A Turquia terminou o 1.º torneio da Pool C da Golden League só com vitórias e com apenas um set cedido. É, claramente, o adversário a abater, sobretudo pela Bielorrússia, segunda classificada a quatro pontos dos otomanos, mas também por Portugal, que segue em terceiro, com três pontos. A República Checa é a única selecção que ainda não venceu qualquer jogo.
O 2.º torneio, que terá por palco o Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso (com transmissão televisiva em directo na Sport TV), inicia-se na sexta-feira com um jogo decisivo: o Turquia x Bielorrússia, agendado para as 16h00, que volta a colocar frente a frente o vencedor e o finalista vencido da última edição da prova (2019). No primeiro encontro, os turcos venceram pela margem máxima (3-0).
Às 19h00 será a vez de se defrontarem a República Checa e Portugal. No primeiro torneio, os portugueses venceram pela margem tangencial (3-2).
O Seleccionador Nacional está consciente dos números que a classificação regista, mas mantém a postura combativa que deu a qualificação para o EuroVolley à equipa das quinas:
“As nossas perspectivas em relação ao 2.º torneio são jogar sempre para ganhar e procurar acrescentar o maior número de vitórias, uma vez que a equipa tem crescido de jogo para jogo. Seja com o líder Turquia ou outra selecção, temos de apresentar sempre um bom primeiro toque e forçar no serviço para dificultar ao máximo a organização ofensiva do adversário, continuando a manter esta atitude positiva e combativa em termos de colectivo.
Creio que, no geral, realizámos um bom 1.º torneio, sobretudo quando analisamos os dois últimos jogos, nos quais a equipa revelou uma excelente atitude, que merecia ser premiada com mais uma vitória no jogo com a Bielorrússia. Uma má entrada no derradeiro set não nos permitiu selar com um desfecho positivo a reviravolta no jogo“.
Hugo Silva concorda que a ausência de Alexandre Ferreira no 1.º torneio terá tido o seu peso, sobretudo em termos de poder ofensivo:
“O Alex dá um poder de ataque e uma segurança, fruto da experiência, nos momentos decisivos que não temos em mais nenhum jogador na sua posição, por isso faz sempre falta em qualquer equipa. Além disso, como jogador é uma das nossas principais referências, que são sempre importantes para nós“.
Já Alexandre Ferreira, que não disputou o 1.º Torneio, na Bielorrússia, destaca:
“Esta selecção está sem dúvida em crescimento. Tirando o primeiro jogo, contra a Turquia, onde se notou claramente o cansaço dos dois dias de viagem, que resultou quase numa directa. Contra a República Checa e a Bielorrússia já foi bem diferente e todos contribuíram com uma boa prestação! Os mais novos mostraram talento e também o trabalho que têm feito durante o estágio da selecção e acredito que aqui em Portugal a equipa vai apresentar um nível superior, sem dúvida alguma“.
“A Golden League servirá para dar jogo aos mais novos e àqueles que precisam de ritmo! Não digo que servirá de preparação para Europeu porque a paragem até lá será longa, mas dará sem dúvida experiência aos mais novos neste nível competitivo“, enfatiza o capitão português, que joga na V-League da Coreia do Sul, salientando:
“A Pool A está ao nível de todas as outras pools, um nível muito elevado. Defrontar a Polónia e a Sérvia tem de servir de aprendizagem em todos os aspectos e temos de tentar tirar o máximo partido desses momentos! Em relação aos outros três adversários, aí sim, já estamos a jogar com selecções ao nosso nível.
E passando à fase seguinte quatro selecções de cada pool, creio que o nosso foco deverá apontar para o 3.º ou 4.º lugar na pool, o que daria para atingir o nosso objectivo principal, que é passar pela primeira vez a fase de grupos“.
European Golden League – Pool C
2.º Torneio (Portugal)
Jogos no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso
4 de Junho
16h00 – Turquia x Bielorrússia
19h00 – República Checa x PORTUGAL
5 de Junho
15h00 – Bielorrússia x República Checa
18h00 – PORTUGAL x Turquia
6 de Junho
15h00 – República Checa x Turquia
18h00 – Bielorrússia x PORTUGAL
Árbitro português: Pedro Lopes Pinto
1.º Torneio (Bielorrússia)
Jogos no Chyzhovka-Arena, Team Sports Hall Minsk
(horas em Portugal continental)
28 de Maio
República Checa x Turquia, 1-3
29 de Maio
PORTUGAL x Turquia, 0-3
Bielorrússia x República Checa, 3-1
30 de Maio
República Checa x PORTUGAL, 2-3
Turquia x Bielorrússia, 3-0
31 de Maio
12h00 – Bielorrússia x PORTUGAL, 3-2
Todas as informações sobre a European Golden League em www.fpvoleibol.pt/euroleague2021
Comitiva Portuguesa
Team Manager – Carlos Prata
Seleccionador Nacional – Hugo Silva
Treinador Adjunto – Filipe Vitó
Scouter – João Santos
Médico – Carlos Magalhães
Fisioterapeuta – Daniel Vilas-Boas
Jornalista – Alberto Peres (Lusa)
Atletas
Miguel Rodrigues (Cuprum Lubin/Polónia) – Distribuidor
Tiago Violas (SL Benfica) – Distribuidor
Phelipe Martins (Leixões SC) – Central
Filip Cveticanin (SC Espinho) – Central
Gerson Gomes Pereira (Martigues VB/França) – Central
Nuno Teixeira (VC Viana) – Central
Lourenço Martins (SAEMS Tourcoing/França) – Zona 4
Sebastião Leão (AA São Mamede) – Zona 4
André Marques (Castêlo da Maia GC) – Zona 4
Tiago Pereira (UVC Holding Graz/Áustria) – Zona 4
Dinis Leão (SC Espinho) – Oposto
Marco Ferreira (Al Jazira SC/Emirados Árabes Unidos) – Oposto
Ivo Casas (SL Benfica) – Libero
João Fidalgo (Sporting CP) – Libero