O Design Português é o tema de destaque da coleção de livros que está a ser lançada até 12 de maio, com o jornal Público. Editada pela ESAD e Verso da História, a Coleção Design Português, constituída por 8 volumes organizados cronologicamente, apresenta-se como uma obra inédita sobre a história do design nacional desde o início do século XX até à atualidade.
Os 8 livros visam dar a conhecer o contexto histórico e os principais designers e obras das mais diversas áreas de intervenção do design, da literatura à imprensa, da construção ao produto, da arquitetura à moda. A ModaLisboa é um dos destaques do volume 5 desta coleção exclusiva, que conta com a chancela do Ano do Design Português. Este volume será lançado na próxima terça-feira, 21 de abril, com o jornal Público.
Com coordenação de José Bártolo, direção de arte de Rute Carvalho e colaboração, entre outros, de Maria Helena Souto, Rui Afonso Santos, Maria João Baltazar, Victor M. Almeida, Helena Sofia Silva, Cândida Ruivo, Luís Ferreira, Joana Santos, Maria Milano, Ruben Dias, Cristiana Serejo e Nuno Ladeiro, esta coleção de livros descreve, em cerca de 800 páginas, a evolução do design, o seu contexto, as cambiantes da sua prática e os debates teóricos que acompanham a institucionalização desta disciplina.
COLEÇÃO DESIGN PORTUGUÊS
Distribuição com jornal Público, todas as terças-feiras, até 12 de maio
Volume 1: 1900-1919 | Maria Helena Souto
Volume 2: 1920-1939 | Rui Afonso Santos
Volume 3: 1940-1959 | Maria João Baltazar
Volume 4: 1960-1979 | Victor M. Almeida
Volume 5: 1980-1999 | Helena Sofia Silva
Volume 6: 2000-2015 | José Bártolo
Volume 7: Cronologia 1900-1959 | José Bártolo
Volume 8: Cronologia 1960-2015 | José Bártolo
Colaboradores Cândida Ruivo, Luís Ferreira, Joana Santos, Maria Milano, Ruben Dias, Cristiana Serejo e Nuno Ladeiro
Info: www.modalisboa.pt