– CNV enfrentou calor minhoto
Cumpridos todos os requisitos em termos de segurança e condições de utilização do circuito para pilotos e equipas o Campeonato Nacional de Velocidade esteve no passado fim-de-semana no circuito minhoto de Braga para aquela que foi a primeira visita do ano ao curto e exigente traçado do Vasco Sameiro com os seus 3.020 metros de perímetro.
Com um total de 55 pilotos em pista, número que não acontecia nesta pista desde 2014, todos enfrentaram igualmente temperaturas bastante elevadas, que chegaram a rondar os 40° Celsius, tornando ainda mais exigente a condução por força de um mais elevado desgaste fisico a que todos foram obrigados.
Num regresso ao traçado mais a norte de Portugal muito saudado pelos pilotos o Clube Automóvel do Minho levou pela 67ª vez no seu circuito uma corrida de motos e foram muitos os momentos quentes que se viveram em jornada de intenso calor. Fruto do seu perímetro mais curto o circuito de Braga tem sempre corridas com um maior número de voltas em todas as categorias e com o seu desenho bastante exigente do ponto de vista técnico os pilotos enfrentaram uma corrida muito dura como já era previsto.
Na classe maior do campeonato foi Tiago Magalhães quem assinou a terceiro vitória consecutiva da temporada, seguido mais uma vez por Rui Reigoto, um dos especialistas do circuito minhoto, que cruzou a linha de meta com mais de oito segundos de diferença para o campeão nacional após as 18 voltas realizadas. Destaque para o excelente terceiro lugar de Romeu Leite, que se estreou em grande forma na classe maior do campeonato nacional, deixando atrás de si uma animada luta pelo quarto lugar que envolveu um trio de pilotos: Mário Alves, Pedro Monteiro e Tiago Lopes, que fecharam a corrida nesta mesma ordem, numa corrida onde Ivo Lopes esteve intocável nas Superstock 600, vencendo mais uma vez na categoria.
Na Taça Luis Carreira – ENI, que como é hábito realizaram duas corridas, ambas com 11 voltas, foram os mesmos protagonistas que subiram ao degrau mais alto do pódio em qualquer um dos duelos nas três classes. Tony Costa – a jogar em casa com a sua Ducati – mostrou que é também ele um especialista deste traçado e venceu em ambas as corridas na geral e na classe SBK, o mesmo se passando com João Curva na Open e Luis Teixeira nas SS, este com mais trabalho entre mãos na primeira corrida ao cruzar a linha de meta com apenas sete décimas de segundo de vantagem face a João Vieira.
Os homens da ZCup, que competem na mesma grelha de partida, alinharam apenas para a primeira corrida e das três motos em pista foi Miguel Sousa quem venceu.
Vitórias ainda para Paulo Leite na Pré-Moto3 na frente de João Marinho e Alexandre Mateiro, com Luis Pinto a ser o melhor em Moto4 face a Diogo Regadas e Patrick Costa. Nas Clássicas foi Bernardo Villar o melhor na classificação geral final, sendo igualmente vencedor na classe C3. Joaquim Boavida venceu em C2 e Fernando Pedrinho colocou a sua BMW na primeira posição da C1.
O campeonato cumpre agora a sua habitual paragem de Verão, regressando no circuito do Estoril no arranque do mês de Setembro para as suas derradeiras três provas da temporada.