transparência das federações na gestão das verbas de apoio à preparação desportiva;
– Garantir uma continuidade de apoio aos atletas após os Jogos Olímpicos;
– Em caso de insucesso, nos balanços efetuados após os Jogos Olímpicos os únicos penalizados são os atletas;
– Necessário garantir uma maior articulação e comunicação entre os atletas e as federações desportiva
– Necessidade de uma definição clara do país do propósito do Projeto Olímpico e do Alto Rendimento;
– Necessidade de garantir um sistema escolar que permita aos jovens a prática de desporto;
Estiveram presentes os seguintes atletas e treinadores nas respetivas reuniões, que antecederam a receção oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à Equipa Olímpica de Portugal.