INOVAÇÃO É O LEMA DA MICHELIN NA 89ª EDIÇÃO DO SALÃO DE GENEBRA. A MARCA APRESENTA DOIS NOVOS MEMBROS DA GAMA PILOT SPORT, O MICHELIN PILOT SPORT 4 SUV E O MICHELIN PILOT SPORT CUP2 R, ASSIM COMO O MICHELIN TRACK CONNECT, QUE OFERECE O PRIMEIRO PNEU CONECTADO DO MERCADO.
A inovação foi sempre fundamental para o Grupo Michelin no desenvolvimento de pneus e serviços para melhorar a condução e a mobilidade. Este espirito inovador é a base sobre a qual foram desenvolvidas as novas integrações na gama Pilot Sport, que a Michelin apresenta na 89ª edição do Salão de Ginebra: o MICHELIN Pilot Sport 4 SUV e o MICHELIN Pilot Sport Cup2 R, concebidos em colaboração com os fabricantes de automóveis mais exigentes, e destinados aos condutores que pretendem aproveitar todo o potencial do seu automóvel e, ao mesmo tempo, aumentar o prazer ao volante.
Novas gamas e novos produtos, adaptados a cada situação de condução, com uma aderência superior e concebidos para durar. Como o MICHELIN Track Connect, uma solução para potenciar a experiência de conduzir em circuito graças ao primeiro pneu conectado do mercado, também presente no stand da Michelin em Ginebra.
MICHELIN Pilot Sport 4 SUV
A gama MICHELIN Pilot Sport dá as boas vindas a um novo membro: o novo MICHELIN Pilot Sport 4 SUV. Um pneu que responde ao incessante crescimento da procura por veículos no segmento SUV, à qual a Michelin responde com o novo MICHELIN Pilot Sport 4 SUV.
Desenvolvido especialmente para veículos SUV de altas prestações, o novo MICHELIN Pilot Sport 4 SUV beneficia das mais recentes tecnologias da gama Pilot Sport para oferecer o máximo nível de controlo e estabilidade, garantir a segurança em qualquer situação e incrementar a durabilidade.
O MICHELIN Pilot Sport 4 SUV apresenta um desenho assimétrico da sua banda de rolamento e utiliza uma combinação de sílica e elastómeros de última geração, que contribui para melhorar a aderência e a travagem em piso molhado. A tecnologia “Dynamic Response” otimiza a durabilidade e contribui para melhorar a precisão da condução. As suas duas lonas de carcaça proporcionam-lhe uma maior robustez. Ao mesmo tempo, o novo MICHELIN Pilot Sport 4 SUV inclui soluções para melhorar o conforto e reduzir o ruído de rolamento, assim como a tecnologia “Premium Touch”, que permite obter um acabamento aveludado, que faz com que o pneu seja facilmente reconhecível e contribui para melhorar a imagem do veículo.
Um conjunto de soluções com as quais o novo MICHELIN Pilot Sport 4 SUV redefine os padrões na sua categoria, superando os seus concorrentes nos testes realizados na Alemanha e certificadas pelo organismo independente TÜV SÜV.
Ao longo de 2019, estará disponível em 53 medidas, para jantes de 17 a 23 polegadas.
O MICHELIN Pilot Sport Cup2 R é um pneu de ultraelevadas prestações desenvolvido em colaboração com os fabricantes de veículos desportivos mais prestigiados do mercado, como a Porsche e a Ferrari, para satisfazer as necessidades dos condutores mais experimentados, que procuram melhorar as prestações em circuito.
Homologado para utilização em estrada, o MICHELIN Pilot Sport Cup2 R maximiza a aderência em piso em seco en circuito, o que permite alcançar velocidades de passagem em curva deveras elevadas. Os testes realizados pela Michelin em circuito, com veículos de diversos fabricantes, mostram uma melhoria nos tempos por volta de, em média, 0,5 segundos. Nos últimos dois anos, os Porsche GT2 RS e GT3 RS estabeleceram três novos recordes no lendário circuito de Nürburgring equipados com os pneus MICHELIN Pilot Sport Cup2 R.
Para obter estas excelentes prestações, os engenheiros da Michelin utilizaram compostos testadas na competição. A banda de rolamento foi especialmente desenhada para condições de pista seca e para melhorar a rigidez. Em conjunto com uma superfície de contacto superior em quase 10%, tal permite uma maior precisão de condução.
A partir de março de 2019, a Ferrari comercializará o novo MICHELIN Pilot Sport Cup2 R (marcação K1, que indica que o pneu foi desenvolvido especificamente para a Ferrari) como opção para o Ferrari 488 Pista. Presentemente, já estão a ser realizadas homologações para outros fabricantes, como a Mercedes-AMG.
MICHELIN Track Connect: o pneu conectado
O MICHELIN Track Connect também está presente no Salão de Genebra, trazendo para perto do público o primeiro pneu conectado do mercado. Uma inovadora solução derivada da tecnologia que a Michelin utiliza na competição, destinada aos condutores que desejam melhorar a performance em circuito durante os trackdays.
O sistema funciona graças à aplicação MICHELIN Track Connect, que o condutor pode instalar no seu smartphone, e aos sensores instalados nos pneus do seu veículo, encarregues de receber e enviar, para o telemóvel do utilizador, as medições de pressão e temperatura dos pneus de forma individual, antes, durante e depois de rodarem no circuito.
Desde o seu lançamento em 2018, o MICHELIN Track Connect recibeu evoluções e melhorias graças aos comentários dos utilizadores após os testes realizados nos EUA, na Europa e na China. A nova versão inclui quatro novas caraterísticas: um modo inicial de “aquecimento”; o modo “manómetro”, para consultar a pressão diretamente no smartphone; e os modos “equipa” e “partilhar”, que permitem criar grupos e partilhar os dados, tanto com outros utilizadores, como nas redes sociais.
A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a sua mobilidade. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para a indústria ligada à mobilidade. Com sede em Clermont-Ferrand (França), Michelin está presente em 171 países, emprega 114 700 pessoas e dispõe de 70 centros de produção em 17 países, que em 2017 fabricaram 190 milhões de pneus.