Num evento realizado no Tecnocentro da Renault, o Presidente-Diretor Geral do Grupo Renault revelou os planos da Renault para a participação nos desportos motorizados.
Para dar seguimento a esta nova estratégia, a Renault Sport será gerida por duas entidades distintas: Renault Sport Racing e Renault Sport Cars.
A Renault Sport Racing terá a seu cargo todas as atividades de competição da Renault, incluindo o Renault Sport Formula One Team, Renault e.dams, Formula Renault 2.0, Renault Sport R.S. 01 Trophy, bem como todos os outros programas de competição em circuito ou em ralis. A Renault Sport Racing irá gerir esta atividade a partir de Enstone no Reino-Unido e de Viry-Châtillon em França.
A Renault Sport Cars, uma emanação da Renault Sport Technologies, dirigirá o desenvolvimento e comercialização da gama de modelos de série com a assinatura Renault Sport. A Renault Sport irá desenvolver a sua atividade nos mercados fora da Europa e a sua gama irá crescer com investimentos adicionais em I&D.
A Renault irá utilizar esta nova organização tendo em conta dois objetivos principais. O primeiro é o de promover a marca Renault Sport através da escuderia Renault Sport Formula One Team e à audiência planetária da F1. A Formula E e as outras atividades de competição, tal como o Clio Cup, vão também contribuir para o crescimento da notoriedade e do reconhecimento dos modelos da Renault.
Revelação do Renault Sport Formula One Team
No centro das atividades desportivas está a nova escuderia Renault Sport Formula One Team. O chassis do novo monolugar, batizado Renault R.S.16, é desenvolvido e fabricado em Enstone, enquanto o grupo propulsor Renault R.E.16 continuará a ser desenvolvido em Viry-Châtillon.
Foram várias as nomeações para os postos chave da escuderia de Fórmula 1. Bob Bell é o novo Diretor Técnico F1 e terá sob a sua responsabilidade Nick Chester, Diretor Técnico Chassis e Rémi Taffin, Diretor Técnico Motor. Kevin Magnussen e Jolyon Palmer são os pilotos titulares da Renault Sport Formula One Team e serão acompanhados por Esteban Ocon, que se junta à equipa como terceiro piloto e piloto de reserva.
A confirmação de parceiros chave para a Fórmula 1
A Renault anunciou também, nesta data, o conjunto dos seus parceiros. A Infiniti, marca da Aliança Renault-Nissan, vai prosseguir, ao lado da Renault, a sua aventura na Fórmula 1 e vai mesmo reforçar o seu envolvimento, através de um programa tecnológico específico. A Infiniti vai desenvolver a segunda geração de sistemas de recuperação de energia (ERS) para o propulsor da F1.
A Total e a Renault vão incrementar a parceria já existente, através do fornecimento de uma vasta gama de produtos da Total, especificamente concebidos para o Renault Sport Formula One Team.
A Renault anunciou, também, novas parcerias com outras marcas de prestígio, tais como o fabricante de relógios de luxo Bell & Ross, a Devialet, a mais inovadora das start up em engenharia acústica, e a renovação dos contratos com atuais parceiros da equipa de F1, como a Microsoft e a EMC. A Renault irá continuar a trabalhar com a Gravity Motorsports, uma filial do Genii Capital Group, que conserva uma parte minoritária na escuderia de F1. Gérard Lopez será diretor não executivo da escuderia.
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