Início Lifestyle GASTRONOMIA: Festa do Boi em Natal

    GASTRONOMIA: Festa do Boi em Natal

    SABER E SABORES PORTUGUESES

    Na Festa do Boi em Natal

    O que prova que a relação histórica que existe entre Portugal e o Brasil é muito mais que um conjunto de datas e de acontecimentos que ficaram no passado? O prazer que ambos os países têm, cada vez mais, em trocar vivências, sabores e conhecimentos. O oceano Atlântico nunca foi suficientemente grande para impedir a proximidade de dois países a quem já se atribuiu o grau de parentesco de “irmãos”.
    Nuno Nobre
    O sabor de cada lugar

    É nesse contexto – de intercâmbio, troca de aprendizagens – que o professor universitário e consultor gastronómico Nuno Nobre vai estar presente na edição deste ano da Festa do Boi, que se realiza de 12 a 19 de outubro em Natal.

    No âmbito do Sebrae Terroir, uma iniciativa que se desenvolve em paralelo com a Festa do Boi, salientando, como o nome indica, os sabores autênticos de cada lugar, Nuno Nobre participará em debates e oficinas técnicas, algumas das quais destacarão produtos portugueses – como as algas, bivalves, mel, ouriços-do-mar, queijos, peixe – que, em alguns casos, serão “casados” com produtos locais.
    E porque a autenticidade não tem nacionalidade nem sotaque, Nuno Nobre irá efetuar várias visitas técnicas pela região de Rio Grande do Norte – à família que faz tapioca há três décadas, a uma plantação de fruta tradicional, a um produtor de ostras orgânicas, a uma comunidade de mulheres que se dedicam à apanha de vangole e amêijoas – e, no dia 14, tem encontro marcado com o coletivo de chefs Arenga, com quem, num ambiente informal, cozinhará e falará da sua experiência, pessoal e profissional, que passa, em grande parte, pela recuperação e valorização de produtos autóctones e endógenos portugueses.
    À chegada a Natal, Nuno Nobre levará uma mala cheia de portugalidade para partilhar que, no regresso, estará, com certeza cheia, de saberes e sabores brasileiros e, mais importante, vontade de manter em lume forte a relação (gastronómica e não só) que existe entre dois países tão ricos e tão próximos.