Gouveia GP de Portugal 2016
Com as verificações técnicas e administrativas realizadas na sexta-feira, a Super Especial foi o primeiro momento competitivo da prova onde os pilotos partindo dois a dois para um curto percurso com obstáculos artificiais ao mesmo estilo Super Enduro, iniciaram em definitivo a ronda portuguesa do campeonato do mundo.
Zonas de troncos e pedras foram decisivas no resultado final da Super Especial onde o francês, Mathias Bellino em Husqvarna, foi o vencedor na Super Especial Noturna, que teve lugar no centro Hípico em Gouveia.
Alex Salvini foi o segundo mais rápido com a Beta, terminando na frente de Lorenzo Santolino com a Sherco. Entre os pilotos portugueses foi o melhor ao terminar na nona posição com o mesmo tempo assinado por Taddy Blasuziak, o seis vezes campeão do mundo de Super Enduro que está em Portugal a participar pela primeira em 2016 no EnduroGP. Luís Correia foi o 27º numa Super Especial marcada por algumas quedas, com destaque para aquele que envolveu o estreante Davide Guarneri e que deixou o italiano na 40ª e última posição dos pilotos de EnduroGP.
Diogo Ventura foi quinto entre os Juniores, tendo André Martins ocupado posição idêntica na Youth Cup, classe onde Tomás Clemente foi o sétimo.
Entre os pilotos do pelotão do campeonato nacional o mais rápido foi Joaquim Rodrigues com 1m38.98s, sendo que os concorrentes em exclusivo ao campeonato nacional tiveram que enfrentar um percurso ligeiramente diferente face ao preparado para o campeonato do mundo, naquela que foi também a primeira vez que o nacional teve uma Super Especial.