Prémio Transportes Bernardo Marques abre candidaturas
O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, instituído pelo Clube Escape Livre, regressa na sexta edição. O prémio adiciona a componente solidária ao projeto Cápsula do Tempo Guarda 2050 e continua a ter o apoio da Transportes Bernardo Marques, empresa da cidade mais alta, atribuindo um montante de mil euros a uma IPSS do concelho da Guarda. O período de candidaturas ao prémio decorre até 8 de Abril.
A Cápsula do Tempo Guarda 2050, projeto iniciado em 1 de Julho de 2013, conta anualmente com diversas iniciativas, a primeira delas assinalada no Dia Mundial do Sorriso, a 28 de Abril, e o restante programa de aniversário a decorrer em cada 1 de Julho. A primeira data do ano consiste na entrega efetiva do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, permitindo às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho da Guarda usar esta verba, ainda que simbólica, para implementar bens ou serviços que possam melhorar a vida dos seus utentes.
As IPSS do concelho da Guarda podem apresentar a sua candidatura, por email ou via CTT, ao Clube Escape Livre, até 08 de Abril, com a indicação do projeto ou necessidade que os mil euros poderiam ajudar a colmatar. Após a receção das candidaturas, o júri constituído pelos parceiros do projeto Cápsula do Tempo – Clube Escape Livre, Rádio Altitude, Instituto Politécnico da Guarda e Transportes Bernardo Marques – selecionam o projeto vencedor.
Desde a primeira edição, em 2014, já receberam este Prémio Solidário o Refúgio Ana Luísa, casa de acolhimento temporário de crianças pertencente à Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, de apoio aos idosos, a Associação Para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom, também de apoio aos idosos, o Centro de Apoio à Vida/NASCER da Cáritas Diocesana da Guarda e o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Conceição, da Castanheira, de apoio a idosos.
Sobre a Cápsula do Tempo
Recorde-se que a Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal, a emitir na Rádio Altitude. A cápsula foi enterrada no dia 1 de Julho de 2013, junto à Torre de Menagem, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais, sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de Julho de 2050. Até lá, é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São atuais parceiros no projeto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Transportes Bernardo Marques, a SPAL e, institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.