Novo Polo GTI – Desportivo em formato compacto
Ícone desportivo. Três letras ligadas desde sempre ao Grupo Volkswagen:
GTI – Gran Turismo Injection. Chega agora ao mercado nacional um novo
GTI: a nova geração do Polo GTI. O novo modelo, com uma potência de
200 cv e uma caixa DSG de 6 velocidades, acelera de 0 a 100 km/h em 6,7
segundos e atinge uma velocidade máxima de 237 km/h. O consumo
médio de 5,9 l/100 km reflete a eficiência dos sistemas de condução e do
motor. O novo Polo GTI é mais um ponto alto da longa e rica história dos
modelos GTI. Sentar-se atrás do volante, regular bancos desportivos e
apertar o cinto de segurança: uma simbiose ergonómica feita à medida
entre o homem e a máquina. O arranque do motor do novo Polo GTI é o
ponto de partida para uma experiência de condução fantástica, pois os
técnicos da Volkswagen transmitiram ao modelo um comportamento
dinâmico que se reflete numa condução arrojada, mas com máxima
segurança e elevados níveis de conforto.
Essa aliança de dinamismo, segurança e conforto é o segredo por detrás
do sucesso do conceito GTI e uma característica central do novo Polo GTI.
Principais características: motor com grande agilidade em quaisquer
regimes de rotação, baixo peso em vazio (1355 kg) e baixa relação
peso/potência (6,78 kg/cv); um chassis compacto e confortável com uma
regulação desportiva e orientado para longos trajetos, uma tração
dianteira que garante grande segurança e uma posição de condução
otimizada num banco ergonómico. Tudo envolvido por um expressivo
design interior e exterior que destaca as siglas clássicas GTI e ainda a típica
faixa vermelha na grelha do radiador, o punho da alavanca de velocidades
GTI e o lendário revestimento dos bancos em tecido axadrezado “Clark”.
O interior destaca instrumentos completamente digitalizados e sistemas
de infotainment com ecrã tátil de vidro. O Polo GTI de cinco portas é um
acessível compacto desportivo de uma nova geração.
Motor 2.0 TSI de 200 cv. O novo Polo GTI está equipado com um motor
2.0 TSI de 200 cv, uma potência acrescida em 8 em relação ao bloco 1.8
TSI do modelo anterior. À semelhança do Golf GTI, o Polo GTI entra pela
primeira vez na gama turbo de 2.0 litros. Este motor, com uma cilindrada
de 1984 cm3, possui uma taxa de compressão de 11,65:1, e alcança a
potência máxima entre as 4400 e as 6000 rpm. A apenas 1500 rpm, a
terceira geração da série EA888 transfere o binário máximo de 320 Nm ao
eixo dianteiro; este elevado valor mantém-se constante até um regime de
4400 rpm. O novo motor GTI estará disponível numa primeira fase com
uma transmissão DSG de 6 velocidades, e futuramente com uma caixa
manual de 6 velocidades.
Equipamento de série: personalização quase ilimitada. O novo
Volkswagen Polo GTI oferece um equipamento de série com uma
personalização quase ilimitada. Destaques para: jantes em liga leve de 17
polegadas Milton Keys, suspensão desportiva, sistema de navegação
Discover Media, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros,
câmara traseira, ar condicionado Climatronic, inserções decorativas
“Vermelho Velvet”, carregamento por indução e diferencial eletrónico
XDS. O Active Info Display, suspensão Sport Select e jantes em liga leve de
18 polegadas Brescia fazem parte da lista de opcionais.
História GTI – do Polo GT até ao Polo GTI
Quatro décadas dinâmicas. O Polo alargou a oferta com a versão Gran
Turismo – GT – há quatro décadas. Na fase inicial não incluía a letra “I” de
“Injeção”. Mas a dinâmica desportiva sempre foi indissociável do ADN
desta gama. A história das versões desportivas do Polo começou em 1979,
com o primeiro GT. Esta versão de 60 cv era a mais potente da primeira
geração do Polo, e já nessa altura exibia a lendária faixa vermelha na
grelha do radiador. Em 1985, a Volkswagen apresentou uma nova versão
do ícone GT, baseada no Polo da segunda geração. Para transferir os
seus75 cv –potência elevada para um pequeno utilitário, há mais de 30
anos – de forma segura à estrada, a segunda geração do Polo GT era
proposta com um chassis desportivo e repartição da travagem.
A sobrealimentação chega pela primeira vez em 1987. O potente Polo GT
G40, de 1987, já oferecia 115 cv e atingia uma velocidade máxima de
quase 200 km/h. Um dos destaques técnicos de propulsão era um “GLader”,
um compressor em espiral desenvolvido pela Volkswagen, que
desempenhava a função de um turbocompressor e, nessa altura, também
equipava os modelos Golf e Corrado. Em 1991 foi desenvolvido um
segundo G40, baseado na terceira geração do Polo. Já equipado com um
catalisador, desenvolvia uma potência de 113 cv e atingia uma velocidade
máxima de 196 km/h.
Primeiro Polo GTI foi estreado em 1998. O primeiro Polo GTI,
desenvolvido com base na terceira geração do Polo, chegou ao mercado
em 1998, com uma potência de 120 cv. Em 2006, o potente GTI de 150 cv,
baseado na quarta geração do Polo, era equipado, pela primeira vez, com
um motor sobrealimentado. Também a partir de 2006 é oferecida uma
versão de 180 cv, o Polo GTI Cup Edition, derivada da versão de
competição do ADAC Volkswagen Polo Cup. [Interlúdio: 2012 foi um dos
anos mais emocionantes em relação às versões desportivas do Polo. Foi o
ano de estreia do Polo BlueGT de 140 cv, com um eficiente motor de
quatro cilindros que oferecia, pela primeira vez, a gestão ativa dos
cilindros (ACT). Ainda em 2012, entrava em cena o Polo R WCR, limitado
a 2500 unidades.
O Polo mais potente até ao momento (220 cv) derivava diretamente da
versão de competição que ganhou quatro títulos no Mundial de Ralis WRC
até 2016.] De volta ao Polo GTI: em 2010, o GTI da quinta geração do Polo
manteve os 180 cv, antes da potência aumentar para os 192 cv, em 2014.
Agora, em 2017, o Polo GTI chegou à barreira simbólica dos 200 cv.