Em vez de motor 1.3 de 70 cavalos, tem um 1.0 de 115 cv. Em vez de carburador, possui um sofisticado sistema de injeção direta e turbocompressor. No lugar de uma transmissão de quatro velocidades está uma de seis. As jantes crescem de 13 para 17 polegadas. A velocidade máxima aumenta de 162 para 195 km/h. A média de consumo baixa de 6,6 para apenas 4,9 litros/100 km. E em vez de um rádio de gaveta com leitor de ‘cassettes’, surge um completo sistema de ligação digital com o exterior e uma série de avançadas funções de apoio à condução. As diferenças do novo Corsa GT para o antigo são substanciais, mas o espírito, de há 30 anos, é o mesmo, bem como o prazer de conduzir. Exatamente como o Corsa GT da década de 80, que tanto sucesso alcançou, o novo Corsa GT que a Opel lança em Portugal em janeiro de 2016, é um pequeno desportivo acessível, muito bem equipado, económico, com ‘performances’ de respeito e visual a condizer.
«Nos Anos 80, o Corsa GT foi um dos símbolos da emancipação económica e social de uma geração que participou ativamente no arranque de um Portugal mais moderno», recorda o Diretor-Geral da GM Portugal, João Falcão Neves. «Não posso deixar de confessar que faço parte dessa geração. Por isso, sei reconhecer no novo Corsa GT o carisma de outrora, com todas as características que podem fazer deste automóvel, hoje, o desportivo acessível de eleição de uma camada jovem dinâmica e empreendedora».
Tal como há 30 anos, o novo Opel Corsa GT está disponível em carroçaria de três portas mas, no que diz respeito a motores, a oferta alarga-se. Além do novo tricilíndrico 1.0 Turbo de injeção direta, com 115 cv de potência, é possível optar por um 1.4 Turbo com 150 cv ou ainda por um turbodiesel 1.3 CDTI com 95 cv.
Assinatura GT
A nova versão Corsa possui equipamento específico que está de acordo com o carácter da designação GT. No exterior sobressaem os ‘spoilers’ dianteiro e traseiro, as saias laterais e jantes de 17 polegadas com desenho exclusivo. A grelha dianteira é de cor negra e a barra que integra o logótipo da Opel, bem como as capas dos espelhos retrovisores, sugerem revestimento em carbono. A Opel recupera os traços principais do antigo desenho da assinatura GT e coloca esse histórico símbolo na base dos pilares C.
No habitáculo destacam-se os bancos desportivos com maior apoio lateral, um excelente volante desportivo com base plana e as capas dos pedais a imitar alumínio, tudo equipamento exclusivo da versão GT.
Tal como todos os Corsa, o GT possui equipamento de série muito completo. Na lista incluem-se sistema de monitorização da pressão de pneus, assistência ao arranque em subidas, rádio com sistema mãos-livres Bluetooth e entrada USB, ar condicionado com controlo eletrónico, computador de bordo e espelhos retrovisores com regulação elétrica, para além de sensores de chuva e de luz, vidros elétricos e fecho centralizado de portas com comando à distância, para citar apenas alguns. O evoluído sistema de infoentretenimento IntelliLink, que permite a integração de ‘smartphones’, é também de série.
À exceção da variante 1.2, todos os Corsa têm tecnologia Start/Stop de economia de combustível, que desliga automaticamente o motor quando o automóvel está parado, por exemplo, num semáforo.
1.4 Turbo estreia no Corsa
A nova versão GT traz para a gama Corsa um novo motor a gasolina. Conhecido e elogiado do recém-lançado ADAM S, o 1.4 Turbo com injeção indireta debita 150 cv e disponibiliza um elevado binário de 220 Nm, constante das 3000 à 4500 rpm. Com este propulsor, o novo Corsa GT acelera de zero a 100 km/h em apenas 8,9 segundos e consegue ultrapassar a velocidade máxima de 200 km/h. O consumo médio de combustível situa-se em 5,7 l/100 km.
Um dos grandes destaques da nova geração Corsa lançada no final de 2014 continua a ser o sofisticado motor tricilíndrico 1.0 Turbo ECOTEC, com injeção direta de gasolina. Graças a um desempenho especialmente dinâmico, este propulsor ganha lugar de pleno direito na linha GT. Com bloco e cabeça construídos em alumínio, o novo 1.0 Turbo da Opel destaca-se numa série de parâmetros, desde a suavidade e baixíssimo nível de ruído, até à invulgar capacidade de resposta. Registe-se, neste aspeto, o notável binário máximo de 170 Nm, que é alcançado logo a um regime tão baixo como 1800 rpm. O avançado 1.0 Turbo consegue acelerar o Corsa GT até aos 100 km/h em apenas 10,3 segundos e levá-lo a atingir 195 km/h de velocidade máxima.
Sublinhe-se que este motor é o único 1.0 de três cilindros na indústria dotado de um veio de equilíbrio, o que lhe permite estabelecer novas referências em matéria de baixos níveis de ruído e vibrações.
A opção turbodiesel na nova linha Corsa GT está a cargo do 1.3 CDTI com 95 cv. Este motor foi totalmente revisto com o lançamento da atual geração Corsa E, passando a cumprir a norma Euro 6 e a apresentar um funcionamento mais refinado. Com caixa manual de cinco velocidades e sistema de recuperação de energia de travagem, o Corsa 1.3 CDTI GT consegue reduzir as emissões de CO2 para apenas 87 g/km e o consumo de gasóleo para 3,3 l/100 km em ciclo misto. Este desempenho permite-lhe ostentar a classificação alemã A+ em termos de eficiência energética.
A transmissão manual de seis velocidades acoplada ao novo 1.0 Turbo é totalmente nova, destacando-se pelo conceito de baixo atrito dos seus componentes internos e igualmente pela precisão e conforto de troca de mudanças.
IntelliLink, Wi-Fi, Android Auto e Apple CarPlay
Em especial plano de evidência está o habitáculo, cujo requinte e qualidade o transportam para um nível superior de sofisticação. Na consola central surge o grande ecrã tátil policromático do IntelliLink – o sistema de informação e entretenimento da Opel que permite ‘espelhar’ no dispositivo do automóvel as funções dos ‘smartphones’ através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A compatibilidade é assegurada em sistemas operativos a partir de Android 5.0 Lollipop e Apple iOS 7.1 (iPhone 5).
O IntelliLink integra um ecrã táctil policromático de sete polegadas e interface USB e Bluetooth para ‘streaming’ de áudio, visualização de fotografias e filmes, e comunicação telefónica através do módulo de mãos livres. Graças ao Android Auto e ao Apple CarPlay, o IntelliLink reconhece de imediato o ‘smartphone’ que lhe é ligado e transfere o interface do telefone para o écrã do automóvel. Entre várias funcionalidades, isso permite ao condutor comandar chamadas telefónicas no ecrã do IntelliLink ou através do sistema de comandos por voz Siri. A lista completa de funções espelhadas no IntelliLink está disponível em “apple.com/ios/carplay”. Por seu turno, o Android Auto está construído em torno do Google Maps e Google Now, bem como da possibilidade de contactar com o Google e de um ‘ecossistema’ em crescimento de aplicações de áudio e mensagens. A lista completa está em “andoid.com/auto”.
Com a integração de ‘smartphones’, o utilizador pode recorrer ao IntelliLink para aceder a aplicações de navegação como o Google Maps ou o Apple Maps. Desta forma, sabe que terá sempre a versão mais recente, com todas as informações atualizadas, incluindo indicações sobre tráfego em tempo real. Outra vantagem importante do IntelliLink é a de reproduzir com voz as mensagens escritas recebidas de serviços como o WhatsApp ou o Skype.
Além do IntelliLink, o Corsa GT disponibiliza em opção o sistema de assistência em viagem e em emergência OnStar, o qual oferece simultaneamente uma ligação estável à Internet. A arquitetura 4G/LTE cria um ‘hotspot’ Wi-Fi no automóvel que permite a ligação até sete dispositivos móveis em simultâneo.
Sistemas avançados de apoio à condução
A nova geração Corsa coloca à disposição um leque completo de sistemas de assistência à condução, muitos dos quais não têm paralelo neste segmento. A segurança ativa sobe vários pontos graças a dispositivos e sistemas que são estreias absolutas no Corsa. São os casos dos faróis bi-xénon direcionais, do alerta de ângulo cego e da câmara Opel Eye – com reconhecimento de sinais de trânsito, aviso de saída de faixa, comutação automática médios/máximos, indicação de distância para o veículo da frente e alerta de colisão iminente. O Corsa oferece de série um sistema de monitorização permanente de pressão de pneus.
O conforto e a facilidade de utilização ganham muito com o novo sistema Advanced Park Assist, capaz de comandar automaticamente a direção nas manobras de estacionamento, e com a câmara traseira e a assistência ao arranque em planos inclinados. O Corsa pode ser encomendado com o versátil porta-bicicletas FlexFix. Do equipamento também podem fazer parte dispositivos como o aquecimento para bancos dianteiros, pára-brisas e volante.
O habitáculo do novo Corsa assume-se como referência em qualidade e conforto. Os bancos desportivos de novo desenho destacam-se pelo cuidado posto nos acabamentos. O ambiente agradável a bordo é maximizado pela iluminação discreta e pelos revestimentos suaves ao toque.
Chassis e direção garantem precisão acrescida
A suspensão da geração E do Corsa não herdou um único componente do modelo anterior. A estabilidade em linha reta e o comportamento em curva foram substancialmente melhorados graças a um centro de gravidade mais baixo em 5 mm, a um sub-chassis dianteiro mais rígido e a uma nova geometria de suspensão. Aspetos como a inclinação da carroçaria, bem como a resposta da direção e as características de subviragem, alcançam níveis superiores. Soluções específicas em matéria de amortecimento, por seu turno, contribuem para dar ao Corsa maior eficácia na filtragem de irregularidades de múltiplos tipos de pisos.
O desenvolvimento de uma arquitetura de eletricidade mais elaborada permite um grau de maior sofisticação na interação entre os diferentes sistemas do automóvel. A geometria da direção e a respetiva calibração de ‘software’ são razões decisivas para dar maior precisão de resposta, melhorando dessa forma o conforto da condução.
Mais de 523 mil Corsa vendidos em Portugal
O Opel Corsa figura há muito na História da indústria automóvel como um dos modelos mais vendidos de sempre. Antes do modelo atual, o percurso deste utilitário atravessa quatro gerações em 32 anos, ao longo dos quais foram vendidos mais de 13 milhões de unidades.
Em Portugal, as vendas do modelo Corsa totalizam 523.430 unidades desde 1983, ano em que arrancou a comercialização, até dezembro de 2015. Da primeira geração (Corsa A), da qual fazia parte a primeira versão GT, foram vendidas cerca de 158 mil unidades no mercado português.
O Corsa é atualmente produzido nas fábricas da Opel de Eisenach, na Alemanha, e de Saragoça, em Espanha.