Início Região ESPANHA: Universidade espanhola promove curso sobre Caminhos de Santiago

    ESPANHA: Universidade espanhola promove curso sobre Caminhos de Santiago

    Universidade espanhola promove curso sobre caminho de Braga a Santiago

    A universidade espanhola UNED promove em outubro um curso intitulado “Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro: Caminho Histórico de Peregrinação”, sobre o percurso medieval que liga Braga a Santiago de Compostela, pela geira romana.

    Este itinerário (também conhecido como Caminho da Geira Romana e dos Arrieiros), que as associações Jacobeia do Caminho Minhoto Ribeiro e Codeseda Viva pretendem oficializar até 2021, é uma das vias mais antigas que liga o norte de Portugal a Santiago de Compostela.

    No seu traçado existem oito igrejas, vestígios de sete albergues de peregrinos e seis estâncias termais.

    O curso, com a duração de 10 horas, a decorrer nos dias 6 e 7 de outubro, no Museu Etnológico de Ribadavia, pretende dar a conhecer os trabalhos e estudos relativos à recuperação e reconhecimento do percurso, com 260 quilómetros de extensão.

    Nos dois dias de trabalhos, diferentes especialistas revelam e analisam aspetos “do passado, presente e futuro” do itinerário. O programa inclui uma visita guiada pelo caminho, entre Ribadavia e Leiró.

    O traçado deste caminho foi apresentado em Braga, a 1 de abril deste ano, pela Associação Jacobeia do Caminho Minhoto Ribeiro, dirigida por Abdón Fernández, que investiga o itinerário desde 2009. Entretanto, envolveu-se no projeto a associação Codeseda Viva e ambas pretendem que seja reconhecido pelas entidades oficiais até ao Ano Santo de 2021.

    Desde maio deste ano, pelo menos meia centena de peregrinos portugueses fez o percurso, a pé e em bicicleta (para outubro está previsto um grupo fazê-lo a cavalo), seguindo o traçado proposto pelas duas associações.

    Os preços da matrícula do curso, que pode ser feita online, variam entre 35 euros (para os interessados em geral) e os 20 euros (para os desempregados). A formação destina-se a especialistas em história, história da arte, turismo, estudantes, guias turísticos e público em geral.