– Concurso Inovar pela ética no Desporto
Um dos pilares essenciais para o desenvolvimento desportivo são os pais. Eles são responsáveis por acompanhar a participação dos filhos em treinos e competições, sendo o seu maior apoio emocional nos bons e maus momentos. Não obstante do papel dos pais ser fundamental, ele não deve ser confundido com o papel do treinador.
Produto do ambiente competitivo que caracteriza o desporto, alguns pais excede as suas competências e fornecem instruções de natureza técnico-tática aos seus filhos no decorrer da competição, sobrepondo-se às competências do treinador. E muitas vezes os comentários dos pais no decorrer e no final da competição são contraditórios ao do treinador. As crianças são expostas a um dilema de autoridade não tendo a maturidade suficiente para perceber a quem devem atender em cada contexto, confundindo a autoridade de casa com a do clube. Ainda para mais, muitos dos comentários proferidos publica e privadamente pelos pais são negativos relativamente à participação desportiva de outros companheiros e/ou adversários de competição. Neste último caso o problema excede a relação pai-filho, atingindo uma proporção maior no clube. Tradicionalmente têm-se registado conflitos entre pais e treinadores, e entre pais e pais, que prejudicam o potencial efeito positivo do desporto na educação e formação das crianças.
A Escola de Turismo, Desporto e Hospitalidade da Universidade Europeia, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), em colaboração com a Direção Geral da Educação/Programa do Desporto Escolar promovem o concurso “Inovar Pela Ética do Desporto”, cujo objetivo é desenhar um projeto de desenvolvimento da participação adequada dos pais na prática desportiva dos seus filhos em contextos de formação desportiva (até aos 12 anos de idade).
- DESTINATÁRIOS
Equipas de três estudantes e um professor do ensino secundário. - REGULAMENTO
em: http://www.idesporto.pt/noticia.aspx?id=746
CALENDÁRIO
– 04 de abril de 2017
Data limite para submissão dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.
– 18 de abril de 2017
Divulgação dos resultados dos vencedores da 1ª fase do concurso (15 melhores equipas)
– 19 de maio de 2017
Apresentação final dos projetos das 15 equipas vencedoras da 1ª fase e nomeação das equipas vencedoras do concurso.
- PRÉMIOS
Aos autores dos projetos classificados nos três primeiros lugares do Concurso, o Júri atribuirá os seguintes prémios:
- 1º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 50% das propinas da totalidade do curso.
- 2º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 25% das propinas da totalidade do curso.
- 3º Classificado: Certificado e uma bolsa de estudo em licenciaturas da área científica de Desporto da Universidade Europeia (Ciências do Desporto e da Atividade Física, ou Gestão do Desporto) no valor de 10% das propinas da totalidade do curso.
O benefício da bolsa de estudo ocorre apenas no caso de matrícula na Universidade Europeia nas referidas licenciaturas, com um prazo de ativação de 3 anos. Não haverá lugar a outro tipo de beneficiação da respetiva bolsa.