– Novo Opel Crossland X: estilo e versatilidade, na cidade e não só
Compacto por fora e muito espaçoso e versátil por dentro, o novo Opel Crossland X adota o formato CUV (Crossover Utility Vehicle) e surge num visual moderno onde não falta sequer a pintura a duas cores da carroçaria. O versátil segundo elemento da ‘série X’ da Opel sente-se particularmente à vontade na cidade e pertence ao segmento B, onde se juntará ao Mokka X, este de pendor mais ‘aventureiro’. A linha CUV do fabricante ficará completa mais tarde, ainda este ano, com o Grandland X, modelo de maiores dimensões pertencente ao segmento dos Familiares Compactos (C).
Com o novo Crossland X, a Opel dá início a um ambicioso plano de lançamentos em 2017, comportando um total de sete novos modelos. Nomeadamente os dois novos CUV da linha X representam para a gama da marca alemã o reforço do melhor de dois mundos: automóveis de ‘design’ moderno, com virtudes SUV e, simultaneamente, atributos plenamente ajustados ao atual modo de vida das cidades. O Opel Crossland X tem estreia marcada para dia 1 de fevereiro, em Berlim, na Alemanha.
Por comparação com o Mokka X, que possui versões com tração integral 4×4 de carácter mais ‘todo-o-terreno’, o novo Crossland X está mais vocacionado para uma utilização urbana devido a dimensões exteriores compactas. Mas isso não o impede de enfrentar viagens em estrada, sendo capaz de oferecer o conforto necessário para tal graças a um habitáculo realmente espaçoso. Com 4,21 metros de comprimento, o Crossland X é 16 centímetros mais curto que um Astra, mas 10 cm mais alto. Os ocupantes usufruem de posição de assento mais alta, o que proporciona excelente visibilidade. A sensação de espaço pode ser ampliada com o tejadilho panorâmico em vidro.
Além disso, o novo Opel dispõe de variados sistemas de tecnologia avançada destinados a facilitar a utilização no dia-a-dia, como os faróis adaptativos AFL integralmente formados por LED, o ‘Head Up Display’ e a câmara traseira panorâmica 180º, a par do sistema de estacionamento automático Advanced Park Assist, do alerta de colisão dianteira iminente com travagem automática de emergência[1] e deteção de peões, do sistema de alerta em caso de torpor do condutor, do assistente de manutenção de faixa, do reconhecimento de sinais de trânsito e do alerta de ângulo cego, para citar apenas os mais relevantes.
Tal como todos os Opel, o Crossland X dispõe da mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento, assegurando total conectividade digital com o exterior graças ao Opel OnStar, bem como ao Apple CarPlay e ao Android Auto. O ecrã tátil de 8 polegadas, situado no topo da consola central, facilita os comandos das funções destes sistemas e de muitas outras funções do automóvel.
Tal como noutros modelos Opel, designadamente no Mokka X, os bancos da frente do novo Crossland X são ergonómicos, certificados pela agência de especialistas em ergonomia AGR, garantido os mais elevados padrões de conforto. A bagageira é líder no que toca à volumetria, com 410 litros de capacidade (com todos os bancos levantados).
Aos passageiros de trás é oferecida a possibilidade de ajustarem os bancos longitudinalmente, avançando-os ou recuando-os 150 mm. Isto permite ganhar espaço para pernas ou, por outro lado, privilegiar o volume da bagageira, consoante as necessidades. Esta é uma das características que vinca a grande versatilidade do Crossland X.
«A procura em torno de pequenos SUV e ‘crossovers’ feitos para a utilização urbana está a aumentar de forma notável. O Crossland X, numa combinação de ‘design’ moderno de inspiração SUV, conectividade exemplar e facilidade de utilização, torna-se num concorrente sério neste segmento, a par do Mokka X», afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann.
O segmento CUV/SUV B tem vindo a crescer significativamente, registando hoje volumes de vendas cinco vezes superiores aos que se verificavam em 2010. Um dos precursores deste segmento, e um dos seus ‘players’ fundamentais, é o Opel Mokka X, modelo que já contabiliza mais de 685 mil unidades produzidas. O Crossland X virá reforçar a posição da Opel nesta faixa de mercado, posicionada logo abaixo da classe dos Compactos.
‘Design’ simples e máxima utilização do espaço
Aparência moderna e presença marcante são atributos que ninguém dispensa num ‘crossover urbano’. O novo Crossland X leva essas características ao patamar mais alto, ao mesmo tempo que se afirma com carácter Opel inquestionável e aproveitamento de espaço com a qualidade que a marca alemã já habituou. O comprimento de 4,212 metros, a largura de 1,765 m e a altura de 1,590 m, são prova de proporções ideais num automóvel compacto por fora e espaçoso por dentro. O Crossland X, no contexto deste género de veículos, revela mais uma evolução da filosofia de ‘design’ da Opel, apresentando-se simultaneamente sofisticado e robusto. A grelha dianteira saliente, com o logótipo Opel em destaque, e as luzes diurnas com assinatura de ‘dupla asa’, são traços que tornam o novo modelo inconfundível. Na secção dianteira predominam linhas horizontais que, a par dos faróis delgados, pretendem dar uma perceção de maior largura. Não podiam faltar as aplicações de proteção da carroçaria, que são rematadas com apontamentos cromados destinados a sublinhar a elegância.
Nos lados, sobressaem linhas bem vincadas e um friso que separa visualmente as partes superior e inferior da carroçaria, dando a impressão de que o tejadilho flutua. Esse friso desce ao aproximar-se da traseira, replicando o efeito que a Opel estreou no citadino ADAM. E, tal como neste modelo, o tejadilho poderá ter cores diferentes da carroçaria. No conjunto, fica a ideia de que o Crossland X é mais longo do que na realidade. A secção traseira, por seu turno, faz uma afirmação SUV bem evidente, com a proteção integrada no volumoso para-choques. Os grupos óticos em posição elevada integram também a assinatura de ‘dupla asa’ e fazem a interseção harmoniosa do tejadilho com a tampa da bagageira.
O habitáculo foi desenhado à luz dos princípios da filosofia de ‘design’ da Opel, destacando-se as linhas e as superfícies suaves, bem como a precisão da execução de cada pormenor. O tabliê e a consola entre os bancos dianteiros apresentam módulos estruturalmente bem concebidos, alinhados com o condutor. Os acabamentos cromados subtis em torno de elementos como as saídas de ar sublinham a qualidade elevada. No topo da consola central situa-se o ecrã tátil dos sistemas de informação e entretenimento Radio R 4.0 IntelliLink e Navi 5.0 IntelliLink, ambos compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto para permitir a integração de variadas aplicações de ‘smartphones’. Estes aparelhos, quando compatíveis com carregamento por indução, podem ser recarregados sem fios na consola do Crossland X. O ‘hotspot’ Wi-Fi, integrado no sistema de assistência e apoio em emergência OnStar, completa a extensa oferta que garante ampla conectividade digital com o exterior.
Não serão apenas a conectividade referencial e a gama de motores económicos, com opções a gasolina, gasóleo e GPL, a tornarem a utilização do novo Crossland X mais agradável. O espaço a bordo e os bancos ergonómicos de elevada qualidade constituem dois fatores determinantes para o conforto oferecido pelo novo Opel.
Outra característica destacada do novo Crossland X é o elevado nível de versatilidade, nomeadamente através dos bancos traseiros reguláveis. Podem ser rebatidos na proporção 60/40 e avançados ou recuados numa amplitude de 150 milímetros. A regulação longitudinal permite oferecer maior conforto a ocupantes de maior compleição física, ao mesmo tempo que faculta a opção de maximizar a capacidade da bagageira quando é necessário, até um total de 520 litros – valor de referência nesta classe. Os objetos mais longos podem ser transportados graças ao rebatimento do apoio central de braços. Para além disso, a capacidade da mala sobe para uns expressivos 1255 litros se os bancos traseiros forem rebatidos. Note-se que o habitáculo disponibiliza variados espaços para arrumação de pequenos objetos de utilização no dia-a-dia. O Crossland X pode ser equipado com sistema de fechaduras sem chave Open&Start.
Faróis de alta tecnologia e sistemas de assistência à condução
A utilização facilitada do novo Crossland X é garantida por variadas tecnologias avançadas de assistência à condução. Os faróis possuem tecnologia AFL (Adaptive Forward Lighting) com lâmpadas LED, que asseguram a melhor visibilidade à noite. Funções como ‘luz de curva’, comutação automática ‘médios-máximos’ e nivelamento automático maximizam a iluminação na condução à noite. O ‘Head Up Display’ reduz o risco de distração do condutor ao projetar num pequeno ecrã, situado na linha de visão do condutor, a velocidade, os principais dados de navegação e a sinalização mais relevante naquele troço.
A câmara dianteira ‘Opel Eye’ recolhe e processa múltiplos dados que servem de base para vários sistemas de apoio à condução, como o reconhecimento de sinais de limitação de velocidade e a manutenção de faixa de rodagem. Se for detetado que o veículo começa a divergir da direção correta, sem intervenção do condutor, o sistema aciona sinais de aviso acústicos e visuais. O programador de velocidade com limitador é outro sistema que torna a condução mais simples, nomeadamente em troços citadinos onde a limitação de velocidade é muito estrita, como em zonas densamente habitadas.
Continuando no capítulo da segurança, o alerta de colisão iminente – capaz de detetar peões – tem travagem de emergência automática[2], contribuindo decisivamente para prevenir acidentes. O sistema emite alertas sonoros e visuais, ao mesmo tempo que é capaz de atuar autonomamente sobre os travões se a distância para o veículo da frente diminuir de forma repentina sem reação do condutor. Este dispositivo está conjugado com um sistema de deteção de torpor do condutor, capaz de avaliar a fadiga do condutor através do tipo de condução adotado e de emitir sinais de aviso.
O Opel Crossland X dispõe ainda de uma câmara traseira grande angular, capaz de abranger 180º para que o condutor possa, por exemplo, detetar tráfego que surja de ambos os lados quando efetua marcha-atrás. Nas manobras de estacionamento, o Crossland X oferece a mais recente geração de estacionamento automático Advanced Park Assist, que deteta espaços e efetua autonomamente as manobras necessárias na direção. O sistema também assegura as manobras de saída do local de estacionamento. Em ambos os casos, o condutor apenas necessita de operar os pedais. No pico do inverno, equipamento especial como o volante e o para-brisas aquecidos aumentam o conforto e a segurança.
[1] Funciona automaticamente a velocidades entre 5 e 85 km/h. No intervalo de 5 a 30 km/h, o padrão de desaceleração para reduzir a velocidade no impacto é de 0,9g. Entre 30 e 85 km/h, o sistema reduz a velocidade para 22 km/h. Para baixar desta fasquia terá de ser o próprio condutor a aplicar os travões.
[2] Disponível a partir de setembro de 2017