Início Arte e Cultura MÚSICA: “Noites de Queluz” abre a 1 de outubro

    MÚSICA: “Noites de Queluz” abre a 1 de outubro

    Outubro chega com dias mais curtos e o outono já instalado, mas o sol ainda morno e as cores quentes que tomam conta da natureza convidam a sair de casa. Nos parques e monumenos de Sintra celebramos esta estação do ano com uma agenda à altura: recheada e vibrante.

    Noites_de_Queluz_Palacio_Nacional_de_Queluz_Sala_do_Trono_lowres_creditos_PSML-Wilson_PereiraLogo no dia 1 de outubro, Dia Internacional da Música, as “Noites de Queluz – Tempestade e Galenterie” regressam ao Palácio Nacional de Queluz. O ciclo de música barroca marca o início da Temporada de Música 2016/2017, uma parceria da Parques de Sintra com o Divino Sospiro – Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, que contempla também os ciclos “Serões Musicais no Palácio da Pena” e “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio”, no Palácio Nacional de Sintra.

    Com direção artística de Massimo Mazzeo, as “Noites de Queluz” propõem uma viagem aos séculos XVII e XVIII, altura em que a música acompanha a transição entre o barroco e o rococó. A estreia moderna mundial da Serenata “L’Endiminone” faz as honras de abertura deste ciclo, que incluirá a realização de nove concertos que se estendem até 29 de outubro.

    Para as famílias, temos um conjunto de atividades que aliam conhecimento e diversão. No dia 15 de outubro às 10h30, os mais pequenos poderão conhecer a história do Palácio Nacional da Pena em“Como se faz um Palácio”, uma peça de teatro de marionetas que alia artes plásticas, pedagogia e música. No dia 22 de outubro, às 15h00, o destaque vai para o regresso do “Jardim dos Jogos” aos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, uma atividade que convida os participantes a envolverem-se em jogos de época, à descoberta da resposta a um mistério com centenas de anos…

    Para quem gosta de meter as mãos na terra, a Quintinha de Monserrate recebe, nos dias 22 e 29 de outubro, quatro sessões teórico-práticas dedicadas às “Plantas Aromáticas e Medicinais”, que permitirão aos participantes aprender os passos mais importantes no cultivo e produção destas plantas.