Início Desporto OCEAN RACE: Brunel e Dongfeng lutam pela vitória

    OCEAN RACE: Brunel e Dongfeng lutam pela vitória

    O Brunel e o Dongfeng lutam lado a lado pela vitória

    O veterano da Volvo Ocean Race, Bouwe Bekking, prevê uma chegada ao photo-finish para a 7.ª, entretanto a sua equipa, o Brunel, tem uma pequena vantagem sobre o Dongfeng Race Team, últimas 36 horas têm sido disputadas metro a metro.

    Menos de seis quilómetros separam os dois barcos, e com 400 milhas até à linha de chegada em Itajaí, no Brasil, Bekking diz que vai ser uma luta até ao fim.

    Leg 7 from Auckland to Itajai, day 15 on board MAPFRE, Blair Tuke steering with Antonio Cuervas-Mons and Tamara on deck, 01 April, 2018.

    Além de um momento onde o Dongfeng os passou temporariamente, há exatamente 36 horas, o Brunel tem liderado a etapa nas últimas 3.000 milhas nos Mares do Sul e no Atlântico.

    Mas o skipper holandês Bouwe Bekking, o velejador mais experiente da regata, sabe que não deve assumir que tem a etapa controlada e, como tal, está a mentalizar a sua equipa para uma última batalha com o Dongfeng.

    “A boa notícia, é que estamos a devorar rapidamente as milhas em direção ao final”, disse Bekking. “Nas últimas cinco horas, fizemos uma média de 24 nós!

    “Podemos achar que estamos a ganhar alguma vantagem, mas não, ganhamos apenas duas milhas ao Dongfeng. Eles estão a esforçar-se muito, para conseguir os três pontos para o vencedor da etapa.

    “Chegamos a achar que tínhamos uma vantagem razoável mas a corda elástica diminuiu novamente. Na verdade, não existe mais, já que a previsão é que temos dois minutos de diferença.”

    “Será uma batalha entre o autocarro amarelo e o vermelho, nas próximas 36 horas.”

    À medida que a temperatura da água e do ar sobe, os tripulantes do Dongfeng estão a começar a arrumar as memórias do brutal desconforto nos Mares do Sul, enquanto navegam para norte.

    “Acabamos de passar a alta pressão, e o nosso mundo mudou completamente nas últimas 24 horas”, disse Charles Craudelier, skipper do barco chinês.

    “A temperatura da água subiu de 9 para 20 graus, e o ar de 3 para 18 em 48 horas.

    “Acho que nossos corpos e as nossas mentes estão aliviados por estarmos livres da pressão e dos medos dos Mares do Sul, agora podemos começar a relaxar. Quando navegamos nessa zona temos que desligar o cérebro para esquecer os medos, o frio e a humidade.

    “Agora temos 48 horas para tentar passar o Brunel, mas primeiro temos que terminar a etapa sem partir o nosso barco. A maioria da frota teve problemas e a nossa prioridade agora é acabar. ”

    A equipa do AkzoNobel permanece em num confortável terceiro lugar, a 200 milhas dos primeiros, mas também tem uma vantagem de cerca de 240 milhas para o quarto colocado, o Turn the Tide on Plastic e o MAPFRE em quinto.

    As equipas de trás estavam hoje a tentar escapar das garras do sistema de alta pressão, cujos ventos ligeiros estão a atrasar a sua chegada a Itajaí.

    Leg 7 from Auckland to Itajai, day 17 on board Dongfeng. No water on deck for the first time since the start of this leg. 01 April, 2018.

    Ambas as equipas sofreram danos significativos nesta etapa – a calha principal do MAPFRE ficou danificada no início da etapa, e a vela grande acabou por ficar rasgada em dois, enquanto o mastro Turn the Tide on Plastic estava em perigo devido a um problema num vau. (os suportes horizontais que ajudam a suportar o mastro).

    Portanto, uma mudança das condições implacáveis do Oceano Antártico foi bem-vinda. Para o Turn the Tide on Plastic, os ventos mais ligeiros e o mar plano fizeram com que a equipa pudesse fazer uma boa reparação, e estão de volta a 100 por cento, com o mastro em condições.

    Por outro lado, as condições mais leves significam que estarão no mar por mais tempo, e ambas as equipas podem demorar mais três dias do que os primeiros, a cruzar a linha de chegada.

    “De um extremo ao outro – aqui estamos a tentar navegar para norte sem vento, através de uma alta pressão”, disse o skipper do MAPFRE, Xabi Fernández. “Está tudo bem, eu ainda não vi ninguém a protestar, já que estamos felizes por ter uns dias tranquilos.

    “Ainda estamos a lutar para recuperar mais um lugar, por isso temos a motivação em alta para navegar corretamente e o tempo não para.

    “Desde que içamos a vela grande reparada, continuamos a olhar para cima e parece que está tudo seguro, e isso é uma boa notícia para nós. A calha do mastro também parece bem e estamos a seguir os tempos de rota mais ou menos bem. Isto dá-nos mais cinco dias de navegação!

    A previsão de chegada para o par líder, é a partir das15:00 UTC de amanhã (terça-feira), embora uma zona com calmarias na chegada possa atrasar isto por várias horas. A equipa AkzoNobel prevê terminar 36 horas depois, com os dois últimos a chegar lá para o fim de semana.

    O SHK / Scallywag continua a avançar para a costa do Chile, enquanto o Vestas 11 Hour Racing continua nas Ilhas Falkland a estudar a melhor hipótese de sair de lá.

     

    7ª etapa – Classificação geral – Segunda-feira 2 de abril (Dia 16) – 17:00 UTC

    1 – Team Brunel – distância até ao final – 337,98 milhas náuticas

    2 – Dongfeng Race Team +4,64

    3 – AkzoNobel +228,86

    4- Turn the Tide on Plastic +534,80

    5 – Mapfre +611,69

    6 – Vestas/11th Hour Racing – sus

    7 – Sun Hung Kai / Scallywag – sus