A marca de moda Missoni realça a sua relação estreita com o mundo da arte através da exposição “Missoni, Art, Colour”, patente no MA*GA Museum, em Gallarate, Itália, até 8 de novembro. Em exibição estão mais de 100 peças de roupa que marcaram a história da marca italiana fundada em 1953 por Rosita and Ottavio Missoni, assim como obras de arte europeias do século XX.
A exposição abre com uma instalação de vídeo realizada em 2009 pelo artista turco Ali Kazma, que captou imagens de bastidores para mostrar a combinação entre design contemporâneo e abordagem artesanal que caracteriza a Missoni. Além dos desenhos coloridos da marca, é dado um lugar de destaque às pinturas e tapeçarias de retalhos de malha de Ottavio Missoni, aqui exibidas entre pinturas de artistas de renome internacional, que influenciaram profundamente a estética da Missoni, como Kandinsky, Paul Klee e Sonia Delaunay. Instalações de Luca Missoni e Angelo Jelmini feitas com enormes bobinas de fios coloridos e tecidos compõem outra parte da exposição, juntamente com mais de 100 peças de roupa do arquivo Missoni.
“Esta exposição mostra a ligação entre a arte e a nossa moda. Aqueles que trabalham em moda são sempre influenciados pela época em que estão a viver e é curioso ver que nos últimos 20 anos muitos jovens artistas foram inspirados pelo nosso trabalho, por isso há sempre uma troca de influências e inspirações “, afirmou a diretora criativa da marca, Angela Missoni.
INFO: ModaLisboa
Veja ainda Fast Talks