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    OCEAN RACE: Imoca 60 convidados a participar na próxima edição

    Um acordo leva os IMOCA 60 para a próxima edição da regata

    Uma parceria foi estabelecida com a Associação Internacional de Classe Aberta Monocasco (IMOCA), que garante a exclusividade para utilizar os IMOCA 60 para regatas de barcos tripulados ao redor do mundo.

    Na passada semana, durante o final da Volvo Ocean Race, em Haia, realizou-se uma reunião de trabalho na qual participaram as partes interessadas na actualização das regras da classe IMOCA.

    The Hague Stopover. Information session about IMOCA partnership at The Hague. 28 June, 2018.

    Velejadores que participaram nos mais recentes eventos da Volvo Ocean Race, e da classe  IMOCA, juntamente com os arquitectos navais envolvidos na construção de novos barcos da classe IMOCA, como Guillaume Verdier e Juan Kouyoumdjian, vieram a Haia para discutir as alterações.

    “Este é um primeiro passo, de muitos, na preparação para a próxima edição da regata em 2021”, disse Johan Salen, co-presidente da prova. “Há um processo de cooperação em andamento, para colocar em prática os elementos de que precisamos para tornar a próxima edição da prova um sucesso do ponto de vista desportivo e comercial.

    “Esta é uma questão complexa com muitas perspectivas, e estamos respeitosamente a receber sugestões de todos os principais interessados, desde a World Sailing até velejadores, equipas e parceiros individuais. Estamos confiantes, de que este é o caminho certo a seguir ”.

    “Evoluir a prova para monocascos com foils da classe IMOCA vai motivar mais velejadores, equipas e toda a indústria naval a preparar-se para a próxima edição. A parceria com a organização IMOCA existente, significa que o calendário profissional de vela offshore se torna mais unificado e eficiente, isso ajuda o desporto como um todo e também a construir um modelo de negócios sustentável para equipas e velejadores. ”

    The Hague Stopover. Information session about IMOCA partnership at The Hague. 28 June, 2018.

    “Este acordo proporciona aos proprietários e velejadores dos IMOCA, acesso à maior regata offshore tripulada no mundo, que também é uma grande plataforma de comunicação”, disse Antoine Mermod, Presidente da classe IMOCA.

    “À medida que trabalhamos em conjunto para trazer as regatas offshore mais importantes do mundo – em solitário ou com tripulação – para as embarcações da classe IMOCA, permitirá aumentar a classe internacionalmente e oferecer mais valor aos nossos acionistas.”

    A alteração para incluir os IMOCA garantirá que a prova continue na vanguarda do design e tecnologia, desafiando os melhores velejadores do mundo num ambiente com tripulantes e offshore.

    Um comité conjunto está a ser formado para redigir uma seção específica das Regras de Classe para IMOCA 60 com Tripulação , respeitando o espírito e a intenção da parceria, que inclui controle de custos, segurança e justiça desportiva.

    A regra relativa ao número de tripulantes a bordo da classe IMOCA na próxima edição está entre os itens considerados, com o objetivo de manter a posição de Repórter a Bordo.

    A atual Volvo Ocean Race terminou no último fim de semana, com as regatas mais disputadas em 45 anos de história do evento. Três equipas iniciaram a ultima etapa com a oportunidade de vencer a prova. A menos de 10 milhas do final, numa prova com 11 mil milhas, o resultado final ainda estava em dúvida, até que a equipa de Charles Caudrelier, o Dongfeng Race Team, finalmente passou para a frente de seus adversários e garantiu uma emocionante vitória em Haia.

    “Esta alteração é muito interessante”, disse Caudrelier depois de receber um briefing sobre as alterações. “Os Open 60 são barcos incríveis. Eu gosto muito de navegar nesses barcos e acho que quando as pessoas os virem  também vão gostar. Se as duas melhores regatas offshore do mundo se juntarem na mesma classe, só podem ser boas notícias. ”

    “Acho que, como velejador, isto é muito interessante”, disse Bouwe Bekking, um veterano com oito participações na Volvo Ocean e na Whitbread Round the World. “Para a geração mais jovem de velejadores, tudo é sobre foils, surfar e ir rápido e temos que garantir os melhores velejadores envolvidos na prova. Com o Open 60, eles acertaram, porque é isso que os velejadores querem. ”

    “É claro que há alguns obstáculos para ultrapassar”, disse Torben Grael, campeão olímpico e skipper vencedor da Volvo Ocean Race, além de vice-presidente da World Sailing. “Mas se conseguirmos unir os dois mundos, será positivo, pois abre a prova para muitos novos velejadores e cria um muito maior calendário de eventos para as equipas que competem nos Open 60s.”

    A parceria significa que os principais arquitectos de vela offshore estarão envolvidos na próxima edição da prova, com o objetivo de produzir o mais rápido monocasco offshore com tripulação completa, para dar a volta ao mundo, de sempre.

    “A vela oceânica é um desporto que não é apenas sobre a tripulação, mas também sobre o equipamento, então combinar os dois elementos é o que nos permite dizer que estamos no topo das regatas offshore”, disse Juan Kouyoumdjian, que desenhou três dos passados barcos vencedores da Volvo Ocean Race.

    “Eu acho que é um passo muito positivo. O futuro permitirá que os velejadores e desenhadores evoluam para o próximo nível, o que inevitavelmente chegará às outras classes. ”

    “Estamos a tentar fazer um barco para o futuro, que seja capaz de fazer regatas de curta distância e com tripulações completas”, disse Guillaume Verdier, um dos principais desenhadores da classe IMOCA, também envolvido na America’s Cup. “A minha opinião, é que é possível encontrar um compromisso de ambos os lados, e encontrarem-se no meio.”

    A parceria com a classe IMOCA também garante que os barcos tenham capacidade de produção de media de ponta, como foi o caso da recente edição da Volvo Ocean Race.

    Aceder ao vivo aos barcos, enquanto eles competem em alguns dos oceanos mais remotos do mundo, bem como imagens de drones e conteúdos produzidos pelos repórteres a bordo, proporcionaram uma cobertura mediática inovadora que garantiu um numero recorde de fãs.

    Esta continua q ser uma prioridade importante para a próxima edição.

    Assim como, a diversidade da tripulação. A Volvo Ocean Race 2017-18 contou com 23 tripulantes femininos e 30 com menos de 30 anos. Ambos são recordes para a prova. Esta é uma tendência a ser encorajada para o futuro.

    “O processo está apenas a começar”, disse Nick Bice, que lidera o projeto para desenvolver a regra dos Open 60 para a próxima edição. “Temos quatro dos atuais designers da classe IMOCA connosco, para nos ajudar a entender os problemas que enfrentaremos.”

    “Vamos levar as sugestões de todos para o comissão conjunta e começaremos a desenvolver as regras que serão utilizadas nos Open 60 para participar na próxima edição da prova. O nosso objetivo é estar pronto no final do ano. ”

    O futuro da classe de barcos VO65, usados nas duas últimas edições da corrida, será revelado nas próximas semanas.