NÉLSON ÉVORA E FERNANDO PIMENTA GARANTEM DIPLOMAS OLÍMPICOS
O dia português nos Jogos Olímpicos Rio 2016 fica marcado pelas duas finais de Nélson Évora e Fernando Pimenta. Na final de K1 1000m, Fernando Pimenta liderou a prova até mais de metade, mas nos últimos 250 metros perdeu vantagem para a concorrência e terminou em quinto lugar, com o tempo de 3:35.349, garantindo o Diploma Olímpico.
Já Nélson Évora conquistou também mais um Diploma Olímpico para a comitiva portuguesa no Rio 2016 ao classificar-se em sexto lugar na final de Triplo Salto. O atleta português fez uma prova em crescendo: 16.90 no primeiro salto, 16.93 no segundo e 17.03 no terceiro. Já na fase final da prova, Nélson arriscou tudo, fazendo nulo nos três últimos saltos. De referir que a marca de 17.03, conseguida no terceiro salto, foi a melhor marca deste ano para o atleta.
Mas o dia português no Rio 2016 teve mais atletas em prova:
Na Canoagem, em K1 200m, Francisca Laia foi 8.ª classificada na final B, com o tempo de 42.695, e classificou-se assim em 16.º lugar da classificação geral.
No Estádio Olímpico, Marta Onofre e Maria Leonor Tavares não conseguiram a qualificação para a final do Salto com Vara. A recordista nacional saltou 4.30 e não conseguiu ultrapassar os 4.45, enquanto que Maria Leonor Tavares não foi além dos 4.15.
No Equestre, na Prova de Salto de Obstáculos, Luciana Diniz praticamente selou a presença na final do evento quando falta ainda disputar uma ronda de qualificação. Na segunda ronda desta tarde, a cavaleira portuguesa e a égua Fit fo Run 13 fizeram uma prova sem penalizações e mantém assim os oitos pontos de penalização trazidos da primeira ronda.
A terminar o dia português, no último dia de regatas em 49er, a dupla José Costa e Jorge Lima não conseguiu ascender na classificação e terminou as 12 regatas na 16ª posição, depois de hoje terem sido 8.º, 19.º e 12.º classificados nas três últimas regatas da prova.