Taça de Portugal – Final Drive 2016
SELEÇÃO DO NORTE TRICAMPEÃ DO INTER-REGIÕES
NO MONTADO HOTEL & GOLF RESORT, OS MELHORES JOVENS DO ANO, DOS SUB-10 AOS SUB-18, MOSTRARAM BOM GOLFE DURANTE DOIS DIAS E TIVERAM O PRIVILÉGIO DE VER JOGAR E DE ENTREVISTAR AS GRANDES ESTRELAS DO GOLFE PORTUGUÊS
A seleção do Norte sagrou-se tricampeã da Taça de Portugal, a Final do Circuito Drive, o circuito juvenil da Federação Portuguesa de Golfe (FPG), que decorreu durante dois dias no Montado Hotel & Golf Resort, em Palmela.
A equipa comandada pelos treinadores Nelson Ribeiro e Paulo Ferreira totalizou 720 pontos, seguida das formações do Centro com 680, do Sul com 665 e das Ilhas Atlânticas com 596.
No final da jornada inaugural, o Norte dispunha de 1 único ponto de vantagem sobre o Centro, mas quando tudo terminou essa superioridade tinha crescido para 40 pontos.
Foi o mais difícil dos três triunfos do Norte na Taça de Portugal, nas três edições realizadas em Palmela. No ano passado, com os treinadores Eduardo Maganinho e João Beires, somara 740 pontos, estabelecendo uma superioridade de 99 pontos sobre as Ilhas Atlânticas.
Mas o recorde continua a pertencer à equipa de 2014, capitaneada por Miguel Teixeira Bastos e treinada por Nelson Ribeiro, que totalizou 776 pontos e impôs uma vantagem ainda mais confortável de 101 pontos sobre a equipa do Sul.
Deve-se, contudo, salientar que esta seleção nortenha viu-se desfalcada dos seus melhores jogadores, o campeão nacional amador, Pedro Lencart, Vasco Alves e José Maria Cunha, que foram convocados para a seleção nacional amadora da Federação Portuguesa de Golfe.
A equipa nacional da FPG defrontou, ao mesmo tempo e no mesmo local, a sua congénere de profissionais da PGA de Portugal na 5ª Taça Manuel Agrellos e foi, naturalmente, derrotada por 14,5-5,5.
Diga-se que também a equipa das Ilhas foi bastante prejudicada pela convocação de Carlos Laranja, de 16 anos, para a Taça Manuel Agrellos e o jogador do Clube de golfe do Santo da Serra mostrou bem o que vale ao derrotar nos singulares o melhor golfista português da atualidade, Ricardo Melo Gouveia. Bem falta fez à sua equipa na Taça de Portugal – Final Drive.
Foi a primeira vez que se reuniram em competição todas as seleções nacionais, uma iniciativa muito aplaudida pelos jogadores, seus pais e treinadores. Para além de terem oportunidade de ver em competição nomes como o atleta olímpico Ricardo Melo Gouveia que milita no European Tour, Ricardo Santos que compete no Challenge Tour, Pedro Figueiredo e Tiago Cruz que atuam no circuito espanhol (e tantos outros), os mais jovens puderam ainda confraternizar com os seus ídolos.
Aliás, a FPG organizou uma conferência de Imprensa com Ricardo Melo Gouveia, Ricardo Santos e Vítor Lopes, na qual os “jornalistas” foram os jovens finalistas do Circuito Drive. Dezenas de jovens perguntaram aos “craques” pelas suas rotinas de treino, pelos sacrifícios que tinham feito para chegarem onde estão, pela escolha dos torneios do seu calendário competitivo, etc., havendo um vídeo completo desta iniciativa nas contas de Facebook da FPG e da PGA de Portugal, bem como na FPG-TV no You Tube.
Mas, voltando aos resultados da 3ª Taça de Portugal – Final Drive, o domínio do Norte não é surpreendente, dado o reconhecido trabalho dos clubes daquela região junto dos escalões etários mais jovens. Aliás, em 2016 o Club deGolf de Miramar (de Vila Nova de Gaia) ganhou Campeonato Nacional de Clubes nos escalões de sub-14 e sub-18, e depois desta Taça de Portugal recebeu o prémio de clube mais pontuado em todo o Circuito Drive pelo segundo ano consecutivo.
A superioridade do Norte sentiu-se tanto entre os mais novos como os mais velhos. Este ano a FPG organizou classificações por equipas nos escalões de sub-10 e depois dos sub-12 aos sub-18. Pois, bem, nos sub-10 o Norte venceu com 57 pontos, face aos 55 do Centro, 45 das Ilhas e 34 do Sul. Dos sub-12 aos sub-18 o Norte ganhou com 663 pontos, diante do Sul com 631, do Centro com 625 e das Ilhas com 551.
Mas nem tudo o Norte levou. Nas classificações individuais, houve triunfos para todos os gostos e de todas as regiões.
O madeirense José Maria Gonçalves, do Palheiro Golf (equipa das Ilhas), que venceu todas as competições Drive que jogou, impôs-se nos sub-10 com 23 pontos gross. Sofia Barroso Sá, do Santo Estêvão Golfe (do Centro), foi a melhor nos sub-12 com 56 pontos gross. Francisco Matos Coelho, que reside em Lisboa mas representa a equipa do Sul e joga pelo Clube de Golfe de Vilamoura, esmagou tudo e todos, não só no seu escalão de sub-14, mas mesmo em todos os escalões, com as suas 140 pancadas, 4 abaixo do Par! O açoriano Tiago Nunes, do VerdeGolf Country Club (Ilhas) foi o melhor nos sub-16 com 152 pancadas, 8 acima do Par, e este sucesso deverá valer-lhe um apoio do Governo Regional dos Açores para poder competir mais vezes no Continente em 2017. E Guilherme Oliva, do Montado, a jogar em casa (Centro), “limpou” a classificação de sub-18 com 148 pancadas, 4 acima do Par.
Sublinhe-se que as classificações individuais são menos importantes nesta Taça de Portugal, dado ser uma competição por equipas.
Ao contrário do ano passado, este ano não tivemos nenhum jogador a fazer o chamado “Grand Slam Drive”, que consiste em vencer o Campeonato Nacional de Jovens, ganhar a Taça de Portugal quer individualmente quer por equipas, e ainda terminar a época na 1ª posição do Ranking Nacional Drive BPI do seu escalão etário.
Declarações dos treinadores campeões
A FPG-TV colocou no You Tube e no Facebook declarações de todos os capitães/treinadores das equipas, mas vale a pena destacar as palavras dos treinadores campeões:
Nelson Ribeiro (Club de Golf de Miramar): «Somos tricampeões e esperemos que para o ano possamos vir de novo com uma equipa forte para fazermos um quarto título consecutivo, para não pararmos esta onde de vitória. (…) Não diria que esta equipa do Norte foi das mais fortes mas é uma equipa forte e mais equilibrada entre os vários escalões etários. Aliás, só pudemos jogar com um elemento de sub-18, o que fez com que os outros escalões tivessem necessidade de afirmar-se mais».
Paulo Ferreira (Vidago Palace Golf Course): «Foi difícil atribuir os convites aos jogadores, tivemos de conversar durante algum tempo, porque havia muito equilíbrio entre os jogadores do Norte. Não foi fácil chegar à decisão final mas acho que a equipa que trouxemos era bastante coesa e o resultado final foi positivo. (…) Conversámos com os jogadores ontem à noite e cada um estava ciente do trabalho que tinham de fazer hoje, sabíamos que era difícil porque o Centro e do Sul também tinham boas equipas, mas todos corresponderam e estiveram à altura».
Classificações finais da Taça de Portugal – Final Drive 2016
INTER-REGIÕES
1º Norte, 720 Pontos (355+365)
2º Centro, 680 (354+326)
3º Sul, 665 (325+340)
4º Ilhas, 596 (294+302)
SUB-18 (STROKE PLAY)
1º Guilherme Oliva (Clube de Golfe do Montado), 148 pancadas (71+77), +4
SUB-16 (STROKE PLAY)
1º Tiago Nunes (VerdeGolf Country Club), 152 pancadas (74+78), +8
SUB-14 (STROKE PLAY)
1º Francisco Matos Coelho (Clube de Golfe de Vilamoura), 140 (73+67), -4*
* O melhor resultado do torneio quer de uma volta (a segunda, em -5) quer do agregado. Sagrou-se Campeão Gross Geral da Taça de Portugal- Final Drive 2016, ele que tinha estado ausente no ano passado, porque competia no estrangeiro.
SUB-12 (STABLEFORD GROSS)
1º Sofia Barroso Sá (Santo Estêvão Golfe), 56 pontos (28+28), +17
SUB-10 (STABLEFORD GROSS)
1º José Maria Gonçalves (Palheiro Golf), 23 pontos (10+13), +14
Os sub-10 jogaram 9 buracos por dia, num total de 18 e não 18 buracos por dia para um total de 36, como os restantes escalões etários.
Clube mais pontuado
Ao longo do ano, em qualquer torneio do Circuito Drive, o top-5 de cada escalão etário atribuiu pontos para o clube de origem dos jogadores. No final da época o clube mais pontuado recebeu um prémio. Em 2016 o clube que terminou em 1º lugar foi o Club de Golf de Miramar com 121 pontos.
Ranking Nacional Drive BPI 2016
A cerimónia de entrega de prémios contou com as presenças de Miguel Franco de Sousa, presidente da FPG; Manuel Agrellos, presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPG, Marco Andrade, diretor do Montado Hotel &Golf Resort; João Coutinho, diretor de torneio e diretor-técnico nacional, e alguns membros da Direção da FPG, como Manuel Quinta e Tomás Melo Gouveia.
Para além dos prémios individuais e coletivos da Taça de Portugal, foram também entregues os troféus aos nº1 do Ranking Nacional Drive BPI em cada escalão etário aos seguintes jogadores:
SUB-10: 1º Tomás Afonso Araújo (Norte/Miramar), 81 pontos; 1º Martim Morais Ribeiro (Centro/Quinta do Peru Golf& Country Club), 81 pontos.
SUB-12: 1º Alberto Costa Marques (Norte/Miramar), 201 pontos.
SUB-14: 1º Francisco Matos Coelho (Sul/Vilamoura), -0,5
SUB-16: 1º Pedro Lencart (Norte/Miramar), +0,5
SUB-18: 1º Cristiano Marcela (Sul/Espiche Golf), +2,3