Infantário Nuno Simões estabelece intercâmbio entre as cidades de Guimarães e Tóquio
O Infantário Nuno Simões, em Guimarães, vai receber uma delegação japonesa entre os dias 29 de outubro a 2 de novembro, que irá juntamente com a comunidade do infantário, promover a produção de um programa de âmbito social e solidário, denominado a “Carrinha Solidária” permitindo o intercâmbio de experiências entre as cidades de Guimarães e Tóquio (Japão).
Este programa confere a promoção de práticas de educação inclusiva e beneficiará o Infantário Nuno Simões através da construção de estruturas de madeiras pedagógicas e a reparação pontual especializada, devidamente acompanhada por técnicos de carpintaria, construção civil e/ou eletricista, possibilitando a recuperação de alguns equipamentos do Infantário.
Esta iniciativa circunscrita maioritariamente à área física do polivalente, será acompanhada por uma equipa da direção, técnica e pedagógica do Infantário e pela equipa de filmagem da empresa Yellow TV Productions.
“O intercâmbio é um enorme desafio para qualquer instituição. Encarar diferentes culturas, novos países e outros idiomas proporciona experiências bastantes ricas para os dois lados. Por um lado, o Infantário Nuno Simões procura desafiar a sua comunidade a sair da zona de conforto, dinamizando as capacidades sociais, por outro, não deixa de ser uma oportunidade para que as crianças aprendam a valorizar a troca de cultura e o contato com pessoas de diferentes nacionalidades”, apontou o presidente da direção, Ricardo Machado.
O programa tem uma vertente solidária e conta com uma audiência de mais de 10 milhões de espetadores. Será transmitido pela TV Tokyo no dia 30 de dezembro de 2019.