SABOR PORTUGUÊS NA FESTA DAS VINDIMAS EM PARIS
Fête des Vendages recebe mais de meio milhão de visitantes, de 11 a 15 de outubro
Os Vinhos Verdes ou de Trás-os-Montes, passando pelos vinhos da Bairrada e da Beira Interior, Alheira de Mirandela, Chouriço Transmontano e de Arganil, Chanfana, Leitão da Mealhada, Queijo da Serra ou da Beira Baixa, Azeite e Castanhas, mas também Pastéis de Tentúgal ou Mel da Serra da Lousã, do Marão, da Aboboreira ou do Montemuro vão estar em grande destaque em Paris. Portugal vai ser o convidado de honra de um dos maiores eventos da capital francesa: a 84ª Fête des Vendages de Montmartre, a decorrer de 11 a 15 de outubro. Cinco regiões: Tâmega e Sousa, Trás-os-Montes, Coimbra, Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa participam nesta montra de tradições culinárias e vínicas que é esta festa do vinho na cidade luz. A Câmara do 18° Bairro de Paris, organizadora do evento Fête des Vendanges de Montmartre, acolheu com grande entusiasmo a ideia sugerida pela My Genuine Portugal, agência que se dedica à promoção de Portugal a nível internacional, e fez de Portugal o seu convidado de honra.
Todos os anos, na Butte Montmartre, a festa das vindimas acolhe quase meio milhão de pessoas que podem escolher entre as atividades de uma programação variada: espetáculos, exposições, animações de rua e espaços de promoção de produtos regionais. A edição de 2017 será a da promoção da gastronomia e dos vinhos portugueses e constitui uma oportunidade única para os parisienses provarem e apreciarem as especialidades e a singularidade das diferentes regiões portuguesas ali presentes. “É uma honra imensa podermos dar a conhecer produtos de tanta qualidade aos franceses, grandes gastrónomos e amadores de vinhos”, adianta Dina Carvalho Sanches, uma das mentoras do My Genuine Portugal que vive em Paris.
Junto à Basílica de Montmartre, no Parcours du Goût, ficarão instalados os stands portugueses, serão 135 m2 ocupados pelos Vinhos Verdes ou de Trás-os-Montes, passando pelos vinhos da Bairrada e da Beira interior, Alheira de Mirandela, Chouriço Transmontano e de Arganil, Chanfana, Leitão da Mealhada, Queijo da Serra ou da Beira Baixa, Azeite e Castanhas, mas também Pastéis de Tentúgal ou Mel da Serra da Lousã, do Marão, da Aboboreira ou do Montemuro.
Este Percurso do Gosto é oportunidade para os produtores portugueses, provenientes destas cinco regiões, deixarem os franceses apaixonados pela gastronomia nacional.
O programa Taste Portugal estará também presente na Fête des Vendanges e será lançado o programa da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo cujo objectivo é promover a gastronomia portuguesa e a internacionalização das empresas nacionais. Este programa da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) irá estender-se a 5 países e é desenvolvido em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), através da Secretaria de Estados das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Internacionalização, por via da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal (TP) e da Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.
O Chef Rui Silvestre do Restaurante Bon Bon com Estrela Michelin irá animar show-cookings nos stands do Taste Portugal.
Concerto de fado e prova de vinhos portugueses numa sala mítica de Montmartre: les Trois Baudets
O destaque dado a Portugal não se esgota na gastronomia e nos vinhos, o programa de atividades paralelas servirá de palco ao Fado. A sala “Les Trois Baudets”, espaço mítico onde outrora se ouviu Jacques Brel, Serge Gainsbourg ou Georges Brassens, irá receber Lizzie e os seus músicos, Nuno Esteves e Filipe Sousa, apresentando “Além Fado”. Um espetáculo singular misturando poemas de ilustres autores franceses com música de Fado.
. Antes do concerto e na mesma sala, o ‘rendez-vous’ está marcado para uma prova de vinhos portugueses harmonizados com especialidades típicas das cinco regiões presentes. Ana Sofia Oliveira, franco-portuguesa e consultora em marketing e comunicação de vinhos, a outra mentora do My Genuine Portugal a residir em Lisboa, aceitou o desafio de apresentar ‘os vinhos portugueses’ numa hora e meia a mais de 80 convidados franceses. ‘É um público curioso e interessado, muito conhecedor! Será extremamente rico poder trocar impressões com eles sobre a diversidade dos nossos vinhos’, afirma Ana Sofia Oliveira.
No sábado, 14 de outubro, no Grande Desfile das Vindimas de Montmartre, participará a Tuna de estudantes Oportuna, que irá percorrer o caminho simbólico entre as vinhas de Montmartre e a Basílica de Sacré Coeur, um momento de forte mediatização em França.
Desde 1934, a Fête des Vendanges de Montmartre celebra cada ano em outubro, a chegada do vinho do Clos Montmartre. É o 3º evento parisiense mais frequentado depois da ‘Nuit Blanche’ e de ‘Paris Plage’ com mais de 500.000 visitantes esperados na Butte Montmartre durante os 5 dias do evento, sendo uma organização da própria Câmara do 18º bairro de Paris.
Portugal, um destino muito procurado
Em 2016, o aumento do número de turistas franceses em Portugal foi de +17,6%, o maior aumento de sempre, confirmando que os franceses ocupam o 3º lugar no ranking de quem visita Portugal. Dentro de Portugal, visitam maioritariamente as cidades de Lisboa e do Porto, mas também o Algarve. Muitos outros elegem Portugal como a sua nova residência, quer seja na altura da reforma ou estando ainda no activo. Para além desses destinos muito procurados, Portugal oferece uma diversidade de propostas turísticas que já atraem os mais atentos.
MY GENUINE PORTUGAL
A agência reúne duas luso-descendentes e amigas, Dina Carvalho Sanches e Ana Sofia Oliveira. A primeira nasceu em Portugal mas mudou-se para França aos três anos e continua a viver em Paris. A segunda nasceu em Paris e vive há 13 anos em Lisboa. Ambas colocam as suas experiências combinadas nas áreas da comunicação e do marketing em prol da promoção de Portugal. Temática que as reúne desde sempre com uma grande vontade comum de promover o que Portugal tem de melhor.