Início Lifestyle MARKET: 2ª Edição Stone na Batalha

    MARKET: 2ª Edição Stone na Batalha

    2ª edição Stone – Exposição de Pedra Natural de Portugal

    22 a 25 de Abril  Exposalão – Batalha

    Os prémios do concurso “Ideias de Pedra”, ganhos por estudantes de duas universidades e uma escola superior, são entregues durante a 2ª edição da Stone – Exposição de Pedra Natural de Portugal, que decorre este mês de abril na Batalha.

    Stone28A Stone é uma organização do Centro de Exposições Exposalão e conta com a presença de 100 expositores portugueses, a generalidade grandes referências do setor, ao nível da pedra natural e dos equipamentos para a indústria extrativa. O número de importadores presentes no evento, que decorre de 22 a 25 de abril, ronda os 150, provenientes de 25 países.

    O concurso “Ideias de Pedra”, promovido pela Assimagra no âmbito do projeto “Stone Edge -Na Crista da Pedra”, foi ganho por Patrícia Araújo (Universidade Lusófona de Lisboa), Rita Mendes Pereira (ESAD Caldas da Rainha) e Tiago Anselmo (Universidade de Évora). Duas equipas da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa receberam menções honrosas pela sua criatividade.

    Os prémios são entregues na cerimónia de encerramento do projeto “Stone Edge – Na Crista da Pedra”, a realizar no dia 24 de abril, durante a Stone. O júri do concurso avaliou 38 ideias, das quais se destacaram 16, com potencial de desenvolvimento, pela sua criatividade e inovação. O seminário “Ideias de Pedra” contará, na sessão de abertura, com a presença e intervenção do Ministro do ambiente , Ordenamento do território e Energia, Eng.º Jorge Moreira da Silva.

    Este ano, a Stone apresenta-se ainda com uma dimensão maior, a todos os níveis. No espaço ocupado, que aumentou 30% em relação a 2013, agora com uma área de 16 mil metros quadrados. No que respeita aos expositores, contamos com a participação dos principais players do mercado, havendo agora uma maior diversidade de pedra, com destaque para os calcários, granitos e mármores.

    O certame – cuja primeira edição aconteceu em 2013 – tem como “objetivo de promover e aumentar a visibilidade da pedra de Portugal no mercado externo, e a ambição de fomentar as exportações nacionais”, refere José Frazão, diretor-geral da Exposalão.

    “Um dos pilares da iniciativa é a divulgação da fileira da pedra natural, em toda a sua abrangência – desde os mais variados tipos de rochas ornamentais, até à vasta gama de equipamentos e máquinas para a extração e transformação da pedra, não esquecendo os acessórios, ferramentas, abrasivos, os transportes e a logística”, conclui José Frazão.