RENAULT TALISMAN TCE 200 EDC: 200… UM NÚMERO MÁGICO!
Duzentos… Um número redondo que desperta emoções só por pronunciar-se e que é um dos muitos argumentos do Renault Talisman TCe 200 EDC, versão Sport Tourer incluída. Para além dos 200 cavalos de potência do motor (o mesmo que equipa o Clio R.S.), destaque para a habitabilidade conferida pelos quase cinco metros de comprimento das elegantes carroçarias, mas também o requinte, conforto e tecnologia dos habitáculos. Dois familiares por excelência que surpreendem pelos desempenhos – também por causa das quatro rodas direcionais – mas igualmente pelo preço: a partir de 38.790€ (berlina) e 40.250€ (Sport Tourer). Ou seja, sensivelmente o mesmo valor das versões equivalentes equipadas com o motor dCi 130.
Uma carrinha e uma berlina com quase cinco metros de comprimento podem, também, ser entusiasmantes? A resposta é… Sim! E esse adicional de emoção representa um custo que as torna tudo menos acessíveis? A resposta é… Não! Na realidade, tanto a versão berlina como a Sport Tourer do Renault Talisman TCe 200 EDC são propostas únicas não “apenas” pelo preço – a partir de 38.790€ (berlina) e de 40.250€ (Sport Tourer) mas também pelo sofisticado conjunto de tecnologias de que é exemplo o sistema de quatro rodas direcionais. E tudo com prestações que impressionam. E são os números que o confirmam: 237 km/h de velocidade máxima e os 0 aos 100 km/h percorridos em escassos 7,6 segundos!
Com exceção do que está debaixo do capot, as versões equipadas com o motor TCe 200 são em tudo iguais às diesel. Independentemente da carroçaria, a elegância e beleza das linhas não deixa ninguém indiferente. Dois automóveis estatutários que seduzem pelos pormenores.
A original assinatura luminosa dos faróis LED torna-os facilmente reconhecíveis, até para quem os observa de traseira, uma vez que os faróis, com as guias de luz de efeito 3D, com iluminação permanente, prolongam-se até ao meio do porta-bagagens. Os cromados e as bonitas jantes de 17 ou de 19 polegadas contribuem para a elegância dos conjuntos.
UM HABITÁCULO REQUINTADO
Duas carroçarias com quase cinco metros de comprimento (4.865 mm Sport Tourer e 4.849 mm berlina) só podiam ser sinónimo de interiores espaçosos… E as aparências não iludem! Ambas são referência do segmento em habitabilidade, à frente e atrás, mas também em espaços de arrumação e no volume do porta-bagagens (608 litros berlina e 572 litros Sport Tourer).
Mas o Renault Talisman revela ser um excelente anfitrião assim que o cartão mãos-livres é detetado… As luzes diurnas dianteiras e as traseiras acendem-se, assim como a luz de teto. Os retrovisores exteriores abrem-se, o piso à frente da porta ilumina-se, o ambiente luminoso ativa-se e os pisca-piscas assinalam o destrancamento do automóvel.
Com a abertura da porta, o ecrã digital de 8,7 polegadas dá as boas-vindas ao condutor, através de uma animação sonora e visual. O banco elétrico, recuado automaticamente 50 mm para facilitar o acesso a bordo, regressa à posição gravada, assim que o condutor se senta.
Os bancos do Renault Talisman e do Talisman Sport Tourer TCe 200 EDC vão ainda mais longe em matéria de habitabilidade e de conforto. Com múltiplas regulações, função de gravação e aquecimento, também aliam o relaxamento, uma vez que proporcionam três diferentes tipos de massagem e vários níveis de intensidade.
Referência, igualmente, para o sistema Bose® Surround. Um equipamento único no segmento, que proporciona uma acústica verdadeiramente irrepreensível.
Por outro lado, a ergonomia e a qualidade dos materiais também contribuem para a sensação de bem-estar. Os detalhes em cromado, o volante em couro são disso exemplo.
O moderno painel de instrumentos é personalizável. Por cima, o ecrã retrátil, a cores, permite ao condutor aceder a informações relacionadas com a navegação, velocidade, sinalização e distâncias de segurança, sem tirar os olhos da estrada.
TECNOLÓGIA EXCLUSIVA
Na consola central está o cérebro do Talisman e do Talisman Sport Tourer, graças ao tablet tátil de 8,7 polegadas, que permite o acesso ao R-Link 2. Um equipamento inédito no segmento que pode ser comandado pela voz para as funcionalidades de navegação, telefone, aplicações e rádio, mas, igualmente, de forma bastante intuitiva, com um simples clicar ou deslizamento das páginas, tal como acontece num vulgar tablet.
Mas no R-Link 2 há mais um equipamento diferenciador: a inovadora tecnologia Multi-Sense, que permite personalizar o Talisman e o Talisman Sport Tourer TCe 200 EDC em função das necessidades ou do estado de espírito do condutor. Através do R-Link 2 ou de um botão específico posicionado na consola central, podem ser selecionados os modos de condução Sport, Normal, Confort, Personalizado ou Eco. No fundo, a possibilidade de parametrizar o automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, mas também o ambiente do habitáculo. Cinco cores – vermelho, verde, azul, violeta e castanho – que se estendem pela consola central e pelos painéis das portas, dianteiras e traseiras. E, no caso das versões equipadas com o motor TCe 200, também a rapidez das passagens da caixa de velocidades EDC.
EMOÇÃO AO VOLANTE
Na estrada, o Renault Talisman e o Talisman Sport Tourer TCe 200 EDC revelam um comportamento dinâmico irrepreensível e nas mais sinuosas estradas de montanha até conseguem rivalizar com um compacto desportivo. A culpa é das quatro rodas direcionais (sistema 4Control), um equipamento único no segmento. Em andamento, (a partir de 50, 60 ou 80km/h, conforme o modo de condução) as rodas traseiras viram no mesmo sentido que o das rodas dianteiras, com tudo o que isso implica em termos de segurança e prazer de condução. Já a velocidade reduzida, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras, com uma amplitude máxima de 3,5 graus, de modo a favorecer as manobras, como as de estacionamento.
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA SEM PARALELO NO SEGMENTO
E por falar em segurança… Também neste capítulo, as duas novas propostas do segmento D da Renault são referência no segmento, por beneficiarem das mais recentes tecnologias de ajuda à condução desenvolvidas pela marca. Uma longa lista, que inclui o Regulador de velocidade adaptativo (ACC), a Travagem ativa de emergência (AEBS), o Alerta de transposição de via (LDW), o Alerta de distância de segurança (DW), o Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), o Aviso de ângulo morto (BSW), a Câmara de marcha-atrás (como opção), a Comutação automática dos máximos/médios (AHL), o Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral, bem como o estacionamento em mãos-livres Easy Park Assist (como opção) que, para além de ajudar a identificar um lugar de estacionamento livre, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, também assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.
O TECNOLÓGICO MOTOR ENERGY TCe 200 EDC
Com 200 cavalos e 260 Nm de binário disponível a 2.000 rpm, o motor TCe 200 é um bloco de injeção direta que foi alvo de afinações específicas ao nível da admissão variável e do turbo, estando exclusivamente associado à caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades.
Tirando partido desta combinação motor-caixa, o Talisman e o Talisman Sport Tourer TCe 200 EDC são capazes de desempenhos surpreendentes (237 km/h de velocidade máxima e os 0 aos 100 km/h cumpridos em escassos 7,6 segundos), mas também consumos contidos (5,6 l/100 km em ciclo misto para a versão berlina e 5,8 l/100 km para a Sport Tourer).
Com o motor TCe 200 EDC, o Renault Talisman está disponível a partir de 38.790€ e de 40.250€ no caso do Talisman Sport Tourer.
5 ANOS DE GARANTIA RENAULT
Por último, mas não menos importante: ambas as versões beneficiam da garantia de 5 anos Renault. E, com uma nota global de quase 80%, o Talisman obteve as 5 estrelas nos testes de segurança passiva realizados pelo organismo independente Euro NCAP. Um resultado que foi obtido de acordo com os critérios mais severos aplicados desde Janeiro de 2015.
Talisman TCe 200 EDC | Talisman Sport TourerTCe 200 EDC | |
Intens | 38.790€ | 40.250€ |
Initiale Paris | 44.600€ | 46.580€ |