O recém-inaugurado Museu Vista Alegre, em parceria com o Município de Ílhavo, promove, este verão, quatro exposições temporárias dedicadas à ilustração, que podem ser visitadas até 31 de agosto. A entrada é livre.
A ilustração assumiu, ao longo dos últimos anos, um lugar de destaque na produção da Vista Alegre. É dessa íntima ligação entre a arte da porcelana e a ilustração que nascem estas primeiras quatro exposições temporárias do renovado e ampliado Museu da CVista Alegre, inaugurado pelo Presidente da República no passado dia 27 de maio.
A marca centenária de porcelana, vidro e cristal portuguesa presta assim homenagem aos autores de ilustração, às suas histórias, destacando o que de melhor se produz a nível nacional e internacional. Durante os meses de julho e agosto, estarão também expostas ao público peças de cerâmica que valorizam a ponte entre o suporte papel e o objeto tridimensional, destacando-se a coleção “1+1=1”, que associa a porcelana Vista Alegre a escritores e ilustradores e a “2 Ilustradores Internacionais”, resultado de uma parceria entre a Vista Alegre e a Ilustrarte.
As exposições patentes até 31 de agosto no Museu da Vista Alegre:
A exposição “Figuras, Figurinhas e Figurões” é composta por 22 cartoons do caricaturista António, escolhidos entre os mais significativos dos dois mil publicados no jornal Expresso durante os últimos 40 anos.
Na mesma exposição está patente a recente coleção “Figurões”, produzida em parceria com a Fábrica de Faianças Bordallo Pinheiro, resultado do desafio lançado a António, que originou representações do Papa Francisco, Eusébio, Mário Soares, Angela Merkel e Presidente Obama.
A exposição “Outro modo de ler” reúne nomes de grandes ilustradores portugueses e pretende ser sobretudo um espaço de descoberta e de convite à leitura. Durante as duas últimas décadas a ilustração portuguesa atingiu uma forte reputação internacional e o livro ilustrado é hoje um fascinante veículo onde conceito, texto e imagem concorrem para o prazer de leitores de todas as idades.
Comissariada por Eduardo Filipe e Ju Godinho, a exposição ILUSTRARTE – VII Bienal Internacional de Ilustração para a Infância mostra as obras de consagrados ilustradores e novos criadores do fabuloso mundo da literatura infantil ilustrada.
Mais de 1700 ilustradores de 72 países concorreram a esta edição e todos os trabalhos foram avaliados por um júri internacional constituído por Serge Bloch (ilustrador francês), Juanjo Oller, (editor e ilustrador espanhol), Johanna Benz (ilustradora alemã, vencedora da edição de 2014) e Joana Astolfi (editora e designerportuguesa).
Esta exposição apresenta ainda um outro núcleo temático com uma mostra monográfica sobre a obra do francês Serge Bloch, um dos grandes autores da ilustração e design internacionais contemporâneos.