A partir de 2018, a Volkswagen será o novo parceiro da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), assim continuando a sua longa história de ligação ao futebol. No âmbito de um contrato por quatro anos, a empresa será o “Parceiro oficial de mobilidade das competições entre seleções nacionais da UEFA” e vai acompanhar o Campeonato Europeu UEFA 2020™ que, no âmbito do seu 60º aniversário, será, pela primeira vez, disputado em 13 países. A ligação à prática desportiva mais popular do mundo deverá ser utilizada, em primeiro lugar, como plataforma de comunicação para a entrada no mercado do I. D. que, a partir de 2020, será o rosto da nova família de mobilidade elétrica da Volkswagen.
Dr. Herbert Diess, diretor executivo da marca Volkswagen, afirma: “Nenhum desporto é tão forte e une tantas pessoas quanto o futebol. O campeonato europeu de 2020, que será jogado por todo o continente, é, além disso, um projeto fantástico. Com a nossa mobilidade e criatividade, queremos contribuir para a criação de pontes entre todos os países e adeptos.”
A Volkswagen sente-se em casa em todas as estradas entre o Atlântico e os Urais, entre as ilhas Spitzberg e a Sicília. No último ano, foram entregues cerca 1,7 milhões de 2 www.volkswagen-media-services.com www.volkswagen.pt veículos a clientes na Europa. Em todos os 55 países membros da UEFA, estão disponíveis os veículos de passageiros com o logo redondo da Volkswagen. Esta marca automóvel possui, além disso, 21 fábricas com cerca de 150 000 colaboradores em sete países do continente.
Guy-Laurent Epstein, diretor de Marketing da UEFA, vê com expectativa a parceria com a Volkswagen: “Estamos orgulhosos de termos ao nosso lado uma marca europeia tão grande e com paixão pelo futebol. Especialmente, tendo em vista os trabalhos que nos esperam, pois o UEFA EURO 2020 vai colocar enormes desafios em termos de mobilidade. Por detrás deste torneio, escondem-se uma grande ideia e um conceito inovador. Aguardamos com expectativa trilhar este excitante caminho graças ao apoio da Volkswagen.”
A Volkswagen já está profundamente enraizada no futebol europeu. Às parcerias existentes com as federações nacionais de futebol da França (FFF) e da Suíça (ASF/SFV), a Federação Alemã de Futebol (DFB) também circulará com a marca Volkswagen a partir de 2019.
O crescimento desta ligação ao futebol deverá apoiar a estratégia futura da empresa. Herbert Diess afirma: “O futebol combina com a Volkswagen como nenhum outro desporto. Joga-se em quase todos os países e não distingue classes – tal como os nossos automóveis. Para nós, ele representa, assim, a oportunidade ideal de tornar a nossa nova orientação visível a nível internacional. Como se diz na gíria do futebol, a Volkswagen vai jogar ao ataque nos próximos anos. Em termos de modelos e de mobilidade elétrica, estamos, sem dúvida, perante a maior ofensiva da história da nossa marca.”
Para além do UEFA EURO 2020™, a Volkswagen vai dedicar-se a outros campeonatos de futebol de alta competição. A parceria com a UEFA também abrange o campeonato europeu feminino (UEFA Women’s EURO), o campeonato europeu de sub-21 (UEFA Under 21 Championships), o Futsal EURO e, por fim, os jogos da fase final da nova UEFA Nations League, que serão disputados pela primeira vez em 2019. Além disso, a Volkswagen poderá explorar diversos direitos nos jogos de qualificação para o UEFA EURO 2020™. Durante o período de duração do contrato, serão realizados mais de 500 jogos.
Jürgen Stackmann, diretor de vendas da marca Volkswagen, afirma: “Com o patrocínio das competições entre seleções nacionais da UEFA, seguimos por um novo caminho, adequado ao lançamento comercial do I. D.: por ocasião da entrada no mercado da nossa nova geração de veículos elétricos altamente inovadores, a presença da marca Volkswagen no futebol baseia-se, pela primeira vez, numa plataforma de comunicação internacional, que desperta um interesse positivo em toda a Europa e, também, alémmar. A nossa expectativa é enorme!” Para a Volkswagen, o UEFA EURO 2020™ representa grandes oportunidades. Stackmann afirma: “Naturalmente, iremos integrar todos os mercados europeus, bem como os nossos cerca de 3000 concessionários em todo o continente. No entanto, a nossa estratégia centra-se nos adeptos de futebol e, assim, nos nossos clientes. Queremos apresentar-lhes soluções atraentes para a sua mobilidade.”