Início Arte e Cultura FESTIVAIS: Paredes de Coura o mais mediático em Agosto

    FESTIVAIS: Paredes de Coura o mais mediático em Agosto

    Vodafone Paredes de Coura foi o vencedor da Maratona de Festivais de Verão – Ranking Cision, no mês de agosto. O evento que se realizou de 16 a 19 de agosto foi mencionado em mais de mil notícias (1.023) e quase 24 horas de tempo de antena nas televisões nacionais.

    Em segundo lugar deste ranking Cision, não muito longe, ficou o Meo Sudoeste. O festival que decorreu na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, apareceu em 805 notícias e uma exposição superior a 21 horas na rádio e na televisão.

    Em terceiro e último lugar do pódio surge o Festival EDP Vilar de Mouros, que teve lugar nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Para este resultado, muito contribuiu o tempo de exposição na televisão e na rádio – mais de 11 horas.

    Num ranking naturalmente dominado pelos festivais que se realizaram em agosto, seguem-se O Sol da Caparica, com mais 500 notícias e 10 horas de tempo de antena na televisão; e, já algo distante, o Festival Bons Sons, citado em mais 300 notícias e com pouco mais de uma hora e 20 minutos de presença em televisão e rádio.

    Por ordem decrescente, constam ainda deste ranking o NOS Alive, o NOS Primavera Sound, o Super Bock Super Rock, o EDP Cool Jazz, o Meo Marés Vivas, o Sumol Summer Fest e o RFM SOMNII.

    Os festivais monitorizados pela Cision somaram 3.697 notícias no mês de agosto.

    Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do verão.

    O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização, tendo em conta as audiências alcançadas, e o valor do espaço editorial, contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social.

    O objeto de análise deste estudo são todas as notícias relativas aos diferentes festivais de verão, veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2.000 meios de comunicação social, Televisão, Rádio, Imprensa e Online. Neste caso, o Ranking reflete o resultado de 1 a 31 de agosto de 2017. A Cision divulga, mensalmente, uma tabela com os resultados apurados e as consequentes variações observadas.