Rali Banco BIC aquece asfalto da Guarda!
Faltam 3 dias para a cidade mais alta receber um grande evento desportivo e turístico, que regressa após nove anos de interregno. A organização do Rali Banco BIC Guarda 2015 – o Clube Escape Livre – pode já falar no primeiro êxito, antes mesmo da sua realização, agendada para 3 a 5 de julho: o número de inscrições teve que ser aumentado para 60 equipas, refletindo o interesse de dezenas de participantes relacionados com o mundo automóvel em descobrir a região da Guarda ao sabor da competição.
No dia 3 de julho, o Hotel Lusitânia é o centro de operações do Rali Banco BIC Guarda 2015. A lista de inscritos já foi afixada na sede do clube e inclui diversos nomes conhecidos, desde logo os pilotos Adruzilo Lopes, Francisco Carvalho e Renato Pita, os jornalistas Camilo Lourenço, António Catarino e Paulo Luís de Castro, os representantes das marcas Anabela Correia (Ford) Ricardo Oliveira (Renault) e Jorge Magalhães (Peugeot, Citroën e DS), e ainda as figuras públicas Hermínio Loureiro (autarca de Oliveira de Azeméis), Hélder Pedro (secretário – geral da ACAP), Joana Castro (atriz) e Mariana Alvim (animadora da RFM).
No vasto programa que inclui, além da prova especial e da prova desportiva de maneabilidade, algumas visitas a locais emblemáticos do concelho da Guarda como o Museu de Tecelagem dos Meios, destaque ainda para o Prémio “Melhor Marca Automóvel do Rali”. O título será conquistado por uma das três marcas automóveis presentes – Renault, Citroën e Ford – após realização de ações específicas das marcas e da posterior eleição entre os participantes. A prova complementar de maneabilidade poderá ser vista por todos os que o desejarem, no dia 5 de julho, às 10h00, no Largo do Mercado Municipal da Guarda. O Rali Banco BIC Guarda 2015 termina com almoço e distribuição de prémios no mesmo dia, no Hotel Lusitânia.
Refira-se que este evento decorreu na cidade mais alta entre 1988 e 2006, deixando não apenas um vasto leque de saudosistas que encontraram no Rali um ponto de encontro anual com muita diversão e muitas memórias, mas foi também uma forma inédita de dinamização do turismo e economia de todo o distrito da Guarda. A esta região vão até regressar alguns elementos da chamada “2ª geração”, que já tinham participado nas primeiras edições do Rali enquanto crianças, na companhia dos pais.