Pinhel celebrou Vinhos e TT
Pinhel deu as boas vindas aos que aliaram o todo terreno ao tema dos vinhos e fizeram parte de um fim-de-semana de aventura e descoberta. O Raid TT Vinhos Beira Interior, um passeio do Município de Pinhel organizado pelo Clube Escape Livre, cumpriu os seus objectivos: mostrar um pouco dos encantos e potencialidades do concelho, com destaque para os vinhos, e conquistar os participantes para novas visitas.
O acolhimento beirão é reconhecido e não foi excepção para os cerca de 80 participantes em 27 viaturas de diversas marcas e modelos que integraram a caravana. O alojamento foi realizado apenas com unidades de turismo de habitação do concelho, nomeadamente Casas do Juízo, Encostas do Côa e Quinta das Pias, oferecendo um serviço mais diferenciado e que agradou aos participantes.
As paisagens de Pinhel, entre os 250 e 600 metros de altitude, marcadas por bastantes manchas verdes e algumas linhas de água, ofereceram trilhos diversificados, sobretudo caminhos rurais, alguns entre muros estreitos, estradões e até corta-fogos. E neste caso os Dacia Duster surpreenderam, ao cumprir uma subida bem íngreme e com piso muito deteriorado, onde outros se depararam com dificuldades!
Ainda na noite de sexta-feira, o encontro na 3ª edição do Beira Interior – Vinhos & Sabores permitiu aos participantes, alguns deles com amizades firmadas nos passeios do Escape Livre, tempo para visita, convívio e descontracção, que culminou com o jantar onde não faltaram sabores como as castanhas e os cogumelos, acompanhados dos vinhos da região de Pinhel, apanágio de todas as refeições deste evento.
Sábado foi dia de fora de estrada e visitas, nomeadamente a aldeia medieval de Bogalhal Velho, com a igreja em ruínas e a vista soberba sobre o rio Côa, Ribeira das Cabras e a Serra da Marofa, Cidadelhe, e o Pálio datado de 1707, além do Centro Social, Cultural e Recreativo do Freixinho, onde os participantes foram recebidos com um lanche. Foi também uma experiencia inédita para alguns a lagarada, no Lagar do Bogalhal, com o bom azeite da região a regar o bacalhau.
Domingo ficou marcado pela visita ao Museu Municipal, tendo terminado na Adega Cooperativa de Pinhel, onde decorreu o almoço de encerramento, com entrega de troféus Spal e sorteio de relógios TW Steel. Nesta ocasião, Rui Ventura, presidente do município de Pinhel, destacou: “Esta foi mais uma prova do que temos vindo a fazer: dar a conhecer o território e a Beira Interior. Neste sentido temos três eventos ao longo do ano e é uma característica da Câmara Municipal de Pinhel trabalhar com os que sabemos que são os melhores no território, e o Escape Livre é, no desporto motorizado e todo terreno, o que melhor conhece a região e o que melhor trabalha nesta área. Portanto somos duas entidades do território com o mesmo objectivo de o querer levar mais longe”.