Recorde de pilotos e público em Castelo Rodrigo
Tiago Prata em Citroen AX, na prova de Sprint, e António Borges em Fiat 126, na prova de Slalom, foram os vencedores do XVIII Slalom/Sprint de Castelo Rodrigo que acabou por reunir 58 pilotos e uma moldura humana de milhares de pessoas. Esta foi a melhor resposta para a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e para o Clube Escape Livre que, em conjunto, decidiram inovar e apostar num figurino mais moderno e competitivo, capaz de manter Castelo Rodrigo como a referência das provas automobilísticas na região da Guarda e de projeção nacional.
O já carismático estádio de futebol de Figueira de Castelo Rodrigo acolheu a primeira prova de Sprint numa extensão de cerca de 1,7kms, e que não só utilizou o anel de velocidade interior, como fez uma incursão aos arruamentos exteriores. A um bom ritmo, a prova desenrolou-se desde as 21h00 até perto das 02h00 da manhã de Domingo e o muito público não arredou pé, assistindo, entusiasmado, às passagens dos pilotos e carros. Tiago Prata, em Citroen AX GTI, seria o vencedor da noite à frente de um muito competitivo António Borges, que regressou à prova em Figueira com uma posição de destaque para o seu pequeno mas potente Fiat 126. Tiago Mateus, em Toyota Corolla, esteve espetacular e ocupou o último lugar do pódio à frente de um combativo Jorge Almeida, em Peugeot. Tiago venceu ainda a categoria tração à frente e Borges a tração traseira, enquanto o 5.º lugar da geral permitiu a Nelson Trindade, em Mitsubishi Evolution, a vitória entre os carros de tração total.
José Cruz da AMSport levou a Castelo Rodrigo três dos mais competitivos carros: um Porsche 911, um Peugeot 306 maxi e a espetacular barqueta radical, mas preferiu o espetáculo a resultados.
Já no Domingo, no centro de Figueira de Castelo Rodrigo, os participantes levaram os pequenos e rápidos carros de perícia, mas também aqui António Borges não deixou os seus créditos por mãos alheias, vencendo, pela primeira vez, o Slalom em Castelo Rodrigo e relegando para os lugares mais baixos do pódio o Mini de Hugo Ribeiro e o Daihatsu de Jorge Araújo. Borges venceu ainda a categoria de tração traseira, Hugo Ribeiro a categoria Mini, Marco Martins a categoria tração à frente e Tiago Mateus a categoria Originais.
O GTI, novo programa de automóveis da TVI 24 esteve por dentro deste ambiente de Sprint e Slalom e os seus jornalistas experimentaram a espetacularidade destas modalidades, respetivamente ao volante do Porsche 911 da AMSport e do Daihatsu de Jorge Araújo. E até surpreenderam! Também a Sport TV marcou presença através do programa Grelha de Partida.
No final, Paulo Langouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, afirmou: “Foram provas diferentes, muito interessantes, e que atraíram ainda mais público a Figueira. Foi um grande fim-de-semana para o concelho que movimentou muito a restauração e esgotou mesmo as dormidas de Sábado para Domingo.”
Pilotos, público, espetáculo e competição num grande fim-de-semana em Figueira de Castelo Rodrigo, onde os vencedores celebraram no pódio com garrafas magnum de espumante da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo. Pela primeira vez nesta prova foram entregues trofeus de porcelana SPAL.