Conferência assinala aniversário
Cápsula do Tempo debate futuro do vinho
“Como serão os vinhos em 2050?” é o tema que este ano o aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 leva à cidade da Guarda, já no dia 1 de Julho. No Auditório do Instituto Politécnico da Guarda, na Rua Soeiro Viegas, vai estar António Mendes Nunes, jornalista e crítico de vinhos.
A conferência é um dos momentos chave do programa que anualmente assinala o encerramento da Cápsula do Tempo e o tema dos vinhos apresenta-se como uma das grandes alavancas económicas e turísticas da região.
O programa tem início por volta das 16h00, na Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem, com os habituais momentos de plantação de uma nova árvore e o cinzelar da árvore, este ano por Álvaro Amaro, presidente do Município da Guarda. A conferência “Como serão os vinhos em 2050? – os vinhos de guarda da Guarda” é seguida de um brinde com espumante de Castelo Rodrigo. Todo o programa será aberto ao público e oportunamente divulgado em detalhe.
Entretanto, o Clube Escape Livre e a Junta de Freguesia da Guarda acabam de assinar um protocolo de colaboração que prevê a manutenção, até 2050, da Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem, onde se encontra a Cápsula do Tempo. O acordo prevê que aquele espaço emblemático e de observação paisagística junto ao ponto mais elevado da cidade seja permanentemente cuidado pela freguesia, que dispõe dos meios técnicos e logísticos para tal, sem grandes custos, mantendo toda a beleza do local. A freguesia assume ainda, no âmbito das comemorações anuais da Cápsula, a logística na plantação de uma nova árvore e a colocação da nova pedra datada.
Refira-se que as comemorações deste terceiro aniversário da Cápsula do Tempo tiveram início no dia 17 de Maio, com a entrega do prémio solidário de mil euros pela empresa Transportes Bernardo Marques à Cáritas Diocesana da Guarda, para contribuição da construção de um parque infantil numa casa de acolhimento de jovens mães.
O que é a Cápsula do Tempo
A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi um projecto que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre e os 65 Anos da Rádio Altitude, a 1 de Julho de 2013. Na Encosta do Tempo, junto à Torre de Menagem da Guarda, foi enterrada a Cápsula do Tempo, um depósito que reúne os testemunhos, as fotografias e alguns objectos de 40 personalidades de diversas áreas profissionais e de algumas entidades, empresas e turmas de escolas. A Cápsula do Tempo será desenterrada a 1 de Julho de 2050, sendo que anualmente estão previstas várias acções para a recordar e para dinamizar a Guarda.